Indy na TV: como fica 2015 nos EUA (com direito a uma digressão antes).

Após um relativo sucesso da última postagem falando sobre como a Indycar vai ficar no Brasil no quesito TV (leia-se Band e Bandsports), façamos uma análise de como ficou a transmissão das provas da Indycar na terra do Tio Sam.
ABC versus NBCSN.  Humortadela.
TV nos Estados Unidos é um tema bem mais complicado do que aqui na terra brasilis. Qualquer contrato ou negociação sempre vem acompanhada de intrigas, boatos, reviravoltas e muito choro por mais espaço ou patrocínio.  É quase uma novela mexicana, só falta ressurreições.

A televisão televisiva das corridas da Indycar entrou em voga nos últimos tempos. A Indycar atualmente tem dois contratos em vigência nesse quesito: um com a rede aberta ABC, para que a mesma passe as 500 milhas de Indianáplois e todas as atividades do mês de maio, além de outras atividades que lhes interessem; contrato que vigora a 49 anos, sempre renovado a cada três anos. 

O outro contrato é um firmado com a TV à cabo NBC Sports Network (na época do acerto do contrato, nomeado com o horrendo nome de Versus Channel) em 2009, onde ficava acordado que o canal transmitiria as etapas restantes da temporada regular todo ano até 2019, com multa de recisão que cobre todas os possíveis acordos estipulados até a data de término do contrato, ou seja, algo na casa da dezena ou centena de milhões de dólares.

Muitos afirmam que o atual contrato da Indycar com a TV à cabo NBC Sports Network é uma das principais culpadas pela falta de público nos autódromos, devido a sua cobertura muito baixa e programação que nunca atingia mais de meio ponto de audiência em toda a grade. Mas o canal antes completamente desconhecido vem crescendo principalmente para o público automobilístico, com eles fazendo a cobertura da Fórmula 1, do Globa Rallycross e outros eventos de Endurance, além de acertar para que algumas provas da NASCAR sejam exibidas na NBCSN.

Todo esse apelo maior do canal fez aumentar por tabela a audiência da Própria Indycar, que é bem tratada no canal. No ano passado, a Indycar atingiu sua segunda maior audiência desde 2009 e até a audiência da ABC deu uma melhoradinha, mostrando que o horizonte para a Indycar é próspero no quesito televisão.

Mas vamos ao que interessa nesse post: ano que vem.  Para 2015 não muda muita em relação a esse ano:  a ABC transmite St. Pete, a rodada dupla de Detroit e o mês de maio em Indianápolis enquanto a NBCSN transmite o resto.

Bem, era isso. Até!


Compartilhar no Google Plus

Sobre o Indy Center

Somos um site focado especialmente em Fórmula Indy no Brasil, trazendo as principais notícias da série, além de entrevistas, vídeos e análises das categorias de base.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário