USF2000, Pro mazda e Indy lights voltaram para a pista nessa sexta-feira, mas dessa vez com momentos de tensão. Os treinos classificatórios que define os grids de largada para as provas da Pro Mazda e da USF2000 foram realizados nessa tarde, e Nicolas Costa conquistou suas primeiras poles na Pro Mazda.

USF2000


Quer ver maior? Clique na imagem.
Mas comecemos pela categoria menor. A USF2000 foi a pista três vezes nessa sexta. Logo pela manhã, houve o último treino livre do fim de semana, a pista estava menos emborrachada e seis décimos mais lenta, mas a liderança não mudou de mãos. 

RC Enerson liderou esse treino também, mas dessa vez com Florian Latorre (líder do campeonato) liderando ao seu lado e com um ascendente Aaron Telitz na terceira posição.

Entre os brasileiros da Afteburner Autosports, Victor Franzoni fez o sétimo tempo, sendo um dos poucos a melhorar (mesmo que um centésimo) o seu tempo de hoje comparado a ontem, e Gustavo Myasava melhorou uma posição nesse treino livre, conseguindo o décimo sexto melhor tempo da sessão.

Já próximo da hora do almoço aconteceu o treino classificatório que praticamente define o grid de largada de todas as três provas. O treino é feito normalmente, com meia hora de pista para todos os pilotos; e a melhor volta de cada piloto define o grid para a primeira prova, a segunda melhor volta define o grid para a segunda prova e a terceira melhor volta de cada piloto determina o grid para a terceira e última prova do fim de semana.

Nessa brincadeira, Latorre ganhará 1500 dólares. (twitter @teamcoopertire)
Mas não importou o modo de classificação, pois Florian Latorre foi constantemente o mais rápido. Suas voltas (todas em 1:21.3) foram constantemente mais rápida do que todo o grid, e o francês fez a pole para a primeira, segunda e terceira provas.

RC Enerson, vice-líder do campeonato e piloto que liderou todos os treinos livres, não brilhou na classificação e conseguiu o segundo lugar do grid nas três provas.

Os pilotos da ArmsUp Motorsports se revezaram na segunda fila. Aaron Telitz conseguiu o terceiro posto nas corridas 1 e 3, e Peter Portante conseguiu o terceiro lugar na corrida 2.

Na Afterburner, Victor Franzoni conseguiu o quinto lugar no grid na corrida 1, o sétimo lugar na corrida 2 e o sexto lugar na corrida 3, enquanto Gustavo Myasava confirmou o décimo sétimo lugar nas três provas.

Jeito confuso de entender o grid? Ainda piora, porque o grid da prova 2 e 3 não são fixos, eles podem mudar se o piloto fizer na corrida 1 e/ou 2, essa volta é validada para o grid, e o piloto pode melhorar a sua posição.  Mas, pra tentar facilitar, coloquei as três tabelas dos grids (da primeira e segunda provas são fixos, o terceiro ainda pode mudar) lado a lado, ela é gigante, pra ver direito, tem que ampliá-la clicando nela.


A terceira atividade na pista foi a primeira corrida, feita no fim da tarde. Mas não vou reportá-la agora, sempre coloco todas elas juntas então você pode conferir o resumo de todas as provas no domingo.

Pro Mazda

Já sabe: se clicar fica grande.
Vamos para o ponto mais alto da postagem: a Pro Mazda e a pole de Nicolas Costa. 

Antes, teve a última meia hora de treino livre pela manhã, que foi liderado novamente pela Juncos Racing, mas não por Spencer Pigot. Kyle Kaiser quebrou e hegemonia de Pigot e liderou a sessão baixando os tempos para a casa de 1:20s.  

A Juncos parece que perdeu todo seu domínio, pois Garett Grist e Scott Hargrove conseguem se intrometer no Top 5, entre Kyle Kaiser, Spencer Pigot e Jose Gutierrez.

Entre os brasileiros, a Team Pelfrey conseguiu consertar o carro batido de Nicolas Costa e o carioca fez o sétimo tempo, próximo de baixar dos 1:20s. Felipe Donato melhora o seu tempo em quase dois segundos, e consegue o décimo terceiro tempo entre dezenove pilotos.

Nicolas Costa minutos depois do qualify, ficando milionário.
O treino classificatório feito pouco depois do treino da USF2000, e começou o treino com os três primeiros lugares ocupados pela Juncos: Pigot em primeiro, Kaiser em segundo e Gutierrez em terceiro.  

No meio do treino, Nicolas costa partiu para sua segunda sequência de voltas e, volta após volta, conseguiu bater toda a esquadra da Juncos e assume a ponta do treino, com Gutierrez em segundo e Pigot em terceiro.

Nicolas Costa na noite anterior antes do qualify (instagram @nicolasrlcosta
Com o passar do tempo, enquanto os pilotos da Juncos e Scott Hargrove se revezavam e duelavam no top 5 Nicolas ainda continuava mais rápido e chegou a fazer 1:19.078. Mas faltando dois minutos e meio para o fim do treino; Brian Lift, estreante na Pro Mazda pela equipe HAVOC Motorsports, também estreante, tem problemas em seu motor.  

Sem tempo para relargar, Nicolas confirma sua pole mesmo perdendo sua melhor volta que foi feita enquanto a bandeira amarela/ vermelha era agitada. No duelo entre os cinco primeiros, Kyle Kaiser consegue a segunda posição, com Gutierrez em terceiro, Grist em quarto e Shelby Blackstock em quinto.  Felipe Donato, ainda tentando domar seu M1, fechou o treino no 14º lugar.

Interessante que um dia antes, durante a segunda sessão de treinos livres, Nicolas sofreu um acidente nos esses, quando o piloto foi frear enganchou o pé entre o pedal do freio e o da embreagem, batendo a frente de seu carro e machucando o tornozelo, então essa pole é uma prova de superação.

Treino classificatório

E tem videozinho dele falando depois da conquista da pole (pratique seu inglês)!

Indy Lights

Ah verdade, teve a Indy Lights também. Eles fizeram mais um treino livre, o terceiro do fim de semana, e todas com líderes diferentes.

O líder da vez foi Zach Veach. O vice-líder do campeonato assumiu a ponta do treino faltando oito minutos pro fim da sessão, que era liderada pelo brasileiro Luiz Razia. A seis minutos do fim, Jack Harvey assumiu a segunda posição do treino, pouco menos de dois décimos atrás de Veach e pouco mais de um décimo a frente de Razia.


Só pra lembrar pessoas: amanhã tem mais atividade na pista do Road to Indy!  Logo pela manhã, tem o treino classificatório da Indy Lights, pra definir o grid das duas provas. Depois é vez da USF2000 fazer um Warm-Up rápido e depois do almoço fazer a sua segunda corrida do fim de semana de rodada tripla. logo depois tem a primeira corrida da Indy Lights no fim de semana e, pra fechar com chave de ouro, tem a corrida da pro Mazda a 18:35, com Nicolas costa largando da pole.

E é isso pessoas, até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário