Colton Herta conquistou a primeira pole da carreira aos 19 anos e 83 dias e se tornou o mais jovem da história da Indy a conseguir este feito
A IndyCar realizou seu treino classificatório na tarde hoje em Road America. Mais uma vez uma disputa emocionante pela primeira fila e conhecemos também o pole mais jovem da história da categoria. Ainda teve pilotos favoritos ficando pelo meio do caminho e mais uma vez os brasileiros decepcionando com a equipe de AJ Foyt.

Motor de Dixon estoura no final do Grupo 1

Antes da classificação começar, a Indy como de costume sorteou os grupos para o primeiro Round da disputa. Repare que o Grupo 2 ficou muito mais forte que o Grupo 1 e ainda teve a infelicidade de colocar os 2 carros da Foyt no meio dos predadores do grid. Além disso, por se tratar de um dos maiores circuitos do calendário a Indy colocou 2 minutos a mais e portanto os pilotos tiveram 12 minutos para fazer suas voltas rápidas.


O Grupo 1 começou com Colton Herta disparando na liderança com 1m43:7060s. E ninguém tirou ele da liderança antes da janela de troca de pneus. Com 7 minutos pro fim, o top 6 era formado por Colton Herta, Takuma Sato, Jack Harvey, Ryan Hunter-Reay, Marcus Ericsson e Pato O'Ward. Herta melhorou seu tempo para 1m43:2585s. Logo depois, Spencer Pigot e Scott Dixon entraram no Fast derrubando Harvey e Ericsson. Aí aconteceram as trocas de pneu.

As coisas não mudaram até que no último minuto, Santino Ferrucci ficou parado na saída dos pits mas a Indy não deu amarela e nem vermelha, então Herta sacramentou seu domínio com 1m42.4555s, Rahal derrubou Hunter-Reay do top 6, Bourdais conseguiu tirar Pato O'Ward e saiu a bandeira quadriculada. Hunter-Reay e Pato O'Ward que passaram a sessão inteira no top 6 foram eliminados com o cronômetro zerado.

Confira o resultado do Grupo 1:


Logo depois, Dixon chegou no seu pit com muita fumaça saindo pelo motor, os mecânicos retiraram a tampa e uma verdadeira neblina tomou conta do pit do carro #9. Imediatamente Dixon desceu do carro e já anunciou que não voltaria para o Round 2 apesar de ter se classificado.

A Ganassi de Dixon perdeu potência na curva 12 e logo depois o motor abriu o bico. Com o abandono, o pentacampeão vai largar em décimo segundo amanhã

Rossi é o mais rápido no Grupo 2

O Grupo 2 começou num ritmo mais lento. Rossi abriu os trabalhos com 1m44.5423s, depois Newgarden fez 1m43.7093s e nada mudou até a janela de troca de pneus. Lá no fundão, Tony Kanaan estava em penúltimo e Matheus Leist em último, situação nada boa.

Simon Pagenaud voltou para a pista em oitavo e desesperado para avançar posições enquanto Zach Veach estava num incomum quarto lugar. Quem também veio meio loucaço foi Rossi que passeou pela grama de leve. Pagenaud também passou na grama da mesma forma e queimou uma tentativa. Na volta seguinte, Rossi conseguiu recuperar a liderança que havia perdido para Newgarden ao fazer 1m42.4586s.

No final, uma sucessão de trocas de posição e movimentações no grupo dos 6 classificados. Marco Andretti tomou a vaga de Zach Veach, em seguida, Pagenaud derrubou James Hinchcliffe, e logo depois Ed Jones surgiu das catacumbas para entrar no top 6 no lugar de Felix Rosenqvist. Pra finalizar, Hinchcliffe deu o troco e eliminou Pagenaud. No final do pelotão, Kanaan ficou em último e Leist melhorou um pouquinho e sairá em décimo nono.

Confira o resultado do Grupo 2:


Dupla da Penske quase fica fora do Fast 6

O Round 2 que sempre tem 12 carros, dessa vez teve apenas 11 por causa do abandono de Dixon. Herta pulou na liderança com 1m43.4914s e Rossi em segundo com 1m44.1555s porque errou a volta. Antes da troca de pneus estavam passando para o Fast 6, Colton Herta, Alexander Rossi, James Hinchcliffe, Graham Rahal, Sebastien Bourdais e Takuma Sato.

Josef Newgarden e Will Power estavam fora até então. Depois da troca de pneus, Bourdais deu uma bela passeada na grama, decolou ao passar de volta pela zebra e queimou um jogo novinho de pneus. Power reagiu e fez 1m43.2266s para assumir a ponta. Herta respondeu com 1m42.6546s, um temporal! No meio do caos da luta pela classificação, Hinchcliffe errou a volta e perdeu a posição para Newgarden que acabou se classificando.

Confira o resultado do Round 2:


Rossi e Herta fazem grande duelo pela pole

No começo do Fast 6 Rossi fez logo de cara 1m43.2297s. Power apareceu em segundo com 1m43.3749s e Rahal em terceiro com 1m43.9504s. Herta, Newgarden e Sato guardaram o jogo de pneus para apenas uma tentativa. Newgarden não foi bem e fez apenas 1m43.6036s para ficar em quarto, Sato ficou em quinto com 1m43.8790s e derrubou Rahal para sexto porque Herta em uma volta estupenda marcou 1m42.9920s e cravou a pole! Rossi desesperado para reagir antes do fim acabou errando a volta e não mudou mais nada. Colton Herta se tornou o piloto mais jovem a conquistar uma pole position na Fórmula Indy com apenas 19 anos!

Confira o resultado do Fast 6:


Dessa forma então, Herta vai largar na primeira fila ao lado de Rossi. O resultado não foi de todo ruim para o carro #27 porque sairá na frente do líder do campeonato. A segunda fila é da Penske com Power em terceiro e Newgarden em quarto. E a terceira fila ficou a Rahal Letterman que teve Rahal em quinto e Sato em sexto. Quem também conseguiu um bom resultado dessa vez foi Marco Andretti que sairá em décimo.

O grid completo você confere na imagem abaixo:


A largada está marcada para 13h45 amanhã no horário de Brasília. A cobertura em tempo real você pode acompanhar no Twitter do IndyCar da Depressão e na segunda-feira tem a live do IndycarCast no YouTube. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário