O uruguaio da Belardi vence em Gatewau depois de um duelo com o inesperado Juan Piedrahita mas é Kyle Kaiser que se torna o campeão virtual da Indy Lights 2017.


A penúltima etapa da temporada 2017 da Indy Lights aconteceu no novo circuito de Gateway, que volta à categoria depois de mais de uma década afastado. No certame tivemos novidades, com a entrada de Chad Boat, filho de Billy Boat, estreando nos monopostos guiando o QUARTO carro da Belardi Auto Racing.

Pois bem, os quinze carros seguiram para um treino livre na sexta, um treino classificatório no sábado à tarde e a corrida, com 75 voltas, ralizada pouco antes da corrida da Fórmula Indy.

Nesse fim de semana, a Andretti Autosport começou bem forte, com três de seus carros ficando entre os cinco primeiros no treino livre, enquanto Juncos, Belardi e Carlin ficavam um pouco mais atrás. Entretanto, em ovais, existe um outro fator importante: a experiência. Por esse motivo, Zachary Claman de Melo (segunda temporada na Lights) foi o mais rápido da Carlin no treino livre, conseguindo o sexto melhor tempo da sessão; Kyle Kaiser (terceiro ano na categoria) foi o mais rápido da Juncos, no sétimo lugar; Juan Piedrahita (quarto ano na categoria) conseguiu o quarto melhor tempo, enquanto Dalton Kellett (terceiro ano) e Santiagu Urrutia (segundo ano) fizeram os dois melhores tempos.

O treino classificatório não foi tão diferente, com um um misto de pilotos experientes mais os pilotos da Andretti Autosport conseguindo a metade de cima do grid de largada. Os estreantes da Andretti alcançaram a segunda fila com os estreantes Nico Jamin e Ryan Norman, enquanto Colton Herta, que disputava o título, ficou apenas no sétimo lugar. Kyle Kaiser, líder do campeonato e que precisava de apenas um sexto lugar para garantir virtualmente o campeonato desse ano, largaria na sexta posição.

No fim do treino, Santi Urrutia, vice-líder do campeonato, conseguiu a pole provisória; mas Juan Piedrahita, o últimoa ir para a pista, fez duas volas com tempos seis décimos de milésimos mais rápidas que Santiago Urrutia, e garantiu a pole em Gateway, sua primeira em 56 largadas pela Lights.


Mazda St. Louis Indy Lights Oval Challenge Presented by Cooper Tires


A corrida de 75 voltas começou com Piedrahita liderando o grid para a bandeira verde. O colombiano larga bem, bem como o uruguaio Urrutia. Os 15 carros completaram as três primeiras curvas sem incidentes, mas quatro carros encontraram problemas na curva 4. Na briga pelo sétimo lugar, Colton Herta vina por dentro na curva e Neil Alberico por fora, o filho de Bryan Herta não conseguiu se manter por dentro e escorregou para fora, fazendo Alberico rodar e, mais atrás, enquanto desviavam, Shelby Blackstock tocou no muro externo e Aaron Telitz bater no muro interno da curva quatro. Telitz e Blackstock foram aos boxes e, enquanto Blackstock consertou sua asa traseira e voltou para a prova uma volta atrás, Telitz abandonou sua primeira prova na temporada. Bandeira amarela.

No fim da primeira volta, Piedrahita manteve sua inesperada liderança, a frente de Urrutia, Kaiser, Jamin, Zachary Claman de Melo, Ryan Norman, Colton Herta e Matheus Leist. A corrida iria se iniciar na volta cinco, mas Zachary Claman de Melo passou pela grama, rodou e ofi pro fim do grid.

Relargada de verdade veio na volta nove. Piedrahita manteve sua liderança, enquanto Urrutia e Kaiser brigavam pelo segundo posto e, mais atrás, Jamin, Herta, Dapero e Leist formavam a briga pelo top 5.

Lá na frente, Urrutia fechava a porta de kaiser sempre na freada da curva três, indo por dentro; entretanto, na volta dez, Kaiser pegou um forte vácuo e conseguiu passar o uruguaio por fora, assumindo o segundo lugar. Kaiser não tinha um carro bom para andar sem vácuo, e acabou prendendo Urrutia, que logo reconquistou seu segundo lugar colocando por dentro de Kaiser na curva um da volta 16.

Enquanto Urrutia ia pra frente buscar Piedrahita, Kaiser ficou para trás e, algumas voltas depois, segurava Jamin, Herta, Dapero, Leist e de Melo.

Esse comboio se formou após Leist e de Melo escalarem o pelotão, e se formou entre as voltas 25 e 30, e detinha a maior parte da ação. Leist, nesse meio tempo, tinha o carro mais rápido, e conseguiu passar Dapero e Herta, assumindo o quinto lugar na volta 35 e se juntando a Jamin no ataque feroz a Kyle Kaiser, enquanto Herta segurava Dapero e de Melo pelo sexto lugar.

