Nessa quinta-feira (22 de maio) no Indianápolis Motor Speedway, os novos chassis Dallara IL-15 foram apresentados, e serão utilizados na temporada 2015 da Indy Lights presented by Cooper Tires.

Foto:  todas do Twitter (@roadtoindytv, @alexbaronpro, @teamcoopetire, @jack_harvey42)

Se você for um grande fã da Indy Lights, pode ser difícil de acreditar que esse dia chegaria.  E ele chegou.  O novo IL-15 substitui os chassis Dallara que estão na categoria desde sua última renovação, em 2002 (Dalara IP2); a próxima temporada, em 2015, marca a trigésima temporada da Indy Lights, que é disputada desde 1986.

Após ser adiada várias e várias vezes (os primeiros planos de renovação do chassi datam de 2009) e as mudanças na Lights só foram realizadas quando a mesma mudou de CEO, da INDYCAR par a Anderson Promotions.  Na gestão de Dan Anderson, foi anunciado em junho que haveria um novo chassi para a categoria, fabricado pela Dallara e o projeto foi revelado; e em novembro foi anunciada uma parceria com a AER, para a fabricação dos novos motores.

O inovador Dallara IL-15, que irá formar a espinha dorsal da rejuvenescida Indy Lights, foi apresentado hoje no Indianapolis Motor Speedway.  Dan Andersen, proprietário e CEO da Andersen Promotions que supervisiona todos os aspectos da aclamada Mazda Road to Indy, estava presente em uma cerimônia especial na frente do distintivo IMS Pagoda; junto com Hulman & Company CEO Mark Miles, o presidente da Dallara Automobili Gian Paolo Dallara, CEO e gerente geral da Dallara Andrea Pontremoli e um dos fundadores e ex-vice-Presidente de competição na INDYCAR Tony Cotman, que tem sido responsável por todo o processo de compra, tecnologia e design do carro, que agora passará por um rigoroso programa de testes e preparação para a temporada de 2015.

"Este é um dia importante na história da Indy Lights", disse Andersen, cujo o longo envolvimento no esporte incluiu cargos como dono de equipe, além de ser um dos fundadores da USF2000 em 1990. "Escolhendo a Dallara como nosso parceiro na área de chassis para o novo carro da Indy Lights acabou por ser uma grande decisão. Eles têm criado um carro de corrida no estado da arte, com as mais recentes tecnologias de segurança e melhorias que irão fornecer o desafio necessário à medida que desenvolvemos a próxima safra de pilotos Verizon IndyCar Series."

"Está claro para mim que eles construíram bem seus carros tanto na beleza quanto na qualidade, e mantendo os custos em linha. Em conjunto com a Cooper Tires, a AER, a PFC, a Cosworth, a Tilton e os nossos outros parceiros, tem sido uma grande experiência ver esse projeto crescer com todos nós juntos. Nós acabamos com uma 'especificação final' muito boa, e acreditamos que será agradável para os nossos pilotos para dirigi-lo." 

O Dallara IL-15 foi concebido como um esforço colaborativo entre a sede da Dallara em Varano de Melegari, perto de Parma, na Itália; e da Dallara LLC, situado a poucos minutos do Indianápolis Motor Speedway, em Speedway, Indiana, onde todos carros serão montados.

"A Dallara está muito orgulhosa de ser selecionada pela organização de Dan Andersen como o fabricante oficial do novo carro da Indy Lights", observou Pontremoli. "O Dallara IL-15 é o resultado de um excelente trabalho em equipe com Andersen Promotions, seus parceiros técnicos e Tony Cotman. Foi um grande desafio para todos colocarem seus conhecimentos e experiência da Dallara para este projeto."

"O novo carro da Indy Lights tem todas as últimas inovações em segurança e desempenho que a Dallara adquiriu em vários projetos de carros de corrida concebidos por nós em todo o mundo. Toda a equipe está confiante de que o resultado foi um bonito chassi, seguro, rápido e confiável. Queremos agradecer a Dan e sua organização pelo o grande esforço que está fazendo para promover a categoria, e a oportunidade da Dallara em fazer parte disso."

Como parte do compromisso de ajudar os pilotos a progredir através da Mazda Road to Indy, que também compreende os Cooper Tires USF2000 e a Pro Mazda Championship, ao campeão da Indy Lights de 2015 será garantido um programa de três corridas na IndyCar Series de 2016, incluindo uma entrada na centésima 500 milhas de Indianápolis.

"Indy Lights é um passo fundamental no Road to Indy e a inauguração de hoje do novo chassi Dallara é um avanço fundamental na evolução da categoria", disse Miles. "INDYCAR tem uma longa história com a Dallara e a parceria é fundamental em nossos objetivos de longo prazo, da evolução contínua em segurança, inovação e emocão na pista."

Um shakedown inicial do novo carro será conduzido em Varano, na Itália, em 15 de julho, após o qual o desenvolvimento continuará em uma variedade de pistas nos Estados Unidos. Conor Daly, nativo de Indianapolis, vencedor da Indy Lights e piloto da GP2, será responsável pelo primeiro teste em solo americano dia 5 de agosto, logo após a corrida Indy Lights no Mid-Ohio Sports Car Course. O francês Tristan Vautier, que venceu o campeonato da Indy Lights em 2012, também estará envolvido na finalização do carro, junto com um par de pilotos regulares da IndyCar Series. 

"Hoje marca uma mudança fundamental no ressurgimento da Indy Lights", disse Cotman. "Anderson Promotions montou uma equipe de parceiros que têm um recorde de vitórias no automobilismo e, juntos, podem restabelecer a Indy Lights como a categoria desenvolvimento de pilotos de primeiro escalão no mundo inteiro."

Fonte:  Racer e More Front Wing. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário