Largando da pole e liderando a
maior parte da prova, piloto da RLL conta com estratégia estranha de Hélio
Castroneves, que terminou em sétimo, para vencer pela primeira vez em Detroit.
Tony Kanaan termina em décimo-quinto.
Quinta vitória de Graham Rahal na Indy. (Foto: IndyCar) |
A largada da prova foi praticamente
limpa, não houve nenhuma batida, exceto por James Hinchcliffe, que rodou
sozinho e ficou parado na curva dois do circuito em Belle Isle, causando assim
a primeira bandeira amarela da prova.
A relargada veio na volta três e
as primeira posições permaneceram inalteradas. Rahal era o líder, seguido de
perto por Helinho. Sato era o terceiro e Rossi o quarto. Do meio pra trás do
pelotão as brigas eram intensas. Power, Andretti, Chilton, Pagenaud,
Hunter-Reay e Kanaan lutavam curva a curva por posições mais à frente.
A primeira janela de paradas
começou logo na nona volta com Hunter-Reay, depois com Marco Andretti,
Newgarden e os demais. Hleio, que vinha forte atrás de Rahal, foi chamado para
fazer a sua parada na volta 15, numa tentativa arriscada de Roger Penske, seu
estrategista e patrão, de fazer uma estratégia diferente do líder, Rahal, que
parou apenas na volta 23. Dixon foi o último a parar, na volta 25.
E então, na volta seguinte, a
vigésima sexta, Charlie Kimball rodou sozinho na reta oposta e ficou parado,
deixando seu carro morrer. Conor Daly, que também vinha lá atrás, acabou tendo
problemas também na curva seguinte e abandonando a prova. Era assim a segunda
bandeira amarela do dia. Helinho, então líder e que vinha abrindo de Rahal, foi
extremamente prejudicado com essa amarela.
Após o segundo pit-stop de Hélio,
Rahal assumiu a liderança da prova e não a perdeu mais. O brasileiro da Penske,
que tinha o carro mais rápido na corrida, chegou a incomodar Rahal, tirando
cerca de 2s por volta do americano, mas a necessidade de parar uma última vez
prejudicou e muito a sua briga pela vitória.
Enquanto isso, no meio do pelotão,
a Penske também batia cabeça nas estratégias diferentes com Power e Pagenaud,
que andavam abaixo da décima-quinta posição. Apenas Newgarden aliou bom ritmo e
estratégia, brigando com Alexander Rossi nas últimas dez voltas pelo quarto
lugar.
Hélio voltou de seu último
pit-stop em nono lugar, atrás de Max Chilton. O piloto brasileiro então
conseguiu ultrapassar o inglês da Ganassi e também passou Takuma Sato, que
precisou parar nas últimas voltas para completar seu combustível para o fim da
prova. Dixon, que pouco apareceu e largou do sexto lugar, terminou em segundo
lugar, a 6s de Rahal e assumindo assim a liderança do campeonato por três
pontos sobre Hélio, até a segunda prova, que ocorrerá amanhã, às 16h30, com transmissão ao
vivo da Band. Até lá!!
Confira abaixo o resultado final
da prova:
A classificação do campeonato após sete etapas está assim:
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