Neste domingo (26), a temporada 2021 da Fórmula Indy chegou ao seu fim com o GP de Long Beach. A corrida foi vencida por Colton Herta mas os holofotes focaram em Álex Palou. Com mais uma atuação extremamente consistente, o espanhol chegou em quarto na prova, uma posição mais que suficiente para fazê-lo levantar o caneco da Indy.


Álex Palou ficou com o caneco. (Foto: INDYCAR)


Curiosamente, a briga pelo título foi diferente do esperado. Logo na segunda volta, Pato O’Ward foi acertado por Ed Jones, rodou e teve danos no carro que não foram solucionados. Com isso, Palou precisou apenas correr com tranquilidade absoluta para conquistar o primeiro título da carreira.


Scott Dixon, que viveu um 2021 bem mais discreto do que o normal, fechou o ano no pódio, chegando justamente na frente do companheiro campeão. Simon Pagenaud, de saída da Penske e de malas prontas para a Meyer Shank, fechou o top-5.


Único piloto brasileiro na prova, Helio Castroneves fez uma prova muito boa, mas a estratégia escolhida pela sua equipe não deu certo, o que o fez cruzar a linha de chegada apenas na 20ª posição.


Jones estraga os planos de Pato logo no início



Logo na volta 2, a briga pelo título foi afetada. Ed Jones, de forma inconsequente, acertou o carro de Pato O’Ward no trecho mais lento e complicado da pista, estragando completamente as chances de título do vice-líder do campeonato e provocando a primeira bandeira amarela.


Na ocasião,o mexicano rodou, despencou para último e o efeito dominó ainda quase pegou o líder Álex Palou, que foi tocado por Ryan Hunter-Reay no engavetamento. Jones tomou drive-through, Pato foi para 25º e teve de mudar a estratégia de pit-stops.


Problemas de Pato trazem a segunda bandeira amarela do dia



Antes do 20º giro, o carro de Pato O’Ward apresentou problemas por conta do toque com Ed Jones. O piloto mexicano ficou cada vez mais lento até estacionar com o carro quebrado.


A direção de prova decidiu não interferir na briga pelo título e segurou a bandeira amarela para ser acionada só quando Newgarden e Palou tivessem entrado nos boxes.


Ericsson acerta a barreira de pneus



A relargada veio na volta 25, mas logo voltou a bandeira amarela. Na ocasião Marcus Ericsson, tentando segurar Rossi por fora, perdeu a aderência e deu na barreira de pneus, abandonando na hora. 


A última bandeira amarela tornaria a voltar com 25 voltas para o final. Daly e Askew se encontraram, de modo que o piloto da Carpenter escapou e o da RLL foi direto na barreira de pneus.


Palou celebra o título



As voltas finais viram um Palou ficando o mais longe possível de qualquer tipo de problema, ao mesmo tempo em que Herta seguia rumo a mais uma vitória, se defendendo muito bem dos ataques de Newgarden.


Com a conquista do campeonato, Palou espanta de vez a “maldição” do carro #10 da Ganassi, que desde a aposentadoria de Dario Franchitti não vinha obtendo resultados muito satisfatórios com outros pilotos.


A Fórmula Indy agora entra de férias e volta somente em fevereiro de 2022 nas ruas de São Petersburgo, na Flórida. Você poderá acompanhar todas as notícias da Silly Season aqui no Indy Center Brasil.


Fórmula Indy, GP de Long Beach, Classificação Final:


1 C HERTA Andretti Honda 1:49:10.376
2 J NEWGARDEN Penske Chevrolet +0.588
3 S DIXON Ganassi Honda +1.075
4 A PALOU Ganassi Honda +2.412
5 S PAGENAUD Penske Chevrolet +3.124
6 A ROSSI Andretti Honda +4.674
7 J HARVEY Meyer Shank Honda +6.347
8 S BOURDAIS Foyt Chevrolet +8.028
9 T SATO RLL Honda +10.594
10 W POWER Penske Chevrolet +11.430
11 S McLAUGHLIN Penske Chevrolet +12.333
12 E JONES Dale Coyne Honda +26.966
13 F ROSENQVIST McLaren Chevrolet +27.417
14 J HINCHCLIFFE Andretti Honda +27.973
15 M CHILTON Carlin Chevrolet +30.036
16 G RAHAL RLL Honda +30.348
17 J JOHNSON Ganassi Honda +31.160
18 C KIMBALL Foyt Chevrolet +32.155
19 D KELLETT Foyt Chevrolet +32.159
20 H CASTRONEVES Meyer Shank Honda +32.621
21 C DALY Carpenter Chevrolet +1 volta
22 O ASKEW RLL Honda +2 voltas
23 R HUNTER-REAY Andretti Honda +2 voltas
24 R GROSJEAN Dale Coyne Honda NC
25 R VEEKAY Carpenter Chevrolet NC
26 C ILOTT Juncos Hollinger Chevrolet NC
27 P O’WARD McLaren Chevrolet NC
28 M ERICSSON Ganassi Honda NC

Um comentário: