O pernambucano se tornou esse fim de semana campeão da USF2000 ao chegar em terceiro na penúltima prova do ano, quebrando um jejum brasileiro de 25 anos.


Nesse sábado aconteceu a penúltima corrida da temporada 2021 da USF2000, sendo essa a primeira prova de uma rodada dupla no circuito de Mid-Ohio Sports Car Course. 


Essa era a penúltima de 18 provas, e quem chegou muito bem para essa rodada dupla final foi o brasileiro Kiko Porto. O piloto da DEForce Racing construiu um campeonato muito sólido e regular contra Christian Brooks (exclusive Autosport), Yuven Sundaramoorthy(Pabst Racing) e, na parte final do campeonato, contr ao americano Michael d'Orlando (Cape Motorsports).


No começo do campeonato, os experientes Sundaramoorthy (em sua terceira temporada na categoria) e Brooks (em sua segunda temporada) começaram bem o campeonato até Indianápolis, quando se localizou irregularidades no motor do carro de Brroks (quebras de motor são bem raras na USF2000, então ele usou o mesmo motor quase toda a temporada). 


Sundaramoorthy, após três vitórias até Indianápolis, começou aos poucos para o pelotão intermediário, voltando a conquistar um pódio apenas dois meses depois, na última prova da primeira rodada tripla em Mid-Ohio. Nisso Kiko Porto cresceu, conquistou uma vitória em Road America, uma em Mid-Ohio e esteve todas essas provas entre os cinco primeiros.


O brasileiro assumiu a primeira posição do campeonato em Road America. Enquanto isso, quem também crescia era Michael d'Orlando. O piloto da Cape Motorsports, que venceu nove dos últimos onze campeonatos da USF2000, conseguiu duas vitórias quase seguidas em Mid-Ohio e começou a ameaçar a distância o brasileiro. E se tratando de Cape Motorsports, é de se imaginar que ela consegue fazer milagres improváveis à la Scott Dixon.


Mas na penúltima etapa, uma rodada tripla em New Jersey, Kiko Porto foi muito bem e conseguiu uma vitória e um pódio, enquanto d'Orlando ficou as três provas fora do pódio e, com isso, a diferença entre ele e Porto aumentou para 49 pontos. Como uma vitória na USF2000 vale até 33 pontos com os bônus, essa é uma grande vantagem e deixava Kiko Porto confortável onde o brasileiro precisaria fazer apenas dois Top 10 para ser campeão.


Em Mid-Ohio, a Cape e Michael d'Orlando são muito rápidos e o americano conseguiu a pole da primeira prova sendo mais rápido que Sundaramoorthy por muito pouco. Kiko Porto, sem muita pressão, fez o sexto lugar no grid.


Na Prova, caso d'Orlando ganhasse e fizesse todos os pontos bônus, bastava Kiko chegar em quarto que seria campeão já no sábado. 


Mas a conquista de d'Orlando ficou ainda mais difícil na largada, já que Sundaramoorthy o passou na curva três da primeira de vinte voltas. Em paralelo, Kiko ganhou uma posição de Josh Green e subiu pro quinto lugar.


Com o passar das voltas nada acontecia. D'Orlando estava próximo de Sundaramoorthy, mas não conseguia momentum o suficiente para ultrapassar, enquanto Kiko estava tranquilo no quinto lugar. Isso até a volta onze pois Jace Denmark (Pabst) o quarto colocado, tentou um banzai pra cima de Prescott Campbell (DEForce) o terceiro, os dois se tocam e vão pra fora da pista. Kiko que estava em quinto quase foi atingido, mas passou ileso e assumiu o terceiro posto, confirmando ainda mais o título.


A batida logo a frente do Kiko.

Veio bandeira amarela e bandeira verde de novo, mas nada mudou na ponta da prova. D'Orlando passou em segundo e Kiko passou em terceiro, se dagrando campeão da temporada 2021 da USF2000!


Ele é o primeiro brasileiro a vencer o campeonato da USF2000 desde que esta passou a integrar o Road to Indy, em 2012, e também é o primeiro braisleiro a conquistar esse campeonato desde o lendário Zak Morioka, em 1997. E, junto do campeonato e do troféu, levou um cheque-prêmio de 400 mil dólares para custear sua próxima temorada na Indy Pro 2000, categoria logo acima!


E é muito bom para a manutenção do Brasil no Road to Indy, mostrar que mesmo com as dificuldades as portas continuam abertas, e Kiko Porto é o primeiro garantido na temporada 2022!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário