Seguindo a bateria de testes do novo carro da Indy Lights, o Dallara IL-15, ocorreram mais dois dias de testes no traçado misto do Indianápolis Motor Speedway.  Scott Dixon, James Hinchcliffe e Gabby Chaves andaram nos dias 5 e 6 de setembro.

Pelo Jeito, só assim pra gente ver algum envolvimento da Ganassi na Lights. (twitter @brunotarulli)
No primeiro dia de testes, foi a vez dos atuais pilotos da Indycar testarem o novo carro.  Pela manhã, Scott Dixon (vencedor da Indy lights em 2000, quando esta ainda era sancionada pela falida CART) foi o primeiro a entrar no carro.

Dixon no Carro (twitter @jasonpenix)
O Neo-zelandês nascido na Austrália fez quatro stints de voltas. As três primeiras foram reservadas para ajustes nas regulagens do carro, e na última, já pra valer, o piloto deu 22 voltas.

"Foi muito divertido" Disse o piloto. "Penso que será um passo fantástico e muito sólido que a Indy Lights dará para ser formadora de pilotos para a Indycar Series, pois o novo carro tem mais pontos em comum. Todos estão trabalhando duro nisso e o resultado é um carro ótimo em performance e durabilidade, sem problemas nesses pontos. Fiz algumas voltas com a configuração inicial e realizei várias mudanças nos ajustes do carro, e ele reagiu bem. O resultado foi muito bom no geral. Foram poucas horas, mas muito divertidas."

"Creio que é uma grande coisa pra nós - Indy Lights e Indycar - avançamos para algo dez vezes mais do que conseguiríamos com os outros chassis, e espero que as novas mudanças na categoria atraia cada vez mais Europeus e Americanos."

Prefeito de Hinchtown no carro (twitter @jasonpenix)

Ainda na sexta, no período da Tarde, foi a vez de James Hinchcliffe (vice campeão da Indy Lights em
2010). O piloto andou quase cinquenta voltas ao todo.

"Quando fiz meu ano na Indy Lights, com o carro da geração passada (nos carros da Indycar Series, o Dallara IL-05 modificado), o carro antigo da Indy Lights (o Dallara IP2, que será substituído pelo novo IL-15) era muito mais representativo, pois eles eram mais compatíveis. Agora com o DW-12, é uma boa hora para se colocar um novo chassi para a Indy Lights, com um motor com turbo e penso que os pilotos se sentirão muito melhor quando passarem para o DW-12. Para mim, a Indy Lights será uma melhor ferramenta para o desenvolvimento dos novos pilotos para a Indycar Series."

Os três pilotos que testaram o carro nesse fim de semana. (twitter @wilkinsco)
Na sexta seria a vez de Gabby Chaves mostrar o motivo de ser campeão da Indy Lights desse ano, pilotando o IL-15 no circuito oval.  Mas choveu.

Chaves, finalmente no carro. (twitter @wilkinsco)
Só perto das duas horas da tarde locais (três da tarde aqui) que Chaves conseguiu entrar no carro para
começar a das suas voltas no circuito oval de duas milhas e meio.

Após as primeiras voltas de ajustes, Chaves foi pra pista para marcar tempos rápidos. Nessa primeira parte, fez voltas na casa de 186 mph (a pole desse ano foi em média de 187,7 mph e o recorde da Lights nessa pista é de 190,4 mph, sem vácuo).

Mais a tarde e com novos pneus, Gabby virou média de 189,1 mph, e no fim do treino cravou sua melhor volta em 190,0 mph. Essa média é menos de meia milha do recorde estabelecido em 2006 na Indy Lights.

No último stint da tarde, o colombo-americano virou média de 191,9 mph. Batendo o novo recorde da pista em um carro da Indy Lights, que pertencia a Wade Cunningham, nos treinos classificatórios de 2009.  Essa também foi a maior velocidade já atingida por um Indy |Lights (22,5 mph na reta oposta).

Agora os próximos testes serão já semana que vem, quando Josef Newgarden irá guiar o IL-15 no Chris Griffits Memorial Test.  Nos dias 13 e 14 de setembro, os certames da USF2000, Pro Mazda e Indy Lights estarão presentes para a primeira sessão de testes da pré-temporada.  As equipes da Indy Lights ainda pilotarão o Dallara IP2, já que o IL-15 ainda está em fase de testes.

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