Por complicações respiratórias por conta da Sars-CoV-2, o pai de Buddy Lazier e o novato da temporada da CART de 1981 acabou falecendo ontem (19 de abril).


Bob Lazier sempre esteve bastante presente no outro lado do automobilismo. O pai de Buddy Lazier começou sua carreira meio tarde nos campeonatos da SCCA como um hobbie mas, com o passar dos tempos, o hobbie acabou se tornando uma grande paixão, e ele acabou entrando profissionalmente na vida dos Lazier.

Bob correu na Fórmula 5000 (uma categoria da SCCA que corria com carros antigos da Fórmula 1 e da Fórmula Indy) e, em 1981, entrou direto no campeonato da CART pela Fletcher Racing Team, que era uma das equipes pequenas da USAC que acabou migrando pra CART e faria pela primeira vez a temporada completa pois Bob tinha o dinheiro necessário para bancar sua empreitada.

E acabou dando bastante certo. Lazier apanhava muito nos ovais pois não tinha os macetes para correr nesse tipo de circuito, mas se deu muito bem nos mistos da categoria, onde já estava muito mais acostumado a correr. Bob Lazier, nas três provas em mistos do ano terminou todas entre os cinco primeiros.

no final do ano, ele terminou o campeonato na nona posição, sendo o melhor novato do ano (a frente de Scott Brayton) e terminando o ano a frente de medalhões como Al Unser e Mário Andretti.


Ele tentou correr nas 500 milhas de Indianápolis duas vezes. Ele correu pela primeira vez em 1981, onde largou na quinta fila (a frente de Tom Sneva, Rick Mears, Danny Ongais e outros medalhões) e vinha bem na prova até o motor estourar na volta 154, terminando na 19ª posição. Ele tentou largar novamente no ano seguinte, correndo no #34 da Wysard Racing enquanto voltava para as corridas na SCCA, mas acabou saindo da equipe antes mesmo do primeiro dia de tomada de tempos devido a quebras no carro e por conta do acidente que vitimou Gordon Smiley. No ano seguinte, Lazier foi chamado pela Curb Agajanian para auxiliar Mike Chandler nas 500 milhas de Indianápolis, onde Bob deu algumas voltas durante alguns treinos livre, mas nem tentou classificação. 

Bobl pilotou na SCCA até o ano de 1989, quando se aposentou das pistas para auxiliar seu filho, Buddy Lazier, em sua estreia na CART. Em 2013 ele se tornou dono da sua própria equipe, a Lazier Partners Racing, que apenas corria apenas as 500 milhas de Indianápolis com o seu filho Buddy Lazier. Além disso ele tinha voltado a ativa correndo na SVRA, onde pilotos aposentados competem junto com celebridades.

Bob Lazier faleceu após algumas semanas com dificuldade respiratória e febre. Ele deixa dois filhos e quatro netos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário