A primeira saída dos pilotos para a qualificação das 500 milhas de Indianápolis é definida por sorteio, confira abaixo a ordem.
O sorteio é feito retirand-se papeizinhos com o número de cada posição na fila.
A sexta-feira, além do fast friday, o dia de treinos livres onde os carros conseguem as maiores velocidades, é marcada também por outra tradição: o sorteio da primeira saída do primeiro dia de qualificações para as 500 milhas mais famosas do mundo.

Esse sorteio, realizado logo após o fim do fast friday, é realizado para definir a ordem da primeira ida de cada carro para sua primeira tentativa de marcar tempo; cada piloto tem mais três tentativas para melhorar seu tempo ao longo do dia. O objetivo desse primeiro dia é ficar entre os nove primeiros, que vão para o Fast Nine no domingo tentar a pole; outro objetivo para quem corre a temporada completa é também tentar fazer mais pontos, já que o primeiro desse treino ganha 33 pontos no campeonato, o segundo ganha 32, o terceiro ganha 31 e assim por diante.


Primeiro as damas. Pippa Mann foi a primeira a ser escolhida para entrar na pista. Ela será seguida por Montoya e pelo Brasileiro Tony Kanaan, o terceiro a ir à pista. Hélio Castroneves, o brasileiro que tenta o tetracampeonato em Indianápolis, será o sétimo a ir à pista. o espanhol Fernando Alonso será o 16º.  O sorteio envolve carros titulares e reservas, assim, se algum piloto deseja treinar com o carro reserva ao invés do titular, terá que esperar a vez do carro reserva na fila.

Logo após a primeira tentativa de Gabby Chaves, o último a tentar marcar tempo, se formará uma fila dos pilotos que querem tentar melhorar seu tempo para entrar nos nove primeiros. Nesse ano serão duas filas: uma mais rápida, onde os pilotos vão primeir para a pista, maas sua entrada nessa fila apagam seu melhor tempo, e uma mais segunda linha, que só parte quando a primeira fila termina, mas os pilotos que qualificam da segunda fila não perdem seu tempo anterior.

O primeiro dia de treinos classificatórios começará às 12 horas de Brasília, e seguirá até o tiro final, às 18 e 50 da tarde. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário