Com a vitória de hoje, Newgarden assume a vice liderança e abre a caça pelo título contra Dixon
Foto: James Black/INDYCAR
A Fórmula Indy realizou a segunda etapa da rodada dupla de Gateway. O vencedor neste domingo foi Josef Newgarden da Penske. Mais uma vez a McLaren ficou no "quase" e Pato O'Ward terminou na segunda colocação. O restante do top 5 contou com Will Power em terceiro, Rinus VeeKay em quarto, e o líder do campeonato, Scott Dixon, com um valioso quinto lugar.


Tony Kanaan recebeu muitas homenagens na sua prova de despedida da temporada 2020, e talvez até da Indy, mas não conseguiu repetir a corrida sólida do dia anterior e ficou apenas na 19ª posição. A corrida também foi marcada por poucas disputas e quase nenhuma emoção no final depois que uma bandeira amarela nas últimas voltas definiu a disputa pela vitória.


Largada atrasada


 

A largada atrasou 25 minutos pois a equipe de serviço da Indy estava limpando uma enorme mancha de óleo na pista. O atraso foi bom para a transmissão da prova prestar muitas homenagens para Tony Kanaan que está se despedindo da categoria em full season. #ObrigadoTony Quando a largada efetivamente aconteceu, a prova já estava com 2 voltas (sim, começou em bandeira amarela por causa da sujeira da pista).


Na primeira curva, Colton Herta e Marcus Ericsson criaram um 3 wide bastante perigoso com Simon Pagenaud entre eles. O francês não deu mole para o azar e recolheu seu carro antes de ser ejetado da corrida. Outro piloto que agiu como kamikaze na largada foi Santino Ferrucci. A estratégia maluca de Ferrucci deu certo e ele saltou de 16° para décimo ainda nas primeiras voltas.


Dificuldades com retardatários


Depois do tumulto da largada, o líder da prova, Takuma Sato, começou a abrir uma vantagem interessante de cerca de um segundo e meio para o vice líder, Josef Newgarden. Mas com o desgaste dos pneus se acentuando e os retardatários se aproximando dos líderes, a vantagem de Sato foi por água abaixo, então, Newgarden chegou próximo e trouxe Will Power junto com ele.


Sato não conseguia colocar uma volta sobre Ed Carpenter, que era o último colocado, e formou um grande trenzinho, entretanto, ninguém conseguia se aproximar para fazer uma ultrapassagem também. A monotonia da corrida permaneceu até a volta 35, porque neste momento, Power conseguiu ultrapassar Newgarden e assumiu a segunda colocação.


Replicando a tática de sábado, Rinus VeeKay antecipou sua parada na volta 43 e foi seguido por muitos outros times nas voltas seguintes. A tática de VeeKay deu certo e ele pulou para o grupo da liderança depois da janela de pits. O holandês conseguiu se estabelecer na frente de Newgarden enquanto Pato O'Ward se deu ainda melhor e pulou para a vice liderança superando VeeKay e os dois carros da Penske.


Sato e Oliver Askew esticaram seus stints até a volta 59 na tentativa de se beneficiar no final da prova com pneus mais novos. Depois de todas as paradas, Pato O'Ward assumiu a liderança seguido por Power, VeeKay e Newgarden. E a fase seguinte da corrida teve mais uma vez uma enorme monotonia. Essa talvez tenha sido a prova mais chata da Indy na temporada, provavelmente até mais fraca que a corrida do Texas, lá do começo da temporada.


Mudança na liderança


A segunda janela de pits começou na volta 93 e se estendeu por muitas voltas. A Penske trabalhou bem na segunda parada. Newgarden recuperou a posição sobre VeeKay e Power retomou a liderança com O'Ward em segundo. Dessa vez Sato acompanhou os outros carros na janela e voltou na frente de Dixon. Quem ficou na "tática suicida" foi Colton Herta e Marco Andretti até a volta 113. Herta conseguiu uma boa parada e voltou em quinto lugar, na frente de Sato e Dixon.


Ericsson teve problemas na asa traseira e foi para os pits na volta 131. A troca da asa traseira foi bastante demorada e o prejuízo foi irreversível para o carro #8. E mais uma vez, não aconteceu nada relevante até a janela de paradas. A fase final da prova chegou na volta 146 quando começou o que poderia ser a última rodada de pits da corrida.


Dixon parou na volta 149, Sato parou na volta 150, enquanto que O'Ward e Newgarden se mantiveram na pista até a volta 152. O líder, Will Power, parou apenas na volta 153. Dixon e Sato não conseguiram realizar o famigerado "undercut" e ao invés de ganhar posições, perderam espaço para VeeKay e Herta que assumiram a quarta e a quinta colocação da corrida.


Duelo final


 

A McLaren mais uma vez vacilou na parada de O'Ward e ele voltou atrás de Newgarden, porém, a Penske errou ainda mais feio ao segura Power por muitas voltas preso atrás de retardatários. O australiano voltou somente em terceiro e deu adeus para a disputa da vitória. 


 

Logo após as paradas terminarem, Herta se atrapalhou tentando ultrapassar Askew, que era retardatário, e perdeu a posição para VeeKay. Durante a ultrapassagem do holandês, Herta tocou levemente na traseira do carro #21, acabou perdendo o controle do carro e foi para a área suja da curva 4. Herta mostrou toda sua habilidade ao conseguir recuperar o controle na reta sem bater no muro com uma manobra muito arriscada. Mas nem tudo deu certo pois ele perdeu mais uma posição, dessa vez para Dixon.



O duelo final passou a ser de Newgarden contra O'Ward. No entanto, outra vez uma bandeira amarela surgiu nas últimas voltas para criar mais um final de Titanic na Indy. Sato deu leve encostada no muro na reta oposta e a direção de prova acionou a amarela na volta 197. Não houve tempo para a relargada e Newgarden venceu a corrida.



Classificação da corrida



Classificação do campeonato



Classificação de motores


A Indy não tem provas marcadas para o mês de setembro, portanto, existe o espaço para encaixar a rodada dupla de Mid Ohio que foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Mas até o presente momento em que este post está sendo redigido, a próxima etapa agendada é a rodada dupla de Indianapolis somente em outubro. Qualquer mudança no calendário será registrada aqui no blog. Fique ligado e continue acompanhando a nossa cobertura da Fórmula Indy! Até a próxima!


Saiba mais!


Scott Dixon vence pela quarta vez na temporada


Will Power fatura pole da corrida 1 e Takuma Sato sai na frente na corrida 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário