Em novo final com direito a Photo-finish, Gabby Chaves supera Matthew Brabham nos metros finais e vence a Freedom 100 pela primeira vez.  Luiz Razia permanece no pelotão da frente todo o tempo, mas perde momentum e termina a prova na quarta posição.

Nova chegada bem apertada anima a Freedom 100.  (imagem:  NBCSN)
Mas quem largava na ponta era o brasileiro, seguido pelo companheiro de equipe Jack Harvey, e com as duas Andretti logo atrás (Matthew Brabham e Zach Veach em terceiro e quarto).

Após a primeira largada ser abortada, finalmente tivemos bandeira verde.  Razia consegue colocar um carro de diferença logo na largada, com Brabham e Harvey disputando a primeira posição.  Mas, com o passar das voltas as coisas mudaram.

Acidente forte de Chase Austin.  (imagem: NBCSN)
Formou-se um pelotão com os oito primeiros carros.  Matthew Brabham e Luiz Raziam brigam bastante pela ponta, com Chaves e Veach brigando pelo quarto lugar e relegando Harvey ao quinto posto.  Na volta oito, Razia balança um pouco seu carro e cai para o quinto posto, com a liderança sendo disputada entre os carros da Andretti e Chaves.

O comboio seguiu até a volta 14, quando Chase Austin (que fazia sua quarta Freedom 100 e vinha na oitava posição, no pelotão do líder) erra na saída da curva um, e na tentativa de corrigir, roda seu carro e bate no muro entre as curvas um e dois.  O piloto sofre uma fratura no pulso e um fotógrafo que foi acertado por detritos do carro permanece no hospital mas sem risco de morte.

Relargada na volta 23, e mais uma vez forma-se o pelotão brigando pela ponta.  Os cinco primeiros colocados ficam separados por menos de um segundo e Brabham, Veach e Chaves se revezam na ponta.

Comboio a cinco voltas do fim:  Brabham, Chaves, Veach, Razia e Harvey.
Na volta 37, Matthew Brabham segurava a ponta, com Veach em segundo e Chaves em terceiro,a menos de dois décimos do líder.  Razia e Harvey vinham um pouco mais atrás, a meio segundo do líder.  Na última volta, Gabby Chaves passa Veach na reta oposta, e contorna as curvas 3 e 4 colado na traseira de Brabham, e faltando alguns metros para a bandeira quadriculada Chaves bota de lado e consegue passar nos últimos metros, com 0,0050 segundos melhor que Brabham.  No final, Veach perde momentum e tem que se defender de Razia para completar em terceiro, com o brasileiro no quarto posto e Harvey em quinto.

Gabby Chaves ganhou também o coração da rainha do rodeio.



Com isso, Gabby Chaves assume a ponta do campeonato com 266 pontos, apenas um ponto a frente de Zach Veach e nove pontos a frente de Razia.  A próxima corrida é daqui a duas semanas, no oval de duas milhas em Pocono.

Abaixo alguns vídeos dos lances chave da corrida (tomara que fique online por muito tempo):

 Última volta da prova


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário