O líder do campeonato se torna ainda mais líder depois do vice-líder do campeonato, Rinus VeeKay, se envolver em um acidente na disputa pela liderança.


A segunda metade do fim de semana em Toronto começou no sábado a tarde, com o segundo treino classificatório. A Andretti se recuperou da primeira parte ruim do fim de semana e conseguiu fazer a pole com Oliver Askew. A volta do atual líder do campeonato foi boa o suficiente para se garantir mesmo com Rinus VeeKay, Aaron Telitz e Dalton Kellett melhorando seus tempos nos últimos segundos da sessão. A Juncos mostrou recuperação colocando VeeKay, o vice-líder do campeonato, também na primeira fila e, de quebra, Dalton Kellett na segunda fila em sua prova em casa.

Na ala brasileira da categoria, Lucas Kohl segue em sua temporada de adaptação e, assim, não conseguiu dar sua volta mais rápida no meio do treino, quando a pista não está em suas melhores condições, e acabou amargando o nono e último lugar no grid.

Na corrida, no domingo de manhã, a primeira largada é abortada porque a linha ímpar se adianta muito mais que a linha par, fazendo com que o grid se misturasse todo antes da bandeira verde. Na segunda largada, ocorreu tudo normal, incluindo até mesmo Askew fazendo sua típica largada não-tão-boa-assim e acaba perdendo posições para Telitz por dentro e para VeeKay por fora, caindo para o terceiro lugar na saída da curva um. Na reta oposta, Kohl primeiro tenta colocar por dentro de Norman, mas dribla o piloto da Andretti, divide freada na curva três e dá um passão por fora subindo para o oitavo lugar.

No fim da primeira volta, Telitz liderava, seguido por VeeKay, Telitz, Kellett, Sowery, Megennis, Malukas, Kohl e Norman.

Com o passar das voltas e da falta de bandeira amarela, os poucos pilotos do grid iam se separando em grupos. Telitz, VeeKay e Askew iam disputando a liderança da prova sozinhos lá na frente, enquanto Kellett e Sowery e Malukas brigavam pelo quarto lugar, Megennis ficava sozinho no sétimo lugar e Kohl e Norman brigavam pelo oitavo lugar.

No grupo pelo quarto lugar, Sowery pressionava Kellett pelo quarto lugar usando seus push to pass até que, na reta oposta da quinta volta (de 40 totais) Sowery colocou por fora e passou por fora na curva três, mas abriu muito e Kellett conseguiu emparelhar novamente. Os dois foram decidir a posição na curva cinco e, como Sowery tinha a preferência da curva, conseguiu o quarto lugar. Daí, foi a vez de Melukas pressionar Kellett pelo quinto lugar, no entanto o canadense da Juncos sabia se defender e sempre ficava por dentro na reta oposta. A luta continuou até a volta dezessete, quando Melukas errou o momento da freada na curva oito e passou reto, tentando voltar até que seu carro morreu, e o americano demorou cerca de um minuto para religá-lo, voltando para a prova no último lugar. úLtimo lugar esse que era ocupado por Kohl que, depois de muita pressão de Norman, acabou ultrapassado sendo passado por dentro na reta oposta da décima volta.

A corrida seguiu morníssima até a volta 26. Telitz estava começando a sofrer do já conhecido desgaste de pneus que os carros da Belardi sempre sofrem do meio pro fim da prova, e VeeKay estava se aproximando. Na reta oposta, VeeKay fingiu que ia colocar por fora e, no último segundo, mergulho por dentro mas, ao fazer esse movimento, não sobrou tempo hábil para frear e parou na barreira de pneus. Telitz foi surpreendido pelo movimento, e também bateu na barreira de pneus. Os dois (Telitz primeiro e depois VeeKay) foram para os pits trocar os bicos de seu carro, onde Telitz perdeu cerca de 40 segundos de tempo enquanto VeeKay tinha problemas extras de eixos, perdendo três voltas para voltar a pista, voltou muito lento e levou mais uma volta do líder.

Líder este que agora era Askew. O piloto da Andretti passou sozinho o resto da prova e venceu! Toby Sowery consegue voltar ao pódio no segundo posto e Dalton Kellett consegue seu segundo pódio em mistos na sua 63ª prova na Indy Lights.

Resultados e um pódio com personagens diferentes.
Com a vitória de Askew e o último lugar de VeeKay, o piloto da Andretti abre grande distância na liderança do campeonato, tendo agora 25 pontos de diferença para VeeKay e grandes 63 pontos de diferença para Ryan Norman, o terceiro colocado. Lucas Kohl manteve o oitavo lugar no campeonato, mas sua diferença para Dalton Kellett, o sétimo na temporada, aumentou de cinco para treze pontos.

A próxima corrida é daqui a duas semanas, com uma rodada dupla em Mid-Ohio. Até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário