O mais novo menino da Indy. (Créditos: IndyCar)
Com a ida de Filippi para a CFH Racing, todos estavam esperando a confirmação de Gabby Chaves para o lugar de Hawksworth na Bryan Herta Autosport, e ela veio. Agora há pouco, o piloto colombiano foi confirmado na BHA e fechou uma das vagas em aberto do grid.

Resta saber agora se o campeão da Lights em 2014 vai ter uma temporada tão expressiva como teve o vice campeão de 2013, Jack Hawksworth. Os dois foram companheiros de equipe na Schmidt Peterson da Indy Lights na temporada em que Jack foi campeão e participaram do mesmo teste que consagrou o piloto inglês na equipe de Herta. Chaves não teve a mesma sorte na época, mas agora seu dia chegou.

"Eu estou tão animado e honrado de ser o mais novo piloto colombiano na Indy", disse Chaves. "Nosso país tem uma grande história na categoria, principalmente nas 500 milhas de Indianapolis com nomes como Roberto Guerrero, Juan Pablo Montoya e Carlos Muñoz. não vejo a hora de fazer minha história por lá."

Ganhou a Lights em 2014!
(Créditos: Michael C. Johnson | motorsport.com)
Chaves tem um bom currículo. No último ano em que foi campeão, ele conseguiu 10 pódios em 12 corridas da temporada. Chaves também foi vice na Star Mazda em 2013 e competiu pela Addax team na GP3 em 2011. Ele é mais um fruto da "invasão latina" na Indy. 

"A sua velocidade e seu feedback são impressionantes", disse Herta sobre seu novo piloto. "Gabby tem habilidade e a mente focada pra fazer um real impacto na Indy. Eu não vejo razão para Gabby não ser favorito a conseguir o prêmio de Rookie of the Year."

A confiabilidade de Herta é similar à confiabilidade que Carpenter tem com Luca Filippi para ser o novato do ano, porém, Gabby tem a vantagem da experiência em pistas americanas. "Recentemente, os pilotos que saíram da Lights tiveram grande sucesso na Indy. Nós tivemos a oportunidade de trabalhar com vários novatos e acreditamos que temos um grande envolvimento para ajudar no seu desempenho e atingir grandes resultados."

Falando em novatos, Chaves e Filippi são, até agora, os únicos novatos da temporada 2015, mas ainda tem muito tempo de off season pra ver quem entra ainda na categoria. Os possíveis candidatos você pode ver aqui. Enquanto isso, Chaves tem 20 segundos para mandar um abraço: 

"Quero agradecer ao pessoal que me ajudou durante todo esse tempo desde o começo da minha carreira. Foi uma jornada incrível até ser, finalmente, um piloto da Indy. Quero agradecer também ao Bryan Herta e por toda a equipe da BHA por ter me oferecido essa oportunidade. Eu estou muito animado e preparado para a temporada 2015."

Fontes: IndyCar.com | Motorsport.com

Palavrinha do especialista em Road to indy, Matheus Antônio da Silva:

"A contratação de Gabby Chaves é algo mais importante do que, a princípio, pareça ser, pois o colombiano é um dos casos mais contundentes de como o programa Road to Indy funciona. Chaves não possui grande respaldo financeiro (a sua migração da Europa para os EUA comprova isso), mas compensa com um bocado de talento e persistência. Desde que chegou nos EUA nunca completou um campeonato abaixo da segunda posição, mas só conseguiria subir a categoria máxima dos monopostos americanos quando fosse campeão da Indy Lights, pois só assim teria um orçamento que interessasse as equipes de lá. 

Correndo no ano passado pela Belardi, as chances de ser campeão eram bem pequenas, pois a Indy Lights era dominada pela Andretti e pela Sam Schmidt, que venceram dez dos últimos dez campeonatos da categoria, principalmente com os fortes pilotos que adentravam na categoria (Luiz Razia, Matthew Brabham e Jack Harvey, principalmente). No fim o colombiano foi o piloto que se mostrou mais maduro de todo o certame e se sagrou campeão, mesmo empatado em pontos e vitórias com Jack Harvey.

Agora, o colombiano conseguiu o seu objetivo: o piloto que mal tinha condições de fazer mais uma temporada na Indy Lights, chegou a Indycar. Tá certo que pela Bryan Herta, que sempre tem problemas financeiros, mas é um ótimo começo para quem pouquíssimo tem."


Nenhum comentário:

Postar um comentário