A INDYCAR anunciou no fim de semana passado suas novas especificações de motor para 2021, com um V6 de 2,4 litros twin-turbocharged que criarão mais de 900 hp com o botão de ultrapassagem acionado, pelo menos 100 hp a mais que os motores atuais. Os motores continuarão girando a um máximo de 12.000 RPMs.

A regulamentação atual dos motores da categoria, com Chevrolet e Honda usando unidades de potência de 2.2 litros, está em vigor desde 2012. A próxima regulamentação estará em vigor por seis anos, a partir de 2021, e os testes em pista começarão na metade de 2020.

"Nossos pilotos têm pedindo mais potência e, graças ao trabalho duro da Chevrolet, Honda e do grupo de motores IndyCar, eles vão conseguir. Conversamos com muitos executivos-chave e perguntamos suas opiniões, e todos disseram que essa é uma plataforma muito relevante para o que estão fazendo", disse Jay Frye, presidente de competição e operações, que também acrescentou a informação de que outros fabricantes estão sendo consultados. "Nenhum anúncio de fabricantes adicionais é iminente, mas parece que estamos em um bom caminho."

Jim Campbell, vice-presidente de veículos de desempenho e automobilismo da GM nos Estados Unidos, disse que o motor "continuará mostrando tecnologias relevantes que incorporamos em nossos motores de produção. A oportunidade de transferir aprendizados em desempenho, confiabilidade e eficiência entre a pista de corrida e o showroom é muito importante para a Chevrolet."

Art St. Cyr, presidente da Honda Performance Development, declarou: "A nova fórmula do motor da IndyCar deve ser excitante para os fãs e um desafio técnico interessante para a [HPD]. Embora a arquitetura geral permaneça semelhante à do motor atual, o aumento do deslocamento trará muitas mudanças, incluindo um notável aumento na potência que deve agradar a todos os fãs do esporte."

"Além disso, proporciona aos nossos designers e engenheiros uma oportunidade para um desenvolvimento significativo, que é um desafio bem-vindo na Honda".

Fonte: Motorsport/IndyCar

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