Josef Newgarden, Alexander Rossi, Simon Pagenaud e Scott Dixon são os postulantes ao título da temporada 2019 da Fórmula Indy, mas qual a combinação de resultados para cada um ser campeão ao fim da prova de Laguna Seca?


A temporada 2019 da Fórmula Indy chega a sua etapa final em Laguna Seca e, devido a pontuação dobrada dada na prova no circuito californiano, teremos quatro pilotos disputando o título desse ano.
Com dezessete das dezoito provas do ano já realizadas, Josef Newgarden, Alexander Rossi, Simon Pagenaud e Scott Dixon disputam o título.

Atualmente, o campeonato tem como líder Josef Newgarden com 593 pontos. 41 pontos atrás vem o piloto da Andretti Autosport, Alexander Rossi e, 42 pontos atrás do líder vem seu companheiro de equipe, Simon Pagenaud. Bem mais atrás, 85 atrás de Newgarden, vem o pentacampeão Scott Dixon e, em quinto no campeonato vem o terceiro piloto da Penske, Will Power. Como o australiano já está 124 pontos atrás, Power e todos os pilotos que estão atra´s dele no campeonato já estão fora da disputa pelo título.

Vamos então ver o que precisa acontecer para um dos quatro ser campeão em Laguna Seca:

Scott Dixon

Parece que 6 na mão do Dixon está longe pacas esse ano.
O pentacampeão da Indy vem para sua nona disputa de título, mas vem com chances mínimas de título em 2019. O neozelandês está a 85 pontos de Newgaeden, 44 pontos de Rossi e 43 pontos de Pagenaud, fazendo com que seu título dependa de uma combinação muito difícil de reultados:
  • Scott Dixon precisa vencer a prova. O segundo lugar, mesmo com as bonificações, totaliza 84 pontos, e ele não passaria Newgarden;
  • Com Scott Dixon vencendo, Josef Newgarden deve chegar em 21º (sem fazer a pole e liderar uma volta), 22º ou 23º; e
  • Com a vitória, Pagenaud e Rossi não podem terminar entre os cinco primeiros (no caso de Dixon conseguir todas as bonificações) ou os seis primeiros caso Dixon não consiga as bonificações ou Pagenaud e Rossi consigam bonificações.

Simon Pagenaud e Alexander Rossi

Os dois estão no mesmo barco e, por causa da pontuação dobrada, ambos tem chances razoáveis de título. Como eles tem diferenças próximas para Newgarden e Dixon e existem várias combinações diferentes, vou comentar dos dois juntos. Para um deles (ou Pagenaud ou Rossi) ser campeão, um dos itens precisa acontecer:
  • Caso um dos dois vença, basta que Newgarden chegue pra baixo do quinto (caso eles consigam as bonificações) ou sexto lugar (caso eles não consigam as bonificações).
  • Caso um deles chegue em segundo lugar o outro não pode vencer, e Newgarden não pode chegar em posição melhor que o décimo primeiro lugar (ou décimo lugar caso eles consigam todas as bonificações, etc. etc. etc.).
  • Caso um deles chegue em terceiro, o outro não pode chegar entre os dois primeiros e Newgarden não pode chegar acima do 13º (ou 14º ou 15º, vocês sabem o motivo).
  • Caso um deles chegue em quarto, o outro não pode estar entre os três primeiros e Newgarden não pode chegar acima do 17º lugar (ou 18º ou 19º).
  • Caso um deles chegue em quinto, o outro não poode terminar entre os quatro primeiros, Scott Dixon não pode vencer com todas as bonificações e Newgarden deve chegar entre os três últimos colocados.
  • Eles ainda podem ser campeões chegando em sexto, mas eles precisam conseguir todas as bonificações, Newgarden chegar em último e Dixon não vencer.
Muita coisa não é? Ainda bem que eu fiz uma tabela :)


Lembrando que, se nenhuma das condições acima acontecerem, Newgarden é campeão.

Parece realmente bem difícil Newgarden não seja campeão, onde o americano estaria com uma mão na taça de seu segundo campeonato, até porque Josef Newgarden só ficou fora do quinto lugar apenas três vezes esse ano.

No entanto, uma dessas combinações difícil de resultados já aconteceu esse ano. Em Indianápolis misto, Simon Pagenaud se deu bem na estratégia e venceu a prova, com Dixon em segundo, Newgarden em 15º e Alexander Rossi em penúltimo. Caso isso se repita em Laguna Seca, o francês seria bi-campeão. é difícil, mas bem possível.

E também vale ressaltar que Laguna Seca é uma pista nova e, por isso, uma equipe pode dar uma dorte maior no acerto e sair na frente, que nem Colton Herta fez no Circuito das Américas ese ano.

E você, aposta em quem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário