Duas décadas depois, Colton Herta repete o feito do pai e fautra a pole em Laguna Seca
No final da tarde deste sábado foi realizado o treino classificatório da IndyCar em Laguna Seca. E pela segunda corrida consecutiva a pole ficou com Colton Herta. O piloto do carro #88 acabou tomando o pontinho de bônus que era de extrema importância para Alexander Rossi e Simon Pagenaud na disputa do título contra Josef Newgarden. 

Em compensação, o ponto de bônus também foi muito importante para Herta porque ele está na disputa do prêmio de novato do ano junto com Felix Rosenqvist, alguém que vamos falar muito ainda neste texto, e Santino Ferrucci, bem sumidinho até agora.

Resumindo a batalha pela Astor Cup, Dixon precisa de um milagre mas pelo menos foi o que melhor se classificou e largará em segundo. Rossi perdeu a chance de faturar o bônus porém salvou um belo terceiro lugar. E ao lado dele estará justamente Newgarden, o líder do campeonato que já começará em excelente posição. Contudo, Newgarden vai estar rodeado pelos seus rivais porque Simon Pagenaud largará em sexto. Portanto a primeira curva e sobretudo a primeira volta será crucial para definir os rumos dessa briga ao longo da corrida.

Como de praxe a Indy dividiu os pilotos em 2 grupos para o Round 1. Acompanhe como ficou essa divisão:


Confira como foi o treino classificatório.

Nenhuma surpresa

O Grupo 1 não apresentou nenhuma surpresa durante sua disputa. O papelão do fim de semana ficou mais uma vez para os carros da Foyt que tiveram atuação sofrível. Enquanto isso, Conor Daly, que está quase sendo anunciado pela McLaren/SPM, tomou um chapéu do Deus Chilton e ficou fora do Round 2. Além disso, todos os contenders do título se classificaram.

Confira o resultado do Grupo 1:


Punição polêmica

Ao contrário da tranquilidade do Grupo 1, no Grupo 2 surgiu a grande polêmica do fim de semana até agora, a punição para Rosenqvist que acabou retirando o sueco do Round 2. O carro #10 vinha fazendo uma boa apresentação e tinha potencial para ser o líder da sessão, porém Rosenqvist rodou e causou uma amarela local na pista. Então a Indy aplicou a tradicional punição de retirar duas voltas rápidas do causador do incidente. 

Mas quando acabou a sessão veio o golpe fatal. Os comissários analisaram o incidente e decidiram retirar as duas últimas melhores voltas para realmente eliminar Rosenqvist. E essa decisão foi tomada com base na regra 8.3.6.1 pois no entendimento dos comissários houve uma interferência direta de Rosenqvist no resultado final de outro piloto.

Para surpresa de zero pessoas, Rosenqvist ficou enfurecido e revoltado com a atitude da direção de prova e dos comissários. O sueco primeiramente não quis dar entrevista mas durante o Round 2 ele veio a público e soltou diversas críticas duras. Rosenqvist não ficou contente com as declarações e se dirigiu ao seu Twitter para continuar protestando e demonstrando todo o seu descontentamento e frustração.

Rosenqvist foi eliminado e deu lugar a Graham Rahal. No mais, a sessão foi dominada por Herta e a única surpresa foi a aparição de Marcus Ericsson no grupo dos classificados enquanto Takuma Sato estava entre os eliminados.

Confira o resultado do Grupo 2:


Power decepciona

No Round 2 voltou a prevalecer o clima de tranquilidade dentro da pista, apesar disso, do lado de fora Rosenqvist ficou ainda mais revoltado após Power e Pagenaud brincarem de off road no mesmo local onde ele rodou. E nenhuma punição foi aplicada aos pilotos da Penske, o que contribuiu muito para Rosenqvist se manifestar em tom desesperado.

Os classificados foram todos os que disputavam o título além de Herta e Hinchcliffe, que ninguém sabe como chegou lá. Power perdeu desempenho depois da saída de pista e não conseguiu se recuperar. Enquanto que Pagenaud classificou milagrosamente porque ficou na bolha após a saída de pista e quase foi eliminado.

Confira o resultado do Round 2:


Herta brilha mais uma vez

No Fast 6 quem começou se dando bem foi Newgarden. Mas o líder do campeonato foi superado por Dixon e quando tudo parecia encaminhado para a pole do pentacampeão surgiu Herta e anotou o temporal 1:10.1405 para garantir a primeira posição pela segunda prova consecutiva e pela terceira vez no ano.

Confira o resultado do Round 3:


Confira como ficou o grid de largada:


O GP decisivo de Laguna Seca está marcado para este domingo às 16h15 com transmissão da Band, do Bandsports e da DAZN. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário