Época de Copa do Mundo sempre gera uma tensão extra pra quem acompanha o Automobilismo norte-americano, pois alguns eventos acabam chocando horário e, além do coração dividido para alguns, nunca se sabe como ficará a transmissão televisiva das corridas. Para saber melhor quais eventos se chocam e o que irá acontecer, existe essa postagem.
Em 1994, enquanto Mansell e Andretti duelavam em Tornto, o Mundo conhecia seu campeão de futebol em Pasadena.
Historicamente, o automobilismo americano não se incomoda com os choques de horários que ocorrem com o maior evento mundial de futebol. A Copa do Mundo de 1994, realizada nos Estados Unidos, disputava sua final enquanto no país vizinho, mais exatamente em Toronto, Canadá, era realizada mais uma das etapas da extinta CART Series.

E nesse ano de 2014 não será diferente. A Indycar normalmente realiza quase metade das corridas de seu campeonato entre junho e julho, mesmo período em que é disputada a Copa do Mundo aqui no Brasil, e alguns eventos podem se chocar nos horários. Para os estadunidenses sentiram um pouco o golpe, pois algumas provas em ovais que eram comumente transmitidas na rede aberta (ABC) serão relegados a TV fechada (NBCSN).

Isso pode não incomodar muito os americanos em geral, mas complica um pouco a vida de quem aprecia as corridas no resto do mundo, principalmente no Brasil. Nesse ano, o Grupo Bandeirantes também conseguiu os direitos de todas as partidas da copa, e todos os jogos serão transmitidos tanto em seu canal aberto (Rede Bandeirantes) quanto em seu canal fechado (Bandsports) devido a sua política de contenção de gastos.

Houston será o grande choque entre a Indy e a Copa.

O calendário de ambos não sofrerão muitos choques. A Indycar, após a Firestone 600k realizada nesse fim de semana, fará uma grande pausa até o dia 28 de julho, quando serão realizados os GP's de Houston-TX. Nesse período, toda a primeira fase da Copa do Mundo já terá passado (época em que se tem três ou quatro jogos por dia, com poucos horários televisivos livres).

Após os GPs de Houston será realizado o primeiro Pocono Indycar 500 Fueled by Sunoco, uma das corridas de 500 milhas que darão pontuação dobrada a seus pilotos e equipes. Essa corrida acontece dia 6 de julho, e nesse período não há jogos da copa nesse dia. E após a corrida em Pocono, haverá no dia 12 de julho o Iowa Corn Indy 300, em Newton-Iowa; no mesmo dia haverá a disputa do terceiro lugar da Copa, mas não haverá choque de horário porque o jogo se inicia as cinco da tarde (terminando próximo as sete da noite) enquanto a corrida começará as dez horas da noite no horário de Brasília. A próxima corrida seria a rodada dupla em Toronto, mas nessa data já conheceríamos o campeão mundial de Futebol de 2014. Mas nem todos os eventos passarão incólumes.

No último fim de semana de julho ocorerá o Shell and Pennzoil GrandPrix of Houston, com as corridas de sábado e de domingo começando as quatro da tarde no horário de Brasília. Pouco mais tarde, as cinco horas, acontecem os jogos das oitavas-de-final entre os grupos C (Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão) e D (Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália). Esses jogos certamente serão transmitidos pelo grupo Bandeirantes, não sobrando horário para a Indycar em seu canal e, por consequência, o nosso país ficando sem transmissão da corrida.


E viva o stream.

2 comentários:

  1. Lamentável! assino o canal Band Sports exclusivamente pela transmissão da Formula Indy.....

    ResponderExcluir
  2. Sem novidades. A Bandeirantes sempre dando o mesmo tratamento. Ah como adoraria ver Indy e NASCAR no Esporte Interativo, que não iriam dar esse tratamento lixo às categorias....

    ResponderExcluir