A INDYCAR anunciou nesta terça-feira (19) que vai introduzir uma nova medida na proteção de cockpit nos carros. Trata-se do "Advanced Frontal Protection" (AFP), uma peça de titânio feita pela Dallara projetada para impedir que detritos acertem o piloto. O novo dispositivo ferá a sua primeira aparição em todos os carros que participarem de um teste aberto no dia 24 de abril no oval do Indianapolis Motor Speedway.


O AFP tem pouco mais de 7 cm de altura e aproximadamente 2 cm de largura e ficará situado em frente ao piloto, mais especificamente ao longo da linha central do chassi. As equipes da Indy receberam as informações referentes sobre o AFP durante essa semana, e todos os carros terão que ter o dispositivo a partir da Indy 500 em diante.

"A busca pela segurança é algo incessante, e esse é o mais recente passo dado pela Indy no caminho da evolução", afirmou Jay Frye, presidente da categoria.

A Indy rejeitou o uso de um dispositivo semelhante ao halo da F1 pois ele é considerado inadequado para os circuitos ovais, devido a interferências com a linha de visão do piloto. A Indy também testou o windscreen em Phoenix e em Indianápolis, recebendo o feedback de Scott Dixon e Josef Newgarden. Embora nenhum dos pilotos tenha relatado problemas específicos com o dispositivo ou questões sobre a distorção da visão, testes recentes na unidade da PPG em Huntsville apontaram a necessidade de implementar melhorias.

Fonte: IndyCar/Motorpsort

Nenhum comentário:

Postar um comentário