O brasileiro consegue uma Vitória com V maiúsculo ao liderar de ponta a ponta a primeira prova do fim de semana. Apesar da vitória, Franzoni está fora da briga pelo título, pois Parker Thompson e Anthony Martin completaram o pódio.


Victor (ArmsUp)dominou as sessões de treinos desde ontem e ficou com a pole position das duas provas do fim de semana em Laguna Seca. Franzoni ainda tinha chances de título, mas seria bem difícil, pois nenhum dos outros dois postulantes ao título, Anthony Martin e Parker Thompson (ambos da Cape), precisariam ficar fora dos dez primeiros lugares.

Ainda mais difícil quando Anthony Martin conseguiu os dois segundos lugares no grid e Parker Thompson os dois terceiros. Jordan Lloyd e Yufeng Luo (ambos da Pabst) vinham logo atrás no grid, com Luke Gabin (JAY Motorsports) saindo do sexto posto. O gaúcho Lucas Kohl, da John Cummiskey Racing,  em mais um circuito onde estrearia, conseguiu o oitavo lugar no grid com dezoito carros.


A largada foi quase limpa. Franzoni largou bem e manteve a ponta, mesmo com os dois pilotos da Cape atrasando o máximo possível a freada. Franzoni ainda sai do hairpin a ponta, com Martin e Thompson lado a lado pelo seguindo lugar, perseguidos por Gabin, Lloyd e Yufeng. Mais atrás, os dois pilotos da John Cummiskey se tocaram e tanto Kohl quanto Michael Scott caem para o fim do grid.

No fim da primeira volta, Franzoni já tinha liderança de mais de um segundo para o pelotão de trás, liderado por Martin, Thompson, Gabin e Lloyd. Um pouco mais atrás estava Yufeng, Dickerson, Megennis, Lastochkin e Denes.

Com o passar do tempo, os três grupos principais iam se separando, com Franzoni abrindo distância de Martin-Thompson-Gabin-Lloyd, que abriam distância de Yufeng e todo o resto do grid.
Pelotão onde aconteceu a maioria das brigas.
No grupo de trás, Lastochkin já tinha conseguido passar Megennis (na volta 4) e Dickerson (volta 5), mas na volta doze ele sai da pista na entrada da perigosa curva seis da volta sete, caindo quase pro fim do grid. Como Yufeng estava um bocado mais lento que os líderes e as ultrapassagens não são muito fáceis em Laguna Seca, o chinês segurou grande parte do grid a prova toda, e ajudou Lastochkin e Kohl, que se acidentou na primeira volta, a se recuperarem e chegar no top 10. Philip Denes, se beneficiando dos erros de Lastochkin e de Dickerson na volta final, conseguiu seu to p 10 logo na primeira prova, sendo ainda o melhor piloto de sua equipe.

No grupo que brigava pelo pódio, Martin era pressionado por Thompson e Gabin o tempo todo da prova, sendo que Thompson consegue a ultrapassagem na curva seis da 11ª volta, se aproveitando de uma travada de roda de Martin uma curva antes. Gabin pressionou Martin para tentar a ultrapassagem, enquanto Thompson disparava rumo à Franzoni.

Entretanto, nenhum deles chegou perto de Franzoni, que chegou à frente e venceu!

Resultados e pódio.
Franzoni tinha chances de título, pois sua diferença para o líder do campeonato era de 52 pontos com cada vitória valendo até 33 pontos. Com essa vitória e o terceiro lugar de Martin, a diferença caiu para 41 pontos, não dando mais chances de título para o brasileiro.

Com esses resultados, apenas Martin e Thompson disputam pelo título. Thompson tinha 21 pontos de diferença para Martin e como Thompson chegou um degrau no pódio a frente do líder do campeonato, conseguiu descontar uma vantagem de três pontos no campeonato.  Agora a diferença é de apenas 18 pontos, e Martin será campeão mesmo chegando na quinta posição na última prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário