O brasileiro entrou com tudo na segunda metade do campeonato da Indy Lights conseguindo sua segunda vitória seguida de ponta a ponta e assumindo a vice-liderança do campeonato.
Não sei se leist vai sorrir, fechar a cara ou espirrar nessa foto.
A Indy Lights chegou em Road America para fazer sua etapa de meio do campeonato, onde a primeira corrida da rodada dupla marca o fim da primeira metade do campeonato e a segunda corrida inicia a metade final da temporada 2017 da principal categoria de acesso à Fórmula Indy. 

Os mesmos 14 carros que largaram em Indianápolies estão presentes em Elkhart Lake, mas apenas treze deles conseguiram participar do único treino livre de sexta-feira, pois Colton Herta teve problemas na bomba de combustível e o americano não participou desse treino. A Andretti Autosport não se mostou muito forte nesse treino, quando todos os outros três pilotos ocuparam posições entre o sétimo e o décimo lugar. em contrapartida, a Carlin veio muito forte com Zachary Claman de Melo, Neil Alberico e Matheus Leist ficando entre os cinco melhores tempos. Mas nenhumd eles chegou perto de Kyle Kaiser, que liderou a sessão com quase dois décimos de segundo de diferença para de Melo.

Na sexta à tarde veio ot reino classificatório para a primeira corrida do fim de semana e foi aí que a bizarrice começou. Com o problema da bomba de combustível, colton Herta não conseguiu fazer bem seu ajuste e terminou a sessão em penúltimo, a frente a penas de Zachary Claman de Melo que teve problemas de motor. No meio da sessão, Kyle kaiser vinha na pole, mas foi superado pela surpresa Neil Alberico nos minutos finais. Kaiser também foi superado pela surpresa Ryan Norman, que conseguiu o terceiro melhor tempo e por Matheus Leist, que fez a pole da primeira prova!


Mazda Indy Lights Grand Prix of Road America Presented by Allied Building Products race 1

Não tem foto da largada então vai foto da curva três mesmo.
A largada foi um pouco conturbada. Leist foi surpreendido com uma bandeira verde acionada antes do brasileiro chegar na linha onde os pilotos são livres para acelerar e, com isso, foi surpreendido por Neil Alberico e Ryan Norman colocando-se aos seus lados; o 3-wide continuou, com Leist conseguindo se mudar para a linha de dentro e Norman para alinha de fora. Os dois ensanduicharam Neil Alberico, que foi para a área de escape e caiu para o nono lugar, com danos em sua asa dianteira.

Sa saída e volta de Alberico causou um pouco de confusão aos pilotos que vinham atrás. Kyle Kaiser, Nico Jamin e Santiago Urrutia (que largou da décima posição e se aproveitou da bandeira verde surpresa para alcançar o sexto lugar antes mesmo da linha de largada) passaram incólumes, mas Dalton Kellett e, principalmente, Shleby Blackstock foram atrapalhados. Blackstock foi ultrapassado por Juan Piedrahita.

No fim da primeira volta, Leist tinha quase um segundo de vantagem para Norman e Kaiser, que tinha um segundo de vantagem para Urrutia, que passou Nico Jamin uqando este errou na última curva da primeira volta. Jamin vinha liderando um pelotão formado por Kellett, Piedrahita, Blackstock, Alberico e Aaron Telitz.

Na segunda volta (de vinte totais), Kaiser tentou colocar por dentro de Norman, mas o piloto da Andretti também se moveu para dentro na freada da curva cinco e Kaiser acabou empurrando Norman. Kaiser conseguiu passar Norman, mas ambos perderam posições para Urrutia, que assumiu o segundo lugar depois de largar da décima posição. Na volta seguinte Kaiser tentou retomar o segundo lugar de Urrutia e o conseguiu na curva um, mas errou na curva seguinte e, leovu o xis do uruguaio. Na mesma curva que Kaiser errou, Norman também embarrigou-a e seus companheiros de equipe Jamine Kellett o passaram na reta oposta.

Até Ryan Norman estava andando bem.
Depois de tanta ação, o grupo da frente começou a sossegar. No fim da quarta volta leist tinha mais de dois segundos de vantagem para Urrutia e Kaiser, que tinham um segundo e meio de vantagem para Jamin, Kellett e Norman, que abriam vantagem para o pelotão intermediário, formado por Blackstock, Piedrahita, Alberico, Dapero, Herta, de Melo e Telitz, enquanto todos abriam distância de Garth Rickards.

No pelotão intermediário estavam a maioria das batalhas por posições mas, aos poucos, esse pelotão foi se desfazendo. Juan Piedrahita, Neil Alberico e Shelby Blackstock estiveram brigando a corrida toda e, aos poucos, conseguiram se separar de Niclas Dapero e Aaron Telitz, que se separaram de Herta, de Melo e Rickards. Na volta sete Alberico e Blackstock entraram lado a lado na curva um, quando Alberico fechou a porta do piloto da Belardi, que foi para a área de escape e perdeu posição para ele e para Nicolas Dapero.

A frente dese grupo, Ryan Norman se recuperava, passando Kellet na curva cinco da volta oito e Jamin na curva cinco da volta doze, assumindo o quarto lugar. Entretanto, aos poucos, os pilotos da Andretti começaram a perder rendimento e Piedrahita, Alberico e Dapero conseguiram se aproximar do trio da Andretti. A primeira vítima foi Kellett, que perdeu posições para Piedrahita, Alberico, Dapero e Blackstock nas voltas treze, catorze, quinze e quinze, respectivamente. 

A vítima seguinte era Nico Jamin, mas apenas Piedrahita conseguiu ultrapassar o francês, já que Neil Alberico vinha enfrentando problemas com sua asa dianteira quebrada pelo acidente na primeira volta mas ainda conseguia segurar Dapero, Blackstock e Kellett atrás de si.

Mais a frente, Urrutia conseguiu segurar Kaiser por toda a prova. Apesar de ter um bom ritmo de prova, o piloto da Juncos em nenhum momento consegui colocar de lado do uruguaio e teve de se contentar com o terceiro lugar da prova.  Mais a frente ainda e dominando com autoridade, Matheus Leist vence!
Resultados e pódio.
Com a vitória e o azar de Herta, Jamin, Telitz e Alberico, o brasileiro Matheus Leist subiu do sexto para o segundo lugar no campeonato, apenas 21 pontos atrás do líder Kyle Kaiser (174 para Kaiser, 153 para Leist). Apenas um ponto atrás de Leist vem Nico Jamin, seguido por Colton Herta (138), Neil Alberico (136), Aaron Telitz (132) e Santi Urrutia (130).

H próxima corrida acontece no domingo de manhã. Até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário