Com a Andretti vencendo a terceira corrida seguida no oval de 5/8 de milha, Weiron Tan vence a prova. Victor Franzoni termina fim de semana difícil com o sexto lugar.

Treinos

Depois do fim de semana com o maior número de carros em Indianápolis, a Pro Mazda teve quinze concorrentes no Lucas Oil Raceway: treze deles que fazem a temporada completa, Victor Franzoni que subiu de categoria em Indianápolis e Bobby Eberle, na categoria expert para pilotos acima dos 30 anos.

Tan continua a linha de domínio da Andretti em Lucas Oil.
Nos testes de quinta-feira a Cape Motorsports consegue terminar a frente no treino da manhã com Neil Alberico, mas daí pra frente só da Andretti. 

A equipe que venceu nas duas únicas provas que disputou no Lucas Oil Raceway liderou os outros dois treinos livres de quinta feira, o treino livre no sábado de manhã e a qualificação na quarta a tarde, onde Weiron Tan fez a pole e Dalton Kellet conseguiu o segundo lugar. 

A Cape Motorsorts mostra força colocando Florian Latorre no terceiro lugar e Neil Alberico e Daniel Burkett na quinta e sexta posição; o único piloto da Juncos Racing a se infiltrar no trio da Cape é Will Owen, no quarto lugar.

Victor Franzoni conseguiu um nono lugar no treino classificatório, bem próximo das posições que fazia nos trienos livres.

Corrida

A largada é limpa e Tan consegue manter a ponta. Kellet, enquanto disputava lado a lado com Latorre pelo segundo lugar, erra na curva quatro e cai pra sétimo, assim, Latorre assume o segundo lugar e Owen o terceiro posto. Victor Franzoni se manteve no nono lugar por algum tempo, mas na volta vinte já estava em décimo terceiro, muito pelo seu carro e pela falta de experiência em ovais.

Na volta seguinte, Owen passa Latorre e assume a segunda posição. Tan era constantemente mais rápido, e logo abriu bastante diferença para Owen, que conseguia abrir distância do trio da Cape Motorsports: Latorre, Alberico e Burkett.  

A corrida amornece nessas voltas iniciais e, a partir da volta vinte, Daniel Burkett passa a sofrer com problemas de desgaste, e seu ritmo começa a ficar mais lento a ponto de ser ultrapassado por Garett Grist. O canadense não é engolido pelo pelotão por causa dos acontecimentos que vem a seguir.

A corrida seguiu sem maiores incidentes até a volta 27 (de 90 totais), quando Santiago Urrutia, até então no décimo lugar, toca o muro na saída da curva quatro e quase toca em Tan, que lhe dava uma volta. O líder do campeonato é obrigado a abandonar com um problema na suspensão.

Duas voltas depois, mais um contato e a única bandeira amarela do dia. Timothé Buret e Dalton Kellet se tocam na entrada da curva três enquanto brigavam pela sétima posição, o piloto da Andretti roda e é atingido por Raoul Owens. Kellet e Owens abandonam ali mesmo, enquanto Buret coloca asa traseira nova e consegue dar apenas quatro voltas até abandonar de vez.
Saldo de três voltas: Kellet, Buret (melhor parte é o número 6 feito de fita adesiva) e Urrutia fora
(Owens também abandonou, mas não postou foto no twitter)
Nove voltas depois temos bandeira verde na volta 39 e, a partir daí, a estrela de Franzoni começou a brilhar. Com todos os acidentes ele voltou ao nono lugar de onde tinha largado, e a relargada lhe foi especial, passando O'Ward, Gutierrez e Burket, para ficar no sexto posto. Lá na frente, os cinco primeiros mantiveram-se nas mesmas posições: Tan seguido por Owen, Latorre, Alberico e Grist.

Relargada.
Após a metade da prova completada, Neil Alberico coloca-se ao lado de Latorre pelo terceiro lugar na volta 46, e aí começa uma batalha eterna, com os dois lado a lado. Tan e Owen conseguem abrir diferença para eles, e Grist, Gutierrez e Franzoni se aproximam da disputa. 

Aproveitando o ritmo da dupla da Cape, Gutierrez coloca-se ao lado de Grist na volta 55. Aproveitando a parede de vácuo que duas duplas de carros fazem lado a lado, Franzoni aproveita e passa ambos na volta 62.

Na volta seguinte, finalmente Alberico passa Latorre, após ficar lado a lado com seu companheiro de equipe por 14 voltas, e assume a terceira posição. Depois idisso, Latorre tem problemas de desgaste de pneus, e segura Franzoni. batalhando com o brasileiro, Grist e Gutierrez conseguem passar ambos, e só depois, na volta 70, que Franzoni consegue finalmente superar Latorre.

A vinte voltas do fim, Tan e Owen disputavam a ponta e abriam mais de quinze segundos de diferença pra Alberico, Grist, Gutierrez e Franzoni.  Latorre cai até o nono lugar.

A partir daí a corrida fica morna novamente. A única briga mais intensa é entre Grist e Gutierrez, que voltam a ficar lado a lado a partir da volta 80, com Grist passando em quarto e Gutierrez em quinto. Atrás deles, Franzoni administra e consegue um bom sexto posto.

Neil Alberico tento apertar mais o ritmo para tentar chegar perto da dupla de líderes, mas a poucas volas do fim seu carro também começa a sofrer com o desgaste de pneus, e o californiano dá graças, já que Grist e Gutierrez parecem mais interessados em brigar entre si do que chegar próximo ao piloto da Cape. Assim, Alberico chega em terceiro sem maiores problemas e se aproxima de Urrutia no campeonato.

Um ano-luz na frente, Weiron Tan consegue administrar a diferença para Will Owen, desviar de Bobby Eberle, dar volta em alguns retardatários para atrapalhar a vida do segundo colocado e completar no primeiro lugar, quase dez carros a frente de Owen!!!
Resultados e pódio: lembrando que apenas o vencedor tem direito a grid womans.
Mesmo com o abandono e o último lugar, Urrutia se mantém na ponta do campeonato, mas a diferença para Neil Alberico cai de 24 para apenas 8 pontos. Buret também permaneceu em terceiro lugar, mas já bem distante dos dois primeiros e viu sua diferença para Weiron Tan desaparecer.

A próxima corrida do campeonato é em Toronto, nos dias 13 e 14 de junho. Até lá!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário