O filho mais velho de Rubens Barrichello fará sua estreia no Road to Indy pela equipe do ex-piloto Jack Miller e do jogador de futebol americano Adam Vinatieri. O filho de Jack Miller será seu companheiro de equipe.


Foi anunciado ontem (27 de novembro) o primeiro piloto brasileiro confirmado na temporada 2019 do Road to Indy. Eduardo Barrichello, o filho do ex-piloto da Fórmula Indy Rubens Barrichello, entra na equipe Miller Vinatieri Motorsports, junto com o filho de um dos donos da equipe, Jack William Miller.

O filho mais velho de Rubens estreou no automobilismo de monopostos faz seis meses, quando estreou na temporada desse ano da F4 USA. Correndo pela DC Autosport with Cape Motorsports, Dudu foi regular no pelotão intermediário, terminando quase todas as provas entre o oitavo e o décimo quinto lugar num grid com trinta ou mais carros. Pela pontuação da F4 USA, que segue o mesmo molde das competições da FIA, Barrichello terminou o campeonato na vigésima colocação, com onze pontos. Parece pouco, mas realmente não é, tendo em vista que pelo menos metade dos competidores a sua frente no campeonato já possui experiência razoável nos monopostos, incluindo cinco que já passaram pelo Road to Indy: Jacob Abel, Jacob Loomis, Kory enders, James Raven e o campeão Dakota Dickerson.

Assim, o segundo ano de Eduardo Barrichello nos monopostos segue para novos rumos. Ao invés de seguir apara a F 3 Americas ou mudar de ares para a Europa, o que seria mais típico para um piloto da F 4 USA, ele se voltou para o Road to Indy e entra na USF2000.
Estou animado por entrar na Miller Vinatieri Motorsports e na USF2000 em 2019", diz Barrichello. “O  Road to Indy é algo que eu sempre olhei durante o kart, e finalmente poder participar dele é algo especial. O plano é fazer muitos testes antes da primeira corrida da temporada, mas posso dizer que já estou contando os dias para St. Pete.
Dr. Jack Miller e Jack William Miller.
Quem também estreia na categoria é a equipe em si, a Miller Vinatieri Motorsports. A equipe nasceu dos esforços do ex-piloto da IRL, o Dr. Jack Miller (companheiro de Felipe Giaffone na antiga equipe com o pior nome do automobilismo americano, a TeamXtreme) e o seu amigo Andy Vinatieri, kicker do Indianapolis Colts na NFL. A equipe surgiu na própria F 4 USA no ano passado, e agora pretende expandir sua estrutura e operações também para o Road to Indy, estreando no ano que vem.

Na realidade, a equipe vem segundo os passos do filho do Dr. Jack Miller, Jack William Miller. O jovem de apenas 15 anos estreou nos monopostos junto com a Miller Vinatieri Motorsports, na temporada da F 4 USA do ano passado, na jovem idade de treze anos. Miller filho perdeu apenas uma etapa nas duas temporadas da F 4, e teve como melhor resultado um quinto lugar na sua corrida de estreia, em Homstead-Miami misto. Ele terminou a temporada passada no 18º lugar, com apenas um ponto a mais que Barrichello.

Ter como companheiro de equipe do dono pode afetar a vida de Barrichello na Miller Vinatieri? Bem, talvez, mas creio que não. A equipe, apesar de nova, tem bastante estrutura para entregar dois bons carros, e uma prova disso é a quantidade de testes que a equipe vem fazendo desde o começo da pré-temporada do Road to Indy, sendo que  esse tipo de favorecimento tende a vir mais quando a equipe não possui grandes estruturas para se manter na categoria, o que não parece ser o caso da Miller Vinatieri. Isso não impedirá o desenvolvimento de progresso de Barrichello no Road to Indy.

O que talvez atrapalhe um pouco seja, provavelmente, a falta de experiência da equipe. A Miller Vinatieri existe a menos de dois anos e apenas na F 4 USA, onde conseguiu apenas uma vitória e não se destacou na pletora de equipes daquele campeonato, e agora parte para o Road to Indy, onde existem algumas equipes que tem suas estruturas por décadas. 

Para dirimir um pouco essa falta de experiência, a equipe tem um driver coach que já pilotou na Indy: Gabby Chaves, além de Osvaldo Negri Jr. auxiliando Barrichello nessa adaptação ao Road to Indy, aos monopostos e a carreira nas pistas.

Essa trinca de Barrichelli, Miller e Vinatieri renderá bons frutos na USF2000? Teremos mais um piloto subindo à Indy principal em breve? Não sabemos, mas torcemos e aguardemos!


Pilotos já confirmados na USF2000:

Miller Vinatieri Motorsports

Nenhum comentário:

Postar um comentário