Scott Dixon está mais perto que nunca de ser campeonato e pode já sair de Indianápolis matematicamente hexacampeão. Veja aqui a combinação de resultados para isso acontecer.

O neozelandês tem 72 pontos de vantagem para Josef Newgarden, o vice-líder do campeonato. Essa é uma baita vantagem e, faltando apenas duas etapas e três provas para o fim da temporada encurtada de 2020, deixa Dixon em condições para ser campeão já em Indianápolis. Até agora falamos óbvio, mas com a pontuação irregular da Indy e os números maiores confundem muita gente, então partiremos para a matemática e ver o quanto é essa vantagem e o que Dixon tem que fazer para ser campeão já nesse "fim de semana" em Indianápolis.
 
Para começar, apesar de parecer que apenas Newgarden e Dixon estão na briga pelo título, Pato O'Ward e Colton Herta possuem chances matemáticas de título. Eles estão 118 e 129 pontos atrás de Dixon, respectivamente, mas só conseguem ser campeões se eles vencerem as três provas e Dixon ficar fora do Top 20 em todas as corridas restantes. As chances para os dois são mínimas. (Will Power está a exatos 150 pontos de Dixon tem chances de título, mas precisaria organizar um plano maléfico para o neozelandês já que Power precisaria vencer as três provas do ano e Dixon não poderia largar em todas essas provas).

Pois bem, Dixon e Newgarden estão separados por 72 pontos e, para Dixon ser campeão, basta ele ficar a 48 pontos de diferença de Newgarden (lembrando que esse ano não teremos pontuação dobrada na corrida final em St. Pete) já que o primeiro pode ganhar no máximo 53 pontos e o último colocado ganha 5 pontos. Nesse caso extremo, os dois terminariam empatados em pontos, mas Dixon ganharia por ter mais vitórias.

Ou seja, se Dixon terminar as duas provas a frente ou até mesmo uma posição atrás de Newgarden, ele se sagra campeão ainda em Indianápolis. Uma diferença de 24 pontos em uma prova é bastante coisa, é basicamente a diferença entre o primeiro e o sétimo colocado, ou o segundo e o 14º lugar em uma prova, e ainda não aconteceu nessa temporada uma ocasião onde Newgarden, somando o resultado de duas provas seguidas, conseguiu descontar 24 pontos de diferença.

Scott Dixon tem a faca e o queijo na mão, o que ele precisa basicamente é ficar próximo de Josef Newgarden (nem mesmo precisa ser a frente, basta estar próximo) para que ele se sagre campeão em Indianápolis. Caso isso não aconteça, ele ainda terá uma grande vantagem para a rodada final em St. Petersburg. Seria necessário muita força para Scott Dixon perder esse título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário