A IndyCar anunciou nesta terça (7) algumas mudanças com a intenção de "entregar para os fãs corridas mais emocionantes". As alterações são, basicamente, na condução dos treinos dos finais de semana e uma nova regra com relação ao botão de ultrapassagem (push-to-pass).

A qualificação para as corridas em Phoenix e Gateway será realizada no mesmo dia das corridas. Na rodada dupla de Detroit serão duas sessões classificatórias formadas por dois grupos com base nos tempos do último treino livre, com 12 minutos cada, sendo ao menos cinco deles de bandeira verde. O piloto que causar bandeira vermelha perderá as duas melhores voltas e o direito de seguir na sessão.


Dixon e Kanaan durante treino um Phoenix, 2016. (Foto: IndyCar)

A novidade com relação ao push-to-pass é que a utilização do dispositivo se dará por segundos e não por quantas vezes o piloto acionava, como antes. Cada piloto terá direito a 150 segundos com o botão acionado em St. Pete, Sonoma e Detroit, enquanto nas outras provas de rua/misto serão 200 segundos. Assim, os pilotos poderão utilizá-lo quantas vezes quiser, mas tendo em mente a importância de economizar os segundos para momentos cruciais das provas. É importante salientar que o push-to-pass não estará disponível em largadas e relargadas, a menos que a relargada ocorra quando a corrida estiver nas duas voltas finais.

Pra finalizar, foi anunciado também que nos circuitos mistos e de rua, exceto no GP de Indianápolis que será realizado em apenas dois dias, as equipes também vão ganhar um jogo extra de pneus vermelhos para os treinos livres.

"A Indy consultou acionistas, equipes, pilotos, promotores de evento para aperfeiçoar a prorgamação de fim de semana e gerar o máximo de valor e emoção para todos"", disse Jay Frye, o presidente de operações da Indy. "Essas mudanças são sutis, mas melhorarão a experiência para todos os envolvidos, especialmente os nossos fãs."

Fonte: IndyCar

Nenhum comentário:

Postar um comentário