Kaiser se colocava sempre na linha mais baixa, enquanto Jamin tantava, ineficazmente, ultrapassar na linha mais alta; mas, na volta 44, o californiano escorregou na curva um, indo para a linha de cima, e Jamin aproveitou para tomar o terceiro lugar. Kaiser perdeu momentum, e Leist aproveitou para também passá-lo por dentro na entrada da curva três. Herta e de melo, após deixar Dapero para trás, também tentaram se aproveitar do mal momento de Kaiser, mas não conseguiram.

Lá na fre,te Urrutia conseguiu chegar próximo de Piedrahita na volta 25, mas a distância de um segundo se mantinha firme entre eles. Entretanto, apareceu Chad Boat. O estreante na Indy Lights (e nos mmonopostos em geral) vinha virando de dez a quinze milhas de média mais lento que os demais, e se preparava para levar a segunda volta do pelotão. Mas, Juan Piedrahita teve dificuldades para se aproximar num primeiro momento e, em meia volta atrás de Boat, toda sua diferença para Urrutia se foi. O momento final foi na entrada da curva 3 na volta 43, quandoPiedrahita pos seu carro na linha de cima para passar Boat e Urrutia aproveitou para se colocar na linha mais abaixo, passando os dois e conseguindo a liderança da prova.

Após esses eventos a corrida seguiu mais monótona. Na volta 50, Urrutia mantinha distância segura de um segundo e meio para Piedrahita, que mantinha cerca de quatro segundos para Jamin, Leist e Kaiser, que tinha distãncia segura para Herta e de Melo.

Mas a tranquilidade não durou tanto na prova, pois Chad Boat ainda estava na prova. Na volta 62, enquanto ele levava a terceira volta do pelotão, Neil Alberico se aproximava para dar uma volta no filho de Billy Boat passando pela linha de cima na curva um, mas Alberico acabou descendo para a linha de baixo muito rápido e acabou tocando roda com roda com Boat e indo direto pro muro. boat continuou se arrastando pela linha de baixo e, na curva dois, Garth Rickards se aproximou muito rápido e não viu o carro lento de Boat, acertando-o em cheio. Os três carros terminaram destruídos, mas os três pilotos passam bem e saíram do acidente sem arranhões. Bandeira amarela que, cinco voltas depois, virou bandeira vermelha.

Após quinze minutos de bandeira vermelha e mais duas voltas de bandeira amarela, os pilotos relargaram. Piedrahita e herta largaram muito bem, onde o Filho de Bryan Herta passou Kaiser e assumiu o quinto lugar, enquanto Piedrahita forava por dentro de Urrutia e assumiu novamente a ponta da prova. O colombiano abria uma pequena distância, enquanto Urrutia teve de segurar Jamin, Leist e Herta. Na volta seguinte Jamin tentou colocar por fora de Urrutia na curva três, mas não conseguiu manter o carro na linha de fora e acabou ficando de lado, chamando a última bandeira amarela do dia. No trabalho de desviar, Leist acabou perdendo posição para Herta e Kaiser, caindo pro quinto posto.

A última relargada veio faltando três voltas pro fim. No grupo que brigava pelo lugar mais baixo do pódio, Herta, Kaiser, Leist e Dapero vinham num grupo muito próximo. Leist tentou atacar Kaiser, mas acabou furando seu pneu e teve de ir aos boxes até o fim da prova. Herta permaneceu as três voltas na linha de dentro, fazendo com que Kaiser não conseguisse chegar perto do americano e tendo de se contentar com o quarto lugar, enquanto Herta passava a linha de largada/chegada em terceiro.

Na disputa entre Piedrahita e Urrutia, o colombiano, novamente, largou muito bem e usou sua experiência para cmanter uma dis tância para o uruguaio, mas Urrutia recuperou o momentum e começou o ataque faltando duas voltas para o fim. O piloto da Belardi teve uma saída melhor na curva dois e, como Piedrahita deixou o lado de baixo livre, conseguiu emparelhar por baixo, contornando melhor a curva e completando a ultrapassagem na reta principal.

Daí pra frente a mágica de Piedrahita acabou e ele não conseguiu mais recuperar-se, tendo de se contentar com seu segundo lugar, pois Urrutia vence!


Entretanto, a vitória teve gosto amargo para Urrutia, pois, com o quinto ligar de Kyle Kaiser, ele ainda tem 31 pontos de vantagem para Urrutia, o vice-líder do campeonato. Como o máximo de pontos que um piloto pode somar é 33 pontos e, com 14 carros no grid para Watkins Glen, o último colocado marca sete pontos, basta Kaiser largar daqui duas semanas e será o campeão da Indy Lights 2017. colton Herta permanece em terceiro no campeonato, com 277 pontos, enquanto Leist manteve o quarto lugar no campeonato, com 260.

A próxima etapa é na semana que vem, em Watkins Glen. Até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário