Com o treino classificatório cancelado após mais um aguaceiro, o colombiano herdou a pole position da corrida em NOLA. Os brasileiros também se beneficiam e forma a segunda fila na largada.
Montoya na pole.
No fim da tarde, o aguaceiro veio. Um mini-tufão que foi rebaixado a tempestade tropical recentemente trouxe um mau tempo para a região de Avondale, Louisiana. O treino classificatório foi adiado por causa da chuva, e se atrasou por 45 minutos, mas começou e o grupo 1 formado pelo quarteto da Penske, pela dupla da Schmidt-Peterson, pela dupla da Dale Coyne, por Tony Kanaan, Carlos Muñoz, Sebastien Bourdais e Simona de Silvestro foi pra pista as sete da noite no horário de Brasília.

Montoya na grama.
Todos os doze carros foram a pista assim que se saiu a bandeira verde. Mesmo com todos usando os pneus de chuva, a pista estava consideravelmente molhada e eles viravam tempos bastante altos. Will Power fez a volta mais rápida em 1:41.366, na segunda sequência de voltas Boudais fez o melhor tempo (1:38.469) e na terceira volta de todos Simon Pagenaud assumiu a ponta com 1:38.442.

Nesse mesma sequência de voltas, Juan Pablo Montoya roda e fica de fora dos seis primeiros, e já não havia mais tempo pra muita coisa pois a bandeira quadriculada já era agitada. Bourdais faz o melhor tempo, mas é punido por bloquear Tony Kanaan em sua volta rápida, perde suas duas melhores voltas e levanta a ira de Jimmy Vasser (o "V" de KV racing):


Com isso, Kanaan, Pagenaud, Power, Muñoz, Jakes e Hinchcliffe passariam para a segunda fase, enquanto Montoya, Huertas, Hélio, Simona, Dracone e Bourdais largariam de trás.

Pouco depois, o grupo 2 entrou na pista e todos os pilotos desse grupo (os dois pilotos da CFH, os dois pilotos da AJ Foyt, Dixon, Chaves, Karam, Coletti, Kimball, Hunter-Reay, Rahal e Andretti) entraram na pista assim que viram a bandeira verde. 

Eles deram suas primeiras voltas rápidas e Josef Newgarden estava na ponta, quando surgiu a Bandeira vermelha, pois a chuva apertou um pouco, mas a principal razão eram os raios, que caiam perigosamente próximos à pista.

Daí surge aquele típico momento de indefinição na categoria. Primeiramente, surge a bandeira quadriculada, terminando o qualify pro grupo 2, mesmo com eles dando apenas duas voltas (sendo apenas uma delas rápida) na pista. Dez minutos depois a INDYCAR conferiu a previsão do tempo para as próximas horas, determinou o fim do treino classificatório e anulou os resultados dos grupos no Q1 até então.

Com isso, se adota o Juan Pablo Montoya conseguiu sua segunda pole no seu retorno à categoria por ser o líder do campeonato, Hélio e o segundo e Tony é o terceiro. O Grid completo pode ser visto aqui.

Lembrando também que tanto o último treino livre como a corrida mudaram de horários! Agora a prova acontece as 15 pras 4 da tarde, não se atrasem!  O cronograma completo, bem como o link pro último trino ao vivo dá pra ser visto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário