Pois é, já é fato que a Brasília Indy 300 (que tinha acabado de se tornar Itaipava Brasília Indy 300) foi cancelada. Tudo aconteceu a toque de caixa, houve muito disse-que-me-disse e, pelo andar da carruagem, ainda tem muito o que acontecer. Agora que cumpri toda minha cota de usar três expressões regionais, posso escrever o texto normalmente.

A Itaipava entra em acordo para ser a patrocinadora master do evento.

A marca de cerveja já havia assinado um dia antes (28 de janeiro) para ser a patrocinadora master do evento, assim como foi em são Paulo em 2012 e 2013.

Segundo o "máquina do esporte", do portal UOL, o acordo previa, além da marca no título da prova, mídia na Band. A emissora paulista faz a transmissão da Indy no Brasil e organiza a prova no país. A marca de cerveja também terá exclusividade na comercialização de produtos no autódromo.

Entretanto, tudo foi por água abaixo.

Ministério Público Recomenda o governo a parar a reforma do autódromo.

O Ministério Público do DF recomendou a Terracap e a Novacap que parasse de se envolver com a reforma em Brasília, argumentando e elencando 23 razões para a obra ser parada imediatamente. fizemos um resumo (o Danel fez) do documento que o MPDF mandou para a Terracap aqui

O fato é que a obra foi feita ao estilo de obras milionárias que o governo faz atualmente. TODOS os 23 pontos elencados pelo MPDF são justíssimos e muitos deles são de causar grande indignação do que se faz com nosso dinheiro público. 

A Terracap acatou a recomendação, e cancelou a prova.

Vale ressaltar que o referido documento emitido pelo MPDF com as recomendações também comentava que, caso a recomendação não fosse atendida, eles tomariam as medidas judiciais que julgassem cabíveis, e que o Governador do Distrito Federal já foi avisado de tudo o que aconteceu.

Diante dessa pequena pressão, a Terracap parou a obra imediatamente. A obra estagnou com 60% dos trabalhos já feitos para o recebimento da prova, como pode ser visto no vídeo: 


As máquinas estão paradas no circuito e não se sabe até agora qual será o destino das obras no autódromo.

A BAND emite comunicado do cancelamento unilateral da prova.

A Band, por meio de nota da assessoria de imprensa e por meio de uma matéria em seu site, comunica a decisão da Terracap de cancelar a prova.  

O que mais incomoda nos dois comunicados da rede é o tom que ele adquire, passando a impressão que o cancelamento é culpa apenas da Terracap, o que não é a verdade. A Terracap apenas acatou a decisão do MPDF, que constatou irregularidades gritantes no contrato firmado entre o governo do DF e a rede Bandeirantes.

A INDYCAR é pega de surpresa.

A anúncio feito pela BAND hoje (29 de janeiro), dizendo
que a corrida de 8 de março em Brasília foi cancelada
foi inesperado e frustrante. A INDYCAR recebeu várias
indicações que a corrida seria um sucesso:
2/3 dos ingressos vendidos, uma patrocinador para
o evento (Itaipava), hospedagem feita
e a reforma do autódromo a todo o vapor e
 prevista para terminar a tempo da realização
do evento. Entretanto, não recebemos confirmação
formal de nossos parceiros no Brasil
apontando o cancelamento, e a INDYCAR
e todo o padoque está protegido economicamente
dessa decisão.
Após esses comunicados, o mundo da Indycar na internet explodiu. Os brasileiros estavam indignados, criticando a tudo a e a todos, a turma do 'eu já sabia' emitiu seu lema: eu já sabia.  Apenas depois disso que a turma estrangeira foi procurar entender o que estava acontecendo, descobriram o fato que a prova foi cancelada e foram verirficar se era fato ou não perguntando à Indycar. Nesse ponto que a direção da Indy descobriu o que aconteceu.

A INDYCAR (direção da Indycar, que se chama INDYCAR, tudo em maiúsculo) se apressou em emitir uma nota confirmando o fato (foto ao lado). 

Mark Miles (CEO da Indycar) contou em entrevista dada a FOX Sports que "Esse foi o maior desapontamento que já sofreu, que a prova seria claramente um sucesso comercial", que "a categoria busca uma solução para tapar o buraco no calendário," e que "continuará buscando boas oportunidades para se fazer corridas em território internacional, apesar das duas tentativas de corridas fora dos EUA/Canadá não resultarem em provas para 2015."

Esse é o jeito amistoso e político da Indycar dizer que está puta com todo o acontecimento, pois nada se mencionou sobre uma possível volta ao Brasil nem sobre seu envolvimento com a BAND, apenas se limitou a dizer que está protegida contra o cancelamento e que procura algo pra tapar o buraco causado pelo cancelamento.

O que ainda vai acontecer.

Bem, sobraram muitas pontas soltas em toda essa história trágica envolvendo a prova mo Brasil.

Existe uma multa caso não se cumpra os termos de haver uma corrida no Brasil entre 2015 e 2019, estimada em R$ 80 milhões, multa que o governo se antecipou a declarar que não pagaria de modo algum.  A Rede Bandeirantes declara que, se for necessário, entrará na Justiça contra a Terracap e contra o governo distrital.

O Ministério Público também investiga esse acordo feito entre os ex-governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT) e a Rede Bandeirantes, por irregularidades.

A INDYCAR nada menciona sobre sua relação com a Rede Bandeirantes, mas não é a primeira vez que a rede dos Saad falha com a categoria, o que já gerou até um processo judicial contra a empresa quando nenhuma corrida foi realizada no Brasil no ano passado. É provável que a emissora perca os direitos de transmissão e todo o relacionamento que tem entre ela e a categoria americana.

A INDYCAR também procura um novo lugar para sediar o evento e ter 17 provas no ano. cogita-se a entrada do COTA, no Texas; de uma segunda corrida em St. Pete e até uma corrida ainda no Brasil, em Goiânia.  Correr em COTA e em Goiânia são hipóteses difíceis, tendo em vista que os outros promotores de corridas no Texas reclamam de uma terceira corrida no estado e da divisão do público; enquanto o governo de Goiás já não se mostrou disposto a bancar todos os custos de uma prova no autódromo, onde a Indycar negocia uma corrida desde o fim de 2013.

Mas o ponto mais crucial é o futoro do Autódromo Nelson Piquet. Os boxes e quase toda a estrutura do autódromo já foi demolida e agora as máquinas estão paradas, esperando uma decisão do gaoverno, do ministério público, da Terracap, da CBA ou de alguém que se interesse minimamente pela situação dos autódromos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário