O japonês deixa a Rahal Letterman Lanigan Racing após cinco temporadas na equipe e afirma que pelas negociações tem 50% de chance de permanecer no grid.


Foi anunciado ontem oficialmente a saída de Takuma Sato do carro #30 da Rahal Letterman Lanigan Racing. O japonês ficou na equipe de Bobby Rahal David Letterman e Mike Lanigan por cinco temporadas.


Essa foi a segunda passagem de Sato na Rahal, sendo que ele já havia corrido a temporada de 2012. No entanto essa segunda passagem foi bem mais marcante, onde ele ficou por quatro temporadas no #30, tendo no total quatro vitórias (Portland 2018, Barber e Gateway 2019 e as 500 milhas de Indianápolis do ano passado) três poles e mais quatro pódios. Teve sua melhor temporada no ano passado, onde terminou em sétimo no campeonato e teve como grande ponto alto a conquista de sua segunda 500 milhas em maio do ano passado.


Sato ainda tem o apoio da fábrica da Honda e também da Panasonic. Isso, em conjunto com a grande experiência e retrospecto de vitórias em Indianápolis advogam a favor de Sato.


No entanto existem alguns contras, onde o primeiro é a idade de Sato, que completará 45 anos no ano que vem, sendo um piloto um pouco mais velho do que o normal da categoria. Isso em conjunto com a categoria tendo vários pilotos interessados nela e de entrar nas equipes menores podem fazer com que ele acabe ficando sem vaga na Indy.


Por esse motivo Sato declarou para a revista RACER que as chances dele de estar no grid é 50/50:

“Não posso dizer nada com certeza”, disse ele a RACER. “É complicado (não ter certeza), mas já estive nessa situação antes. Alguns anos atrás também era assim. No momento, é apenas 50/50, então é uma situação difícil. Mas eu nunca vou desistir."


“Há muitas coisas que afetam o que vai acontecer. O patrocínio está relacionado mas ainda há muito mais coisas relacionadas. Esta temporada foi difícil e a Indy está muito competitiva agora, esta temporada foi a primeira vez que não consegui uma vitória, pole ou pódio para a equipe. Eu consegui fazer isso nas outras três temporadas (com Rahal). Mas os meninos nº 30 fizeram um trabalho fantástico durante todo o ano e estou orgulhoso deles.

A situação anterior que ele se refere foi justamente no final da temporada de 2012, quando ele saiu da Rahal e ficou um bom tempo sem vaga, até acertar para correr com a AJ Foyt em 2013 duas semanas antes da temporada começar. 


Será que essa situação se repete nessa pré-temporada? Veremos!! 

Um comentário: