O americano vence a única prova em oval da temporada, pilotos que vem buscando alcançar o líder do campeonato se deram bem, incluindo o brasileiro Kiko Porto que agora é vice-líder do campeonato.


E nesse fim de semana, fazendo parte das atividades das 500 milhas de Indianápolis, tanto a USF2000 quanto a Indy Pro 2000 correram no oval de Lucas Oil Raceway, um oval de 5/8 de milha que fica a menos de dez milhas do Indianápolis Motor Speedway.


O fim de semana contava com treinos (tanto livres quanto classificatórios) na quinta-feira e a corrida em si na sexta, sendo que essa, por ser a única etapa em oval, tem sua pontuação aumentada em 50%. E falando no campeonato, o então líder Christian Brooks foi desqualificado da última prova em Indianápolis misto que aconteceu a duas semanas atrás e com isso perdeu a liderança do campeonato. O novo líder do campeonato se tornou Yuven Sundaramoorthy, com o brasileiro Kiko Porto sendo vice-líder apenas dez pontos atrás do indiano.


E nos treinos livres a DEForce Racing (equipe de Kiko Porto), a Turn 3 Motorsports, a Pabst Racing e a Exclusive Autosport de Christian Brooks começaram como mais rápidos. Os experientes Nolan Siegel e Prescott Campbell, ambos da DEForce, foram os mais rápidos, seguidos dos também experientes Josh Green (Turn 3) e Josh Pierson (Pabst). 


No segundo treino livre Josh Green foi o mais rápido e o primeiro dos postulantes ao título apareceu com Christian Brooks em segundo. O líder do campeonato Sundaramoorthy terminou em quinto, sua melhor posição, enquanto Kiko Porto ficou o dia todo no meio do pelotão, em 12º no primeiro treino e em 14º no segundo.


Na quinta a noite veio o qualify os líderes foram bem: Brooks conseguiu o quinto lugar no grid, com Kiko Porto largando ao lado dele em sexto e Sundaramoorthy largando na fila logo atrás deles, em oitavo. A pole ficou com Michael d'Orlando com a Cape surpreendendo e fazendo a pole, seguido por Prescott Campbell, Josh Pierson e Jace Denmark.


A corrida estava marcada para acontecer na sexta a noite, mas choveu e a corrida foi adiada para o sábado ao meio-dia.


A largada foi tranquila, onde d'Orlando e Campbell largaram bem, mas Pierson largou mal e caiu do terceiro para o sétimo lugar em duas curvas. Com isso Denmark, Brooks, Porto e Sundaramoorthy subiram e ficaram um próximo do outro. Porto e Brooks ficaram lado a lado nas duas primeiras voltas, mas Brooks se deu melhor e permaneceu no quarto lugar com Porto em quinto.


Com a prova mais morna e sem bandeiras amarelas, aos poucos os pilotos foram se espalhando pela pista. Os cinco primeiros corriam próximos, com cerca de meio segundo de distância entre um e outro. eles abriam distância de Sundaramoorthy, que segurava Green e Peterson atrás de si. 

 

Depois deles vinha a briga mais ferrenha pelo Top 10, onde Nolan Siegel, Spike Kohlbecker, Dylan Christie, Myles Rowe e Matt Round-Garrido brigavam pelo nono lugar. Os cinco brigavam pelo nono lugar durante toda a prova, com a briga ficando mais ferrenha entre as voltas quinze e trinta. Nessa parte, Siegel conseguiu passar d'Orlando e eles se fixaram em nono e décimo até a volta 46, quando o carro de Round-Garrido começou a ter problemas de motor e ele teve de abandonar. Atrás deles, Dylan Christie conseguiu subir do 13º lugar e assumir o último lugar do Top 10.

 

Mais a frente, Sundaramoorthy conseguiu segurar tanto Green quanto Pierson durante toda a prova. Os três estiveram muito próximos o tempo todo, mas tanto green quanto Pierson não conseguiram fazer ultrapassagens, e com isso ficaram com o sétimo e oitavo lugares, respectivamente. Sundaramoorthy manteve o sexto lugar da prova e a liderança do campeonato, mesmo perdendo um pouco de distância para seus adversários.

 

Mais a frente, Kiko Porto esteve por um bom tempo próximo de Brooks, que se defendia e fazia com que os três primeiros se distanciassem deles. Porto conseguiu se livrar de Brooks na volta 46, partindo em direção a Denmark, que estava no terceiro lugar um segundo e meio a frente dos dois. Porto chegou rapidamente no piloto da Pabst Racing e tentou colocar por dentro algumas vezes de Denmark, mas ele não conseguia se manter na linha mais interna e teve de se contentar com o quarto lugar, com Jace Denmark conseguindo seu primeiro pódio terminando em terceiro.


Lá na frente, a briga pela liderança ficou morna por um bom tempo, com Campbell permanecendo atrás de d'Orlando por mais de 50 voltas. Depois disso, Campbell tentou se aproveitar dos pneus mais desgastados do fim de prova para fazer um movimento por dentro e assumir a liderança da corrida.


Ele tentou, tentou várias vezes, os dois se tocaram mais de uma vez, principalmente na saída da curva dois, onde Campbell se sentia mais confortável de tentar a ultrapassagem. A briga era intensa no final da prova, a ponto de Denmark e Porto tirarem mais de quatro segundos de diferença e se aproximarem dos líderes.


No fim, apesar de muita briga e muito toque, nada mudou. D'Orlando vence! e Campbell termina em segundo!

Resultados e pódio.

Mesmo com eles ficando meio que fora da briga da vitória, os três líderes permanecem, mas com a distância ficando cada vez mais apertada entre eles. Sundaramoorthy tem 177 pontos e agora está apenas sete pontos a frente do brasileiro Kiko Porto e treze pontos a frente de Christian Brooks e Michael d'Orlando.


A próxima etapa da USF2000 acontece com uma rodada dupla em Road America daqui três semanas,  no dia 17 de junho. Até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário