O americano estreia na categoria já com vitória. Bruna Tomaselli terminou no Top 10 e Dudu Barrichello faz boa corrida de recuperação.
E a primeira etapa em St.Petersburg mostra as noviddes que surgiram no Road to Indy, incluindo as que aconteceram aos 45 do segundo tempo, entre o fim de semana passado e o da corrida em si. 

Na USF2000 apenas duas novidades surgiram nos últimos instantes da pré-temporada; a primeira nem é tanto novidade, pois Darren Keane conseguiu a terceira vaga da Cape Motorsports, equipe pela qual vem treinando mas ainda não possui o orçamento para a temporada toda; e Zach Holden, que entra subitamente num segundo carro da BN Racing. Ambos vão para sua terceira temporada, sendo que será a terceira temporada completa de Keane enquanto Holden vem disputando corridas esparsas na categoria, sem completar uma temporada nos últimos dois anos.

No treino livre único da quinta-feira à tarde, vimos os pilotos com maior experiência dominando contra os pilotos que nunca pilotaram em St. Pete antes, somando-se isso a melhor equipe do grid atualmente, a Cape Motorsports, e você tem Darren Keane com o melhor tempo. Bem de perto, vimos o experiente Alex Baron (Legacy) em segundo e a maior surpresa desse treino, Manuel Sulaiman (DEForce) em terceiro. 

Após eles, vieram os pilotos que dirigem pela Pabst, Cape ou Miller Vinatieri, que formam o pelotão da frente da USF2000, incluso neles estavam os dois brasileiros na categoria. Bruna Tomaselli conseguiu o oitavo lugar, enquanto Eduardo Barrichello fez o décimo melhor tempo.

O treino classificatório da primeira corrida foi uma sessão de vinte minutos realizado no fim da tarde de quinta, e houveram dois incidentes nela. Primeiro, com cinco minutos de sessão, Jack William Miller erra na curva quatro e para a sessão por quatro minutos, mas a verde durou por apenas mais dois minutos, pois cameron Shields passou reto na última curva e ficou preso na terra/grama/brita e parou a sessão por mais três minutos. Ambos tiveram seus melhores tempos excluídos e largarão no fim do grid.

Mas não tão no fundo assim, pois três carros tiveram problemas e não conseguiram ir à pista. Incluso nesse caso está o líder da sessão de treinos livres, Darren Keane, e o brasileiro Eduardo Barrichello.

Nas duas primeiras saídas, Hunter McElrea era o líder da sessão, seguido por Colin Kaminsky (ambos da Pabst), Alex Baron e Bruna Tomaselli, que eram os únicos a fazerem tempos menores que 1:14. Mas, na última saída os tempos foram baixando drasticamente, e Braden Eves (Cape) conseguiu fazer o melhor tempo da sessão, conseguindo a pole da prova 1. McElrea melhorou sua marca, mas amargou o segundo lugar, pouco a frente de Sulaiman. Zach Holden (BN) acertou uma volta ótima e subiu ao inesperado quarto lugar, a frente dos outros três carros da Pabst (Colin Kaminsky, Bruna Tomaselli e Yuven Sundaramoorthy) e de Alex Baron.

Confira na tabela abaixo os resultados dos treinos:



St. Petersburg Grand Prix Presented by Andersen RacePark Race 1


A primeira largada do ano de todo o mundo da Indy começou bem acidentada. Eves e Sulaiman largaram bem e mantiveram suas posições, enquanto o pessoal da segunda fila se embolava em um 3-wide mais atrás mas o problema estava um pouco mais atrás ainda. 

Alex Baron largou em sétimo e vinha lado a lado com Bruna Tomaselli e Colin Kaminsky, o francês planejava frear mais tarde passar os dois carros da Pabst, mas não contava com Zach Holden freando um pouco mais cedo a sua frente e, por conta disso, o francês toca na roda traseira de Holden e voa para a área de escape. Bandeira amarela para resgatar Baron, que não precisou muito pois ele saiu sozinho e andando do seu carro. 

Nesse incidente, quem estava do lado mais externo da reta se deu bem. Christian Rasmussen aproveitou que estava do lado mais externo da reta, freou mais tarde e pulou do nono para o terceiro lugar, a frente de Zach Holden (que continuou na prova, sem avarias em seu carro) e Colin Kaminsky. Hunter McElrea estava mais por dentro da reta, e caiu para o sexto lugar, enquanto Bruna Tomaselli estava ao lado de Baron e teve que fazer uma manobra para desviar do carro do francês, caindo para o 12º lugar. Mais atrás, Dudu Barrichello fica em 18º.


Na segunda volta, ainda durante a bandeira amarela, Jose Sierra estava fazendo o aquecimento de seus pneus na 14ª posição quando ele freia de repente e é acertado em cheio pelo carro de Nate Aranda. Uma batida forte e em "T", onde Sierra quebrou a asa traseira de seu carro e Aranda ficou estacionado na entrada da reta e teve de ser auxiliado para sair de seu carro. Bandeira vermelha.

Dez minutos depois, com o resgate de Aranda com o carro médico (ele foi levado para o hospial central de St. Pete com dores nas costas) e pequenos reparos no muro da reta principal, a corrida recomeçou na sexta volta. 

O grid foi reposicionado (o porque eu não sei, porque não voltaram para as posições de largada), onde Eves e Sulaiman mantiveram-se em primeiro em segundo, McElrea subiu para o terceiro lugar, com Holden em quarto, Rasmussen em quinto, Kaminsky em sexto e Tomaselli em sétimo. Barrichello relargou em 18º.

A relargada ocorreu sem incidentes (graças a Deus) na sexta volta, com Eves e Sulaiman relargando bem e mantendo suas posições. Rasmussen relarga muito bem e passa Kamisky, assumindo o quinto lugar logo após a curva um. Na curva quatro, Manuel Cabrera (Exclusive) vinha lado a lado com Reece Gold pelo nono lugar, quando errou completamente o ponto da freada e acabou na área de escape. Como o mexicano deixou seu carro morrer, a bandeira amarela foi acionada novamente. No entanto, ela demorou para ser acionada e, enquanto os carros passavam pela curva um novamente (pra você ter uma ideia de quanto tempo ela demorou para ser acionada), Kaminsky errou na curva um, e Bruna Tomaselli conseguiu passá-lo por dentro, assumindo o sexto lugar. Barrichello passou seu companheiro de equipe, Jack William Miller, na relargada, e pulou para o 16º lugar com o abandono de Cabrera. Com a segunda amarela, a corrida terminaria no cronômetro.

A relargada veio faltando onze minutos para o fim. Eves e sulaiman relargam bem e disparam na liderança, enquanto McElrea foi pressionado por Zach Holden na curva um. Holden tentou passar por fora, mas escorregou um pouco na curva um e acabou perdendo uma posição para Rasmussen. Mais atrás, Tomaselli não largou tão bem, e a piloto acabou ensanduichada com Kaminsky no lado sujo da reta principal e Jose Sierra colocando por dentro. Kaminsky passou a curva um em sexto, com Sierra em sétimo e Tomaselli caindo para o oitavo lugar. Barrichello consegue largar bem e passar Nolan Shields por dentro, subindo para o 15º lugar.

Na curva dez dessa mesma volta, Holden tenta recuperar o quarto lugar colocando por dentro de Rasmussen. Os dois ficam lado a lado por duas curvas até Rasmussen continuar a frente na curva treze; mas Kaminsky e Sierra ficam muito próximos dos dois, fazendo um pelotão de quatro carros muito próximos para a freada da curva um. Na curva, Holden tenta ir por dentro, mas recolhe ao ver que não conseguiria a ultrapassagem; mais atrás, Sierra pega o vácuo e põe por dentro de Kaminsky para tentar o sexto lugar, mas deixa para frear lá na casa do deus me livre e roda, tocando em Kaminsky. Os dois carros continuam funcionando, e ambos vão para os boxes, com Kaminsky trocando o bico do #23 e perdendo uma volta no processo, Sierra trocando toda a asa traseira do #77, perdendo duas voltas no processo. 

A prova continuou em bandeira verde, com Eves ainda na liderança e abrindo um segundo e meio do pelotão, já que Sulaiman segurava McElrea, Rasmussen e Holden. Tomaselli conseguiu desviar do incidente a sua frente e assumir o sexto lugar, mas perdeu dois segundos do pelotão da liderança no processo, mas permanecendo um segundo e meio a frente de Yuven Sundaramoorthy, Darren Keane (que fazia grande prova de recuperação, saindo do 19º lugar na largada para o oitavo posto naquele momento da prova) e Anthony Famularo.

Quando finalmente a prova estava amornando um pouco, até que, faltando três minutos para o fim, Jack William Miller passa direto na curva dez e vai para a barreira de pneus. Bandeira Amarela.

Uma última volta de relargada. Nada acontece na relargada. Eves vence! Sulaiman fica muito próximo em segundo, enquanto McElrea segura Rasmussen e Holden para ficar em terceiro. Bruna Tomaselli se manteve no sexto lugar mesmo com Darren Keane colocando seu carro ao lado da Brasileira tanto na curva um quanto na curva quatro e tem sua melhor posição de chegada na carreira! Dudu Barrichello faz boa corrida de recuperação e consegue o 13º lugar após largar de 20º.

Resultados e pódio

A próxima corrida acontece amanhã à tarde, confira os horários aqui. Até mais!!


Você pode conferir a corrida completa aqui:


Nenhum comentário:

Postar um comentário