Apesar de não ter ido tão bem nos treinos livres, Askew ressurgiu no domingo conquistando a pole e vencendo de ponta a ponta em iowa. Lucas Kohl fechou o dia no sétimo lugar.


Treino classificatório

Como é de praxe nos treino classificatórios em ovais, eles são uma cópia dos treinos da fórmula Indy: cada piloto vai sozinho para a pista e dá duas voltas, onde a média de velocidade das duas voltas é usada para definir o grid.

Os treze pilotos foram para a pista um a um. No começo Robert Megennis fez a volta mais rápida sendo o segundo piloto a sair para a pista e só perdeu a pole quando Oliver Askew entrou na pista e fez a melhor média de velocidade do dia, ficando com a pole. A Pabst Racing conseguiu o segundo e terceiro lugares com Calvin Ming e Rinus VeeKay, com o veterano-estreante Alex Baron no quarto lugar e deixando Robert Megennis em quinto. Lucas Kohl não deu sorte (ele é bom em não dar sorte quando se precisa de sorte), foi o quarto a ir para a pista e terminou a qualificação no sétimo lugar.


Mazda Indy 60 presented by Cooper Tires

Largada, com menos carros, mas com os que mais importam. 
Largada limpíssima para as 60 voltas no Iowa Speedway. Askew conseguiu se manter a frente e disparar, enquanto Ming e VeeKay disputavam o segundo lugar. Mais atrás, Megennis conseguia passar Baron e assumir o quarto lugar e, quando os dois estavam lado a lado nas curvas 3/4 Baron errou e subiu para a sujeira, caindo para o meio do pelotão.

Aos poucos os carros foram se separando na pista: Askew abria distãncia para Ming e Veekay, que abriam distãncia para Megennis, Agren, Kohl, Baron e Frederick. 

A ação mesmo ocorreu do quarto ao nono lugar. Buscando recuperar da qualificação não muito boa ou do erro nas primeiras voltas, Kaylen Frederick e Alex Baron tentavam se recuperar de suas posições no meio do pelotão. A primeira vítima dels foi Ayla Agren, que tinha qualificado muito bem e estava na quinta posição, mas não tinha bom ritmo de prova e começou a ser preseguida por Kohl, Baron e Frederick. 

Fim de semana difícil para a Exclusive Autosport
Baron consegue passar Kohl na volta nove e Agren na volta 13, indo perseguir Megennis, enquanto a piloto norueguesa seguravam o brasileiro e o americano. Isso durou até a volta 17, quando o grupo se aproximou para dar uma volta em Dev Gore. Agren se enrolou para passar o retardatário, e Kohl e Frederick conseguiram passá-la pela linha de cima.

Com isso, Megennis e Baron brigavam pelo quarto lugar, enquanto Kohl e Frederick brigavam pelo sexto posto. Kohl manteve-se a frente de Frederick até faltar dez voltas para o fim, quando o retardatário Moises de la Vara diminuiu o momentum de Kohl enquanto levava uma volta e habilitou Frederick a ficar lado a lado com o brasileiro or duas voltas, com Frederick por fora e Kohl por dentro, até que o americano de 14 anos conseguilu se impor na saída da curva dois e passar o brasileiro. Frederick terminou em sexto e Kohl terminou no sétimo lugar.

Na dupla da frente, Megennis foi presa fácil para Baron, quando o francês da ArmsUp passou Megennis na primeira chance que teve, na volta 36. Baron tentou seguir a frente e chegar na dupla da Bast que esava no pódio, mas não conseguiu e terminou no quarto lugar, enquanto megennis perdeu ainda mais terreno e teve de brigar para se manter a frente de Frederick e Kohl.

Lá na frente, Ming se manteve pouco a frente de VeeKay, que esteve a menos de meio segundo do guiano durante toda a prova. Quando Ming vacilou, saindo de traseira na curva quatro, VeeKay o passa na reta principal e assume o segundo lugar no pódio. Lá na frente, Askew passou sozinho a linha de largada/chegada em todas as voltas e vence!
Resultados e pódio.
Agora, com essa vitória de Aslew e o segundo lugar de VeeKay, o americano tem 32 pontos de vantagem sobre o holand~es na liderança do campeonato (Askew tem 248, enquanto VeeKay tem 216). Lucasl Kohl conseguiu subir mais uma posição no campeonato, e sua recuperação agora o coloca no sétimo posto, com 93 pontos. 

A próxima prova do campeonato acontece do outro lado da fronteira americana, no circuito de rua de Toronto, já na semana que vem.  Até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário