Mesmo com vitória de Simon Pagenaud, norte-americano de 26 anos consegue vencer o campeonato em seu primeiro ano na Penske. Helinho terminou em quinto e Tony Kanaan em décimo-sexto.
Pagenaud venceu a prova, mas Newgarden ficou o título.

A Indy tem um novo campeão. Josef Newgarden conquistou seu primeiro título da categoria após terminar a etapa de Sonoma na segunda posição e ver seu companheiro de equipe, Simon Pagenaud, vencer a corrida na Califórnia. 
O piloto de 26 anos venceu em quatro oportunidades neste ano e se torna o primeiro norte-americano campeão da Indy desde Ryan Hunter-Reay, que triunfou em 2012. Foi o 15º título da Penske na Indy.
Will Power terminou em terceiro, com Scott Dixon chegando na quarta posição. O melhor brasileiro da prova foi Helio Castroneves, em quinto. Tony Kanaan finalizou na 16ª colocação, após ter problemas logo no início, sendo obrigado a entrar nos pits para a troca de pneus. 
Na largada, Newgarden manteve a ponta e Castroneves subiu para o terceiro posto. Durante a primeira volta, James Hinchcliffe saiu da pista e Tony Kanaan foi tocado. O piloto baiano teve que ir para os pits devido a um furo no pneu traseiro direito. Takuma Sato também teve problemas de pneus e teve que parar nos pits no sexto giro.
O primeiro a parar foi Pagenaud, na 12º volta, tentando uma estratégia diferente dos demais, que começaram a entrar a partir da 16ª. Com isso, o francês herdou a ponta nas voltas que seguiram após a parada dos principais nomes.
Alexander Rossi teve problemas na 24ª volta e foi para os pits, perdendo mais de 20 voltas. O segundo ciclo aconteceu na 40ª volta e a situação voltou a se repetir, com o atual campeão se mantendo à frente, Newgarden em segundo e Helinho na quarta posição. Na metade da prova, Kanaan variava entre a 16ª e a 17º colocação.
A prova se desenrolou sem grandes mudanças nos giros seguintes, à espera de alguma bandeira amarela ou mudança de estratégia de alguma equipe. O último ciclo aconteceu na volta 63, com Pagenaud permanecendo na pista para entrar dois giros depois. Quando voltou, o francês se manteve à frente de Newgarden, na melhor batalha da prova.
Aos poucos, Pagenaud conseguiu abrir vantagem de pouco mais de um segundo, normalizando a situação. E desta forma, Pagenaud conquistou a vitória em Sonoma, mas Josef Newgarden, com a segunda posição, conquistou título inédito da Indy. 
Confira abaixo o resultado final da prova:



Confira abaixo a classificação final do campeonato:




A Indy volta em março de 2018, provavelmente em St. Pete. Até lá!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário