O piloto da Andretti Autosport vence as duas provas da rodada dupla em Laguna Seca e abre quinze pontos de distância para David Malukas, o vice-líder.


A penúltima etapa da temporada 2021 da Indy Lights chegou em Laguna Seca com dois postulantes ao título. David Malukas (HMD Motorsports) chegou como líder do campeonato apenas cinco pontos a frente de Kyle Kirkwood (Andretti Autosport), o vice-líder.


Mas as coisas muito provavelmente mudariam em Laguna Seca, pois a Andretti Autosport tem um bom acerto para a pista e levava pequena vantagem sobre a HMD. Isso ficou evidente desde a única sessão de treinos livres, realizado na sexta-feira, onde Delvin de Francesco e Kyle Kirkwood, ambos da Andretti, foram os mais rápidos. Enquanto isso, a HMD teve como melhor tempo um quarto lugar com David Malukas.


Malukas, tendo certa desvatagem para Kirkwood no desempenho de pista, teria de fazer um desempenho parecido com o que Kirkwood fez em Portland, quando a HMD era mais rápida e seu trabalho seria perder o mínimo de pontos possível no duelo pelo título.


Prova 1


No treino que definiria o grid da primeira prova, realizado no sábado de manhã, o favoritismo se concretizou e Kirkwood conseguiu a pole com uma folga de quatro décimos para o segundo colocado. No entanto, a HMD surpreendeu colocando três dos seus quatro carros entre ele e os outros carros da Andretti, e o que surpreendeu mais ainda foi que o segundo lugar no grid foi de Linus Lundqvist, relegando Malukas ao terceiro posto largando ao lado de seu companheiro de equipe Benjamin Pedersen. O segundo Andretti foi Danial Frost, no quinto lugar, pouco a frente de Rasmus Lindh (Juncos Hollinger Racing) que está reestreando pela Juncos no sexto lugar do grid.


A largada foi tranquila, onde os oito primeiros mantiveram suas posições. A corrida seguia morna, onde Kirkwood conseguia abrir diferença pouco a pouco de Lundqvist, que segurava Malukas na briga pelo segundo lugar da prova. Os dois abriam distância para Pedersen, que abria um bocado de distância para Frost e Lindh.


Para os carros da Indy Lights ultrapassar é bem complicado em Laguna Seca. O carro tem maior dependência da aerodinâmica e, em um circuito sem grandes retas ou freadas tão fortes, ultrapassar se torna um exercício de paciência e pressão.


Na luta pelo segundo lugar, quem sentiu a pressão foi Malukas que, quando estava bem próximo de Lundqvist e pressionando pelo segundo lugar, acabou errando e saindo da pista na curva quatro da volta nove (de 30 totais), caindo para o quarto lugar. Ele foi ultrapassado por seu companheiro de equipe Benjamin Pedersin.


A corrida seguia morna, onde Kirkwood abria distância na liderança e Lundqvist, Pedersen, Malukas e Lindh estavam separados por um segundo de diferença, até que na volta 17 veio a bandeira amarela. Christian Bogle que largou em último e estava em último durante a prova toda, freou muito tarde e ficou preso na caixa de brita. 


A relargada veio faltando dez voltas para o fim, mas nem precisaria ter a relargada. Kirkwood largou muito bem, manteve a velocidade de antes e venceu com folga de seis segundos. Lundqvist conseguiu abrir uma distância de dois segundos nas duas primeiras voltas após a relargada e, mantendo essa diferença, passou em segundo, com Pedersen em terceiro segurando Malukas, que terminou em quarto.



Prova 2

No treino que decidiu o grid dessa segunda prova, no início da tarde de sábado, Kirkwood confirmou o favoritismo e fez a pole dessa prova também. E, novamente, a HMD Motorsport mostrou força colocando dois carros entre ele e os poutros pilotoda Andretti Autosport. Dessa vez Malukas mostrou o favoritismo e conseguiu o segundo lugar no grid, a frente de Lundqvist e de Danial Frost 9Andretti Autosport).


Na corrida, realizada no domingo, a largada foi tranquila, e vou aproveitar para falar de uma boa briga que teve no meio do pelotão. Sting Ray Robb (Juncos) largava em sétimo, com Delvin De Francesco (Andretti) em oitavo e Rasmus Lindh em nono. Na largada, De Francesco passou Robb por fora nas curvas 1 e 2. Eles continuaram batalhando a volta toda, até que o piloto da Andretti deu um chega-pra-lá em Robb, que perdeu posição também para Lindh no processo.


Na prova, De Francesco pressionava seu companheiro de equipe Robert Megennis pelo sexto lugar enquanto Lindh segurava Robb na disputa interna da Juncos pelo oitavo lugar. O meio do grid vinha nessas posições até a volta nove, quando algo que a transmissão não mostrou aconteceu mas, conhecendo o piloto, muito provavelmente Delvin De Francesco errou sozinho entre as curvas três e o saca-rolhas, e perdeu posição para Rasmus Lindh.


Eles mantiveram essas posições até o fim da prova, onde Megennis terminou em sexto, Lindh em sétimo, De Francesco em oitavo e Robb em nono.


Eu contei essa briga toda no meio do pelotão porque ela foi, literalmente, a única que aconteceu nas 35 voltas de prova. Pedersen largou e terminou em quinto, Frost largou e terminou em quarto, Lundqvist largou e terminou em terceiro, Malukas largou e terminou em segundo e Kirkwood largou na pole e venceu!



Depois da penúltima etapa e das duas vitórias, Kirkwood reassumiu a liderança do campeonato com 488 pontos, quinze pontos a frente de Malukas. O piloto da Andretti também tem a vantagem de vitórias, tendo nove delas na temporada contra sete de Malukas. Em terceiro vem Lundqvist mas já 85 pontos atrás e em quarto vem Benjamin Pedersen já 166 pontos atrás de Kirkwood.


Mas o campeonato não está decidido, onde teremos ainda duas corridas e 60 pontos em jogo (na verdade 40 pontos pois o 11º e último do grid da Lights marca 10 pontos por prova) em Mid-Ohio no início de Outubro. Até lá!!

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