As atividades no Lucas Oil Raceway foram dominadas, mais uma vez, pelo campeão da F4 US do ano passado, Kyle Kirkwood. Brasileiros correm bem garantindo dois top 10.
A quinta corrida da temporada da USF2000 chegou ao seu primeiro e único oval do ano, o Lucas Oil Raceway. Esse é um oval de 0,686 milhas (1,104 km), antigamente chamado de Indianápolis Race Park e localizado a menos de dez quilômetro do Indianápolis Motor Speedway.

Nele ocorreram as atividades do Carb Night Classic, evento anual que acontece na sexta-feira à noite anterior as famosas 500 milhas de Indianápolis. As atividades incluíram uma corrida da USAC Silver Crown Series, uma da Pro Mazda e uma da USF2000.

Por ser uma etapa em oval onde a batida e quebra do chassi é bem maior que num circuito misto, alguns carros não aparecem. Comparando com a etapa passada, no circuito misto de Indianápolis, houveram cinco baixas: Jamie Caroline (BN Racing), Max Peichel (ArmsUp Motorsports), o segundo carro da Swan-RJB Motorsports e os dois carros da Team Benik (pilotados por Sabre Cook e Michael d'Orlando) não compareceram a etapa em oval, que, nesse ano, daria 50% a mais de pontos para os pilotos, com o vencedor fazendo 45 pontos (ao invés de 30 em etapas normais), o segundo 38 (ao invés de 25), o terceiro 33 (ao invés de 22) e assim por diante.

Apesar de ser um oval e os pilotos mais experientes terem alguma vantagem, o novato Kyle Kirkwood dominou todos os treinos, ficando sempre um pouco a frente de Rassmus Lindh, que foi o segundo colocado tanto no treino livre quanto no treino classificatório. O brasileiro Lucas Kohl confirmou sua boa forma ao fazer a terceira melhor média no treino classificatório e garantir a segunda fila, a frente de Keith Donegan (ArmsUJp Motorsports) e de seu companheiro de equipe Kaylen Frederick. O brasileiro Igor Fraga  conseguiu a sétima melhor média da classificação, ficando a frente da esquadra da DEForce Racing, do vice-líder do campeonato Alex Baron e da Team Pelfrey. Por Falar em Team Pelfrey, a brasileira Bruna Tomaselli vinha mantendo seu desempenho no meio do grid, mas acabou errando na sua primeira volta classificatória e acabou largando da nona de onze filas.


Freedom 75

Os 21 carros largaram e conseguiram completar a primeira das 75 voltas no Lucas Oil Raceway. Kirkwood manteve a ponta e Rasmus Lindh manteve o segundo lugar, enquanto Alex Baron disparou e subiu do oitavo para o terceiro lugar, passando Lucas Kohl, que se manteve em quarto. Frederick passou Donegan e subiu para o quinto lugar, enquanto Jose Sierra passava Fraga e subia para o oitavo lugar. 
Largada.
E essa foi a colocação nas primeira voltas. Kirkwood começava a disparar na ponta, com Lindh segurando Baron, Kohl e Frederick. Mais atrás, Donegan segurava o sexto posto dos ataques de Darren Keane, Sierra, Fraga e Ming. Tomaselli passou David Osborne pelo 17º posto.

Tomaselli, na volta 29, era a última da turma na volta do líder, quando houve a primeira bandeira amarela. Alex Baron vinha tentando dar uma volta em Russel McDonough, quando colocou por dentro na curva três e escorregou, tocando na dianteira da BN Racing de McDonough e indo pro muro. Baron acabou ficando em último na classificação e viu a diferença de KIrkwood para ele aumentar no campeonato.

A relargada veio na volta 40. Kirkwood consegue largar bem e dispara, enquanto Lindh tem de lidar com um retardatário e fica um pouco mais para trás. Mais atr´sa, Frederick consegue passar Kohl e assumir o terceiro lugar da prova e Igor Fraga consegue passar Darren Keane pelo sétimo lugar. 

Mas a prova não completa nem mais uma volta em verde, pois Zach Holden e Julian van Der Watt se tocam na curva dois brigando pelo 12º lugar. Ambos saem da prova, e a segundo bandeira amarela do dia é acionada.

A relargada é dada na volta 49, mas faltando apenas quatro minutos para o fim da prova, o suficiente para apenas mais nove voltas. Kirkwood consegue se segurar na liderança, enquanto Lindh e Frederick brigavam pelo segundo lugar. Frederick conseguiu colocar por dentro nas curvas um e dois, conseguiu uma pequena vantagem, permaneceu por dentro nas curvas três e quatro e assumiu o segundo lugar. 

Mais atrás, a briga pelo quinto lugar ficava intensa, com Donegan tentando segurar a posição contra Sierra e Fraga. Jose Sierra consegue passar colocando por dentro de Donegan na curva um da volta 51. Depois, o irlandês brigou om o brasileiro Fraga, que conseguiu colocar de lado em alguns momento, mas não conseguiu completar a ultrapassagem antes do relógio zerar e acabou ficando com o sétimo lugar, com Donegan em sexto e Sierra em quinto.

Lucas Kohl conseguiu se manter longe das confusões e terminou a corrida no quarto lugar,  vem fazendo um início de temporada bem regular.

Mais a frente, depois da disputa que tiveram pelo segundo lugar, Lindh e Frederick tentaram correr para tentar diminuir a distância para o líder, mas já era tarde demais. Kirkwood vence! Frederick completa em segundo no seu primeiro pódio no ano, e Rasmus Lindh termina em terceiro.

Resultados e pódio em cima de uma carreta vazia de caminhão.
Coma vitória de Kirkwood e a batida de Baron, a liderança do atual campeão da F4 US ficou ainda maior. Kirkwood tem agora 154 pontos e aumentou a diferença para Alex Baron de treze para 59 pontos de diferença. Em terceiro vem Jose Sierra, com 90 pontos, pouco a frente do brasileiro Igor Fraga, com 76 pontos. Lucas Kohl vem em sétimo no campeonato com 74 pontos e permanecendo no pelotão que persegue os líderes. Bruna Tomaselli permaneceu no 17º posto do campeonato, com 35 pontos.

A próxima etapa é uma rodada dupla em Road America, nos dias 23 e 24 de junho. Até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário