A corrida mais esperada do ano terá um corte de 33 pontos que seria oferecida durante os treinos classificatórios da corrida mais famosa da América.
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Não bastava dar 100 mil dólares, tinha que dar 42 pontos também. |
Existem algumas tradições da Indy que raramente são quebradas, e uma delas é modificar as pontuações da caategoria. Nos últimos anos o alvo da categoria tinha sido a competição entre chevrolet e Honda no campeonato de construtures, mas, no ano que vem, a pontuação para as qualificações das 500 milhas de Indianápolis mudarão.
Até esse ano, a pontuação era dada para todos os 33 carros que se qualificavam para a prova: 42 para o pole, 40 para o segundo, 38 para o terceiro e descia de 2 e 2 pontos até o nono colocado, que ganhava 22 pontos; a partir daí, o décimo ganhava 21 pontos, e descia de 1 em 1 pontoaté o último colocado, que ganhava apenas um ponto. Esse sistema funcionou de 2015 até a temporada desse ano.
Agora, apenas os nove primeiros, que disputam a pole no segundo dia de classificação, ganham pontos. O pole das 500 milhas de Indianápolis ganhará 9 pontos, o segundo 8 e assim por diante, até o nono colocado, último no Fast nine, que ganha um ponto.
A mudança, feita por Jay Frye, presidente de competição e operações da INDYCAR, defendeu a mudança: "Há várias formas diferentes de fazer a pontuação na qualificação de Indianápolis, e com base em como vamos executar a qualificação como um show de dois dias, é importante para as equipes fazer o máximo de pontos, ter algum um incentivo, mas não vamos muito longe com isso. Não é como se as equipes precisassem de um incentivo para entrar na pole, então é onde achamos que é melhor ainda dar pontos para aqueles que chegam aos nove primeiros, mas não é um grande prêmio que dá uma vantagem ou desvantagem no campeonato. Passar de 42 [pontos] para a pole para nove é algo que todos dissemos achou que era a direção certa".
Isso causará uma redução na pontuação oferecida pela etapa mais esperada do ano, mas as 500 milhas continua sendo a etapa que dará mais pontos, um total de 109, a frente da corrida final em sonoma e da rodada dupla de Detroit, que oferecem de cinco a sete pontos a menos. Entretanto, a diferença de 33 pontos pode fazer diferença em um campeonato equilibrado como promete ser o do ano que vem.
Essa, por enquanto, foi a única modificação feita na pontuação para a temporada de 2018 da Indy, com as pontuações para pilotos e equipes sendo as mesmas do ano passado. No entanto, a forma de pontuar as fabricantes de motores ainda não foi anunciada.
Fonte: Racer
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