O americano da BN Racing começou o fim de semana em boa forma e venceu de ponta a ponta a prova 1 de Road America. Carlos Cunha terminou em sexto lugar.
A Pro Mazda entrou para sua oitava corrida do campeonato com novidades. Durante as sessões de teste realizados no circuito de 6,5 quilômetros semana passada, a BN Racing anunciou a entrada do inglês Toby Sowery no lugar do americano Kris Wright e a RP Motorsport Racing anunciou a entrada do mexicano Raul Guzman no lugar do italiano Lodovico Laurini. Sowery tem 22 anos e vinha baseando sua carreira na Europa , disputando a F-3 Britânica no ano passado e retrasado (ficou em terceiro no campeonato de 2016) e, nesse ano, teve de dar um passo atrás por falta de orçamento para um carro na GP3 e vinha disputando a F-4 Italiana. Guzman também vinha buscando uma carreira no automobilismo europeu e vinha disputando a F-Renault 2.0 desde o ano passado, sem muitos resultados positivos.

Assim, o grid da categoria se manteve com os 14 carros vistos desde o misto de Indianápolis, e iniciou suas atividades na quinta-feira com um treino livre e um classificatório. Nesse fim de semana, as provas da categorias serão disputadas na sexta-feira e no sábado, ambas no período da tarde, já que eles terão de dividir a pista com as outras categorias do Road to Indy, com a fórmula Indy, a MX-5 Mazda Cup e o Pirelli World Challenge.

Nos treinos livres vimos o trio da Juncos, a nova dupla da BN Racing, Harissom Scott (RP Motorsport) e Parker Thompson (Exclusive) despontarem, formando o pelotão da frente com os melhores tempos tanto no treino livre único quanto no treino classificatório para a primeira prova. Thompson mostrou-se familiar à pista e fez o melhor tempo pela manhã mas, à tarde, foi derrotado pelo piloto da BN Racing David Malukas por menos de meio décimo, ficando com a pole da corrida 1. o Canadense líder do campeonato teve de se contentar com o segundo lugar, com Rinus VeeKay fazendo o terceiro melhor tempo, seguido pelo estreante Toby Sowery (BN) e pelo experiente Harisson Scott (RP) e pelo brasileiro Carlos Cunha (Juncos), que melhoraram seus tempos no minuto final do treino classificatório.

 

Pro Mazda Grand Prix of Road America Presented by Cooper Tires Race 1


A largada foi dada nessa sexta-feira no período da tarde, e ela ocorreu sem incidentes. Malukas conseguiu disparar e se manteve sozinho na liderança logo após a curva 1, já Parker Thompson largou mal e foi ultrapassado por Sowery e por veeKay na freada da curva um, para Harisson Scott na curva três e para Carlos Cunha na curva Cinco, caindo para o sexto lugar em apenas uma volta. Na mesma curva três, VeeKay passou Sowery e assumiu o segundo lugar, mas levou o xis do novato na freada da curva seguinte e voltou ao terceiro posto, perdendo momento e sendo ultrapassado por Harrison Scott duas curvas depois. Sting Ray Robb vinha se mantendo em sétimo, um pouco mais atrás do pelotão da liderança, mas errou na freada da curva seis e caiu para o 12º lugar.

E foi assim que eles completaram a primeira volta. Malukas na liderança, quase um segundo e meio a frente de seu companheiro de equipe, Sowery. O novato vinha sendo perseguido por Scott, VeeKay, Cunha e Thompson . Mais atrás vinha Megennis, Gutierrez, Guzman, Askew, Serravale, Robb, Lastochkin e Charles Finelli.

A corrida seguiu morna no pelotão na frente pois, conforme as voltas se passavam, os carros se espalhavam pela pista. Malukas conseguia manter confortavelmente sua diferença de um segundo e meio para Sowery, que conseguia abrir distância constantemente de Scott e VeeKay, que se distanciavam pouco a pouco de Cunha e Thompson. 
O pelotão intermediário.
Todos eles abrindo do pelotão intermediário, onde as brigas estavam realmente acontecendo. Robert Megennis estava um pouco mais a frente dos outros competidores do pelotão intermediário, seguido de Guzman, que segurava Gutierrez e Askew atrás de si, enquanto Serravale era ultrapassado por Robb e Lastochkin, voltando ao penúltimo lugar da prova desde que Charles Finelli recolheu seu carro na segunda volta com problemas mecânicos.

Na quarta volta (de quinze totais) Askew conseguiu colocar por dentro e passar Gutierrez, partindo para cima de Guzman e Megennis e deixando a Team Pelfrey restrita ao 10º e 11º lugar. Enquanto isso, o mexicano e o americano da Juncos brigavam pelo sétimo lugar e, na sexta volta, Guzman conseguiu colocar por dentro de Megenis na freada da curva cinco, Megennis atrasou a freada o máximo que pode e acabou embarrigando a curva, fazendo com que o trabalho do novato da RP ficasse mais fácil. Megennis começa a perder rendimento e vai sendo pressionado por Askew pelo oitavo lugar, enquanto Guzman vai mais a frente brigar pelo Top 5, onde a briga se intensificava.

A briga entre cunha e Thompson se intensificou no meio da prova e, na nona volta, Thompson conseguiu passar Cunha por fora na curva cinco e partiu para pressionar VeeKay pelo quarto lugar. O canadense foi capaz de ficar lado a lado com o holandês na curva doze da 11ª volta, mas VeeKay embarrigou a curva e Thompson não teve opção além de passar pela área de escape e pela grama.Thompson caiu nas próximas voltas, mas no início da penúltima volta teve outra chance de conseguir o quarto lugar, O canadense da Exclusive Autosport fez tentativas de colocar por entro do holandês da Juncos nas curvas 1 e 3, mas VeeKay se manteve a frente. 

Na freada seguinte Thompson estava novamente lado a lado com VeeKay, mas o holandês retardou demais a freada embarrigou a curva e foi para a área de escape; perdendo momento e Cunha aproveitou para conseguir novamente o quinto lugar passando seu companheiro de equipe, mas o brasileiro acabou perdendo momento ao pisar na grama na parte interna do Carrossel (curva 8) e acabou sendo ultrapassado por VeeKay na freada seguinte, na curva 12.

Não houve tempo para mais nada, e Thompson terminou a prova em quarto, com VeeKay em quinto e Cunha teve de contentar com o sexto lugar. Lá na frente nada aconteceu, Scott terminou em terceiro, com Sowery subindo no pódio em sua estreia na categoria e David Malukas Vence!

Resultados e pódio.
Com esse quarto lugar, Thompson ainda manteve a liderança com 217 pontos, aumentando sua diferença para 43 pontos a frente de VeeKay, que passou cunha e subiu para o segundo lugar no campeonato. O brasileiro está agora um ponto atrás de seu companheiro de equipe, e 44 pontos atrás do líder do campeonato.

A próxima corrida é no sábado à tarde, até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário