Não há dúvidas que o GP de Detroit da Fórmula Indy realizado neste domingo (5) foi um momento de redenção para Will Power. Um ano depois de ver um triunfo que parecia certo escapar de suas mãos por conta de uma bandeira vermelha seguida por um problema no acionamento de seu carro, o australiano da Penske pulou de 16º para a vitória na edição final da Indy no Belle Isle Park.


Power não foi tomado pelo azar neste domingo. (Foto: IndyCar)


Power derrotou o americano Alexander Rossi, da Andretti, que também acertou a estratégia após largar de 11º e finalizar em segundo. O hexacampeão da categoria, Scott Dixon, da Ganassi, completou o pódio em Detroit.


Único brasileiro no grid, Helio Castroneves não teve um bom dia com a Meyer Shank. Embora tenha largado do quarto lugar e chegado a andar em terceiro nas voltas iniciais, Helinho acabou sofrendo de um problema elétrico no carro #06 e foi obrigado a abandonar a prova.


A largada



A bandeira verde para o GP de Detroit foi acionada mesmo com uma certa desorganização no alinhamento da parte de trás do grid. Newgarden largou bem e manteve a ponta, enquanto Sato acabou sendo engolido pelos dois carros da Meyer Shank, perdendo posições para Pagenaud e Castroneves.


No fundão do grid, Graham Rahal cometeu um erro e acabou acertando o muro ao ponto de danificar a suspensão, levando-o a abandonar a prova. Enquanto isso, alguns pilotos como Jimmie Johnson e Jack Harvey realizaram seus primeiros pit-stops buscando uma estratégia alternativa.


O erro de McLaughlin



Por volta do 18º giro, Scott McLaughlin errou ao escapar em uma das curvas do intrincado circuito de Belle Isle e caiu para as últimas posições, mas conseguiu evitar o acionamento de uma bandeira amarela.


Enquanto isso, pilotos como Newgarden e O’Ward faziam seus respectivos pit-stops. Com 20 voltas, o top-10 era formado por Power, Dixon, Palou, Kirkwood, Rossi, DeFrancesco, Ericsson, VeeKay, Malukas e Kellett.


Helinho abandona



Na volta 26, Helio Castroneves foi para o pit-lane realizar o seu segundo pit-stop, mas acabou desligando o motor após problemas. Com isso, o piloto brasileiro teve que abandonar a disputa.


Com 30 voltas de prova, Power marcava forte presença na liderança utilizando pneus duros e dava indícios de que havia um carro muito bem acertado para buscar a vitória em Detroit.


Vitória de Power



Surpreendentemente, o GP de Detroit prosseguia sem bandeiras amarelas até os trechos finais, de modo que, nas últimas voltas, Power só precisou gerenciar a grande vantagem que tinha sobre Rossi.


Embora o piloto da Andretti tivesse melhor rendimento, ele não conseguiu chegar próximo de Power o suficiente para tentar um ataque. Sendo assim, Power sacramentou sua vitória em Detroit, e ainda teve tempo para a única amarela do dia com uma batida de Rinus VeeKay.


O último mergulho na fonte de Belle Isle



Como já é tradição, Power deu um mergulho na fonte do Belle Isle Park para celebrar sua vitória em Detroit, mas o que vale ser mencionado é que esse foi provavelmente o último ato do tipo. Isso porque, a partir do ano que vem, o evento será realizado no centro da principal cidade do Michigan, com direito a uma passagem pela frente da sede da General Motors, dona da Chevrolet.


A IndyCar agora retorna com suas atividades já no próximo fim de semana com o GP de Elkhart Lake, que acontece no tradicional circuito de Road America, no Estado de Wisconsin. Até lá!


Fórmula Indy, GP de Detroit, Resultado Final:


1 W POWER Penske Chevrolet 01:32:08.818
2 A ROSSI Andretti Honda +1.002
3 S DIXON Ganassi Honda +7.123
4 J NEWGARDEN Penske Chevrolet +10.671
5 P O’WARD McLaren Chevrolet +11.234
6 A PALOU Ganassi Honda +14.905
7 M ERICSSON Ganassi Honda +40.899
8 C HERTA Andretti Honda +41.128
9 S PAGENAUD Meyer Shank Honda +41.294
10 F ROSENQVIST McLaren Chevrolet +42.877
11 D MALUKAS Dale Coyne Honda +45.891
12 C DALY Carpenter Chevrolet +51.176
13 T SATO Dale Coyne Honda +52.216
14 C LUNDGAARD RLL Honda +1:12.776
15 J HARVEY RLL Honda +1:28.241
16 R VEEKAY Carpenter Chevrolet NC
17 R GROSJEAN Andretti Honda +1 volta
18 D DEFRANCESCO Andretti Honda +1 volta
19 S MCLAUGHLIN Penske Chevrolet +1 volta
20 D KELLETT Foyt Chevrolet +1 volta
21 S FERRUCCI Juncos Chevrolet +2 voltas
22 J JOHNSON Ganassi Honda +2 voltas
23 T CALDERÓN Foyt Chevrolet +2 voltas
24 K KIRKWOOD Foyt Chevrolet NC
25 H CASTRONEVES Meyer Shank Honda NC
26 G RAHAL RLL Honda NC


Um comentário:

  1. Boa prova e uma vitoria gigante para o nosso querido Força de Vontade 👍. Destaque também pro Rossi, que fez sua melhor prova em muito tempo e que, se houvesse mais uma volta levaria a prova

    ResponderExcluir