A primeira metade do Cooper Tires Winterfest já foi disputada em NOLA. Os novatos Weiron Tan e Jack Aitken roubam a cena e duelam até a morte.
Tan Vs. Aitken. Round 1... Fight!!
E anteontem (19 de fevereiro) começou o Cooper Tires Winterfest, o torneio de inverno do Road to Indy. Nos dias 19 e 20 foram feitas três provas. Nesse fim de semana, a Pro Mazda mostrou o motivo de ser a melhor categoria do Road to Indy.

O grid de largada era definido pelos tempos no treino classificatório ou pelo melhor tempona corrida anterior.  No treino de classificação as três melhores voltas contam (a melhor pra primeira prova, a segunda melhor pra segunda e a terceira melhor pra terceira) e, caso a melhor volta da corrida anterior tenha sido melhor, ela substitui o tempo conseguido na classificação (a melhor volta da primeira corrida conta no grid da segunda prova, e a da segunda prova conta para a a terceira corrida).

Treinos

O primeiro treino livre e a classificação mostraram a tônica nas três provas: o malaio Weiron Jan (Andretti) e o britânico Jack Aitken (Team Pelfrey) foram os mais rápidos em ambos. 

Na classificação, entretanto, quem liderava até faltar três minutos para o fim era Jose Gutierrez (Juncos Racing). Tan e Aitken vinham logo atrás, com Garett Grist (Juncos) e Dalton Kellet (Andretti) em quarto e quinto lugar. Cada um teria duas voltas para fazer voltas melhores, e na primeira Weiron Tan assumiu a Liderança, com Aitken em Segundo, e quando a bandeira quadriculada já estava se mostrando, Aitken fez 1:33.2006 e assumiu a ponta do grid da primeira prova com o tempo mais rápido do fim de semana.

Aitken na pole!
Abaixo você vê os grids de largada para as três provas do evento. Na segunda prova, o tempo que vale é a segunda melhor volta na clasificação ou a melhor volta na primeira prova (o que for melhor para o piloto) e na terceira prova conta a terceira melhor volta no qualify ou a melhor volta na segunda prova:

Posições e tempos que decidiram os grids de largada.

Primeira prova

Primeira largada do ano.
Primeira prova da Pro Mazda no ano, com Aitken e a Team Pelfrey na ponta. A primeira largada do ano acontece sem incidentes e com poucas ultrapassagens, o que é completamente atípico na Pro Mazda.

Antes da largada, Jose Gutierrez tem problemas elétricos e só consegue arrumar seu carro quando o grid já estava na segunda volta.  Aitken sofreu Alguns ataques de Tan e a diferença entre os dois nunca foi maior que um segundo na cronometragem oficial, mas o britâncio da Team Pelfrey se sagrou o vencedor da primeira prova do ano!

Mais atrás, quem brilhou foi Raoul Owens (JDC Motorsports). Ele passou Grist e Latorre (Cape Motorsports) logo na largada, e na segunda volta assumiu a quarta posição ao ultrapassar Garett Grist, que foi o melhor que os pilotos que não estrearam nessa prova.

O descolado, o asiático e o Nerd.

A segunda começa como a conhecemos, com uma largada bagunçada e acidentes. Jack Aitken barrichella logo na largada e cai para o terceiro lugar. Há um incidente entre Garett Grist e Raoul Owens, que causou a rodada de Grist que ode ser vista mais abaixo. Tentando desviar dos detritos, Daniel Burkett (Cape Motorsports) e Carlos Conde (M1 Autosport) vão parar na área de escape, e de lá não saem mais. Bandeira amarela


Nessa bagunça toda Weiron Tan assumiu a ponta, com Will Owen em segundo, Gutierrez em terceiro, seguido por Nicholas Latifi (M1 Autosport), Aitken, Latorre e Buret (Juncos). Raoul Owens caiu pro último lugar após trocar o bico dianteiro.

Nicholas latifi surpreendeu a todos!
Depois de 15 minutos (meia prova, já que cada prova tem 30 minutos de tempo) bandeira verde!

Logo na largada, Latifi consegue passar Owen e Gutierrez, assumindo a segunda posição, mas o líder Tan consegue abrir grande diferença pros outros competidores, fazendo voltas meio segundo mais rápidas.

Mais atrás, Gutierrez segurava o grupo de Aitken, Latorre, Buret e Owens (que se recuperou do fim do grid).  A quatro voltas do fim, Aitken faz o movimento de ultrapassagem em Gutierrez, os dois se tocam e Gutierrez leva a pior, tendo um pequeno dano na suspensão que o fez se arrastar na pista pelas voltas finais.

No fim, Tan vence e assumiria a ponta do campeonato, com Latifi em segundo (a melhor colocação da M1 Autosport em toda sua história) e Owen em terceiro de novo. Aitken passa em quarto, seguido de Latorre e Owens (muito próximos).

Ainda acho Incrível o quanto Weiron Tan é magro.

Na última corrida do evento, na tarde prometia mais um duelo entre Aitken e Tan, já que os dois formavam a primeira fila. Tan larga na ponta, mas na primeira curva é Aitken que leva a melhor. Na largada quem brilha também e Latorre, que sai de sexto para assumir a terceira posição, a frente de Grist, Kellet, Owen e Latifi.

A tônica da prova é bem essa: os líderes mais a frente e Latorre segurando um pelotão atrás de si. Até a volta seis, onde Latorre é ultrapassado por Grist e Latifi, que já figurava na quarta posição a essa altura.


Ambos duelam pela vitória com muito mais afinco que na primeira prova. Tan forçava bem mais a ultrapassagem, freando mais forte e colocando seu carro ao lado de Aitken em algumas oportunidades, mas o resultado foi o mesmo: Aitken vence a terceira prova em NOLA, com Tan em segundo. Weiron Tan reclama do resultado com os comissários, alegando que foi bloqueado várias vezes durante a prova. O malaio, inclusive, não participa da comemoração do pódio por ainda estar reclamando com os comissários.

Na freada da curva um, na última volta, Latifi consegue fazer a ultrapassagem em cima de Gist, e assume a terceira posição da prova. Grist passa em quarto, com seus companheiros de equipe Gutierez e Owen em quinto e sexto. Kellet passa em sétimo e Latorre consegue apenas a oitava posição.
Tanto Tan quanto o "2" já tinham ido embora.

Terminada a primeira parte do campeonato. Weiron Tan e Jack Aitken ESTÃO EMPARADOS com 83 pontos. Terceiro é Will Owen, com 57 pontos e o quarto é Nicholas Latifi, com 54 pontos.

As próximas (e últimas) três provas do Cooper Tires Winterfest acontecem nessa quarta e quinta feira, em Barber. Até lá!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário