Colton Herta perdeu o prêmio de novato do ano por apenas 5 pontos de diferença. Josef Newgarden foi campeão com 25 pontos de vantagem

A Indy encerrou sua temporada neste domingo em Laguna Seca. A corrida não agradou mas consagrou Colton Herta, que venceu a prova. Embora o novato do ano seja Felix Rosenqvist com méritos porque foi o piloto que mais evoluiu no grid hoje. Subiu 12 posições ao longo da corrida e terminou em quinto lugar. E Josef Newgarden, agora é o mais novo bicampeão da categoria. Ele terminou apenas na oitava posição só que foi o suficiente para levar o título. Além disso, a Honda venceu o campeonato de motores.

O companheiro de equipe de Newgarden, Simon Pagenaud, foi o quarto colocado na corrida e levou mais um vice campeonato para casa. Só faltou Will Power vencer a corrida para a Penske fazer barba, cabelo e bigode. Quem sabe na próxima? E não deu também para Scott Dixon e Alexander Rossi, que terminaram em terceiro e sexto respectivamente, e que não chegaram perto do título em nenhum momento durante a corrida.

Entre os brasileiros, Tony Kanaan ficou em 16° lugar e Matheus Leist acabou na 17° posição. No mais, a corrida foi bastante tediosa, embora a leitura abaixo indique o contrário, e hoje teve apenas uma bandeira amarela.

Confira como foi a corrida.

Largada tranquila

O começo de prova teve boas disputas na primeira volta. Dixon tentou colocar lado a lado com Herta no hairpin da curva 2. Porém Dixon fracassou na sua tentativa e sofreu breve ataque de Rossi. Logo atrás, Pagenaud foi pra cima de James Hinchcliffe em busca da quarta colocação. Depois disso, tudo ficou muito tranquilo e não houve nenhuma mudança de posição entre os líderes e postulantes ao título.

Um incidente envolvendo Conor Daly e Marcus Ericsson passou a ser investigado pela direção de prova. E a investigação concluiu que Ericsson levou vantagem após bloquear Daly. Entretanto, antes de Ericsson ceder a posição na pista, o sueco optou por fazer logo seu primeiro pit stop. Então a primeira janela de paradas começou logo na volta 10.

Talvez tenha sido nesse momento que Rossi desistiu do título

Pagenaud, Newgarden e Rossi fizeram suas paradas na volta 13. Durante as trocas, Newgarden ganhou a posição de Rossi e voltou na frente. Ainda na saída dos pits, Rossi disputou posição com Pagenaud e levou a pior. O francês tocou e jogou Rossi na areia até ultrapassar. E Pagenaud queria mais, foi pra cima de Newgarden e ganhou mais uma posição. Newgarden teve uma queda de rendimento e optou por ceder a posição também para Rossi tentando evitar qualquer contato desnecessário.

Ainda dentro da janela de pits, Dixon parou na volta 18 e Herta fez sua troca na volta 19. Herta acabou voltando na frente de Dixon, que tentou aproveitar os pneus mais aquecidos, porém evitou um contato mais direto e se manteve em segundo. Enquanto isso, Power fez sua parada na volta 20 e voltou na frente de Newgarden também.

Rosenqvist cresce na corrida

Na volta 23, Rosenqvist ultrapassou Ericsson e faturou a sétima colocação. Rossi começou a ter dificuldades e foi ultrapassado por Power na volta 30. Lá na frente, Pagenaud tentou se aproximar de Dixon enquanto Herta seguia soberano na liderança. Rosenqvist continuou crescendo na corrida. Na volta 34, após atacar Newgarden no saca rolha, o sueco fez uma linda ultrapassagem. E na sequência, Rosenqvist quase ultrapassou Rossi na volta 35. Até que na volta 36 ele superou Rossi ultrapassando por fora em outra bela manobra.

Newgarden sentiu que Rossi vinha tendo bastante dificuldade e se aproximou novamente contudo ambos foram para os pits na volta 37, antes de um possível ataque. Dixon e Pagenaud fizeram seus pits na volta 38 e Herta parou na volta 39. Rossi voltou para a pista ainda com dificuldades, escapou e jogou sujeira no traçado. Power fez sua parada na volta 40. Power voltou a frente de Pagenaud e os dois passaram a pressionar Dixon.

Ferrucci fez um bom campeonato mas não foi bem em Laguna Seca

Dixon reagiu e Power optou por ceder a posição para Pagenaud na volta 42. Quando Pagenaud atacava Dixon, veio a bandeira amarela na volta 45. Conor Daly tentou ultrapassar Marco Andretti no hairpin da curva 2 e acabou rodando. A relargada veio na volta 49. Santino Ferrucci colidiu com Takuma Sato e Ed Jones passeou fora da pista. O incidente entre Ferrucci e Sato foi para a investigação mas antes de qualquer punição ser divulgada, Ferrucci abandonou a prova com a suspensão quebrada.

Na volta 54, foi a vez de Spencer Pigot e Zach Veach se estranharem na pista. Logo depois, Veach se envolveu em um 3 wide com Leist e Sato no saca rolha e levou a pior mais uma vez. O incidente entre Pigot e Veach foi investigado e ninguém foi punido.

Reta final morna

Na volta 63 começaram os trabalhos da última janela de pit stops. Herta e Dixon entraram na volta 64, Rossi e Newgarden pararam na volta 65 e Pagenaud parou na volta 66. Na saída dos pits, Pagenaud voltou na frente mas foi ultrapassado por Herta e Dixon. Power fez sua parada na volta 67 e voltou entre Herta e Dixon. Algumas voltas mais pra frente, Rosenqvist foi pra cima de Pagenaud no saca rolha e ganhou a posição. Mas na volta 76, Pagenaud devolveu a ultrapassagem para o sueco.

Pagenaud ligou o modo tudo ou nada e passou a pressionar Dixon. Com praticamente todo mundo dentre os líderes sem push to pass, exceto Herta, a disputa ficou mais franca porém nada de ultrapassagens. Power tentou atacar Herta, e o novato soube administrar muito bem a liderança. Dixon espalhou no hairpin da curva 2 e quase foi tocado por Pagenaud.

No mesmo hairpin, o tranquilo e sereno Newgarden deixou Bourdais fazer a ultrapassagem para não colocar o título em risco. A corrida seguiu nesse ritmo morno e sem graça até o final. Na última volta, Pagenaud tentou colocar por fora no hairpin e mais uma vez não conseguiu ultrapassar. Colton Herta cruzou a linha de chegada na frente e foi o vencedor.

Classificação da corrida e do campeonato

Confira o resultado da etapa de Laguna Seca:

A estréia da Indy em Laguna Seca teve apenas 160 ultrapassagens sendo que 145 foram por posição direta na pista

Confira como ficou a classificação final da temporada de 2019:


Confira como ficou a classificação de motores:


A Indy encerra a temporada de 2019 e agora serão aproximadamente 6 meses de hiato até a temporada de 2020. A prova de hoje possivelmente marcou a despedida do Grupo Bandeirantes nas transmissões da categoria. Ano que vem deve haver exclusividade da DAZN. E a corrida de hoje também simbolizou o fim de uma era. A partir da temporada que vem, os carros da Indy terão haloscreen. Até 2020!

2 comentários:

  1. Tomara que as transmissões sejam mais profissionais. Ansioso pela temporada do ano que vem.

    ResponderExcluir