Oi pessoas.  Eu esqueço de fazer a postagem sobre a USF2000 e ninguém me avisa?  Mas vamos lá...  Na sexta-feira houve chuva, então os pilotos tiveram que lidar com uma pista meio molhada e meio seca, e esse fato influenciou em todas as duas provas.


Treino Classificatório

O treino classificatório também teve a presença da chuva.  Ela permeou em toda a primeira parte do treino, e nos dez primeiros minutos quase ninguém foi pra pista.  Daí a chuva parou e todos permaneceram na pista nos minutos finais, com os tempos mais rápidos surgindo a cada volta.  

No fim, quem conseguiu a pole foi Florian Latorre,mostrando que se adaptou muito bem a nova equipe.  Ele fez tempo três décimos mais rápido que o surpreendente  Tim Hollowell (GBI Racing) e que seu companheiro de equipe Jacob Eidson (Cape Motorsports).

Vale mencionar que dois carros da JAY Motorsports foram desqualificados, pois seus carros estavam mais leves do que o permitido, e com isso eles largariam das duas últimas posições.

Entre os dois brasileiros que ainda resistem na categoria, boas notícias.  Victor Franzoni vai muito bem e consegue um ótimo quarto tempo, enquanto Gustavo Myasava terminou o treino classificatório entre os dez primeiros, pela primeira vez na categoria.

Primeira Corrida

Para a primeira corrida, pista molhada novamente.  A corrida foi realizada logo depois do treino classificatório da Indycar, onde houve chuva muito forte.  Entretanto, ela já tinha parado quando foi dada a largada para a primeira prova da USF2000, então ela estava secando.

A estratégia na chuva foi o fatores determinantes na prova
E houve bandeira amarela logo na primeira volta, devido a uma escorregada e saída de pista de Peter Portante (ArmsUp Motorsports).  Latorre larga muito mal e logo perde a primeira posição para Jake Eidson, seguido por Franzoni, e com Aaron Telitz largando muito bem em terceiro e Hollowell em quarto.  Mas o lance que decidiu a corrida aconteceu durante a bandeira amarela.
Vendo que a pista estava secando, o estrategista da Pabst Racing manda Will Owen para os boxes para colocar pneus de pista seca e Austin Cindric permanecer na pista com pneus de chuva.  Mais pra frente vocês perceberão o porque disso ser relevante.

Relargada e Franzoni pula pra ponta da corrida, pressionado por Eidson.  Essa disputa dura onze voltas,
quando Franzoni percebe que os pneus slick já estão cerca de três muito mais rápidos que os pneus de chuva.  Mas existe um detalhe:  paradas na USF2000 demoram muito, muito mesmo; e todos que pararam para colocar pneus de pista seca voltavam uma volta atrás ou tão atrás que poderiam se considerar uma volta atrás.
Andrew List (ao fundo) completou na nona posição
Com esse fator, Eidson poderia se considerar tranquilo na ponta; mas teve um piloto que colocou pneus de pista seca bem antes dos outros, e esse era Will Owen. Owen teve dificuldades pra andar na pista até a volta 8, quando seu carro saia quase constante mente da pista e passeava na grama; mas a partir da volta 9 suas voltas eram muito mais rápidas que a dos outros carros, e ele começou a passar seus rivais como se eles fossem retardatários, e na volta 14 ele já assumia a liderança para não mais perder.

Ao fim de 18 voltas Will Owen vence! Com Jake Eidson em segundo (quase 16 segundos atrás) e Aaron Telitz resistindo em terceiro.  Com a exceção de Owen e Nathan Blok, todos os outros na mesma volta estão com pneus de chuva, o que prova que a Pabst Racing deu um baile nas outras equipes na estratégia.



Segunda Corrida


Mas os que colocaram pneus para pista seca na primeira corrida tiveram sua vingança na largada da segunda prova.  Como o grid da última prova é definido pela melhor volta na primeira prova,  todos os que colocaram pneus de pista seca largaram na frente daqueles com pneus de chuva.

A ótima largada de Franzoni (carro preto e verde
Adrian Starrantino largaria na ponta, com Clark Toppe em segundo e Nathan Blok em terceiro.  Victor Franzoni largaria em quarto, enquanto Myasava largaria na décima sexta posição.  Colton Herta largaria na sétima posição, e ele era o que largou mais a frente entre os pilotos que correram com pneus de chuva na primeira prova.

Na largada quem brilha é o brasileiro Victor Franzoni, que pula direto para a primeira posição.  Starrantino é relegado a segunda posição, sendo perseguido por Clark Toppe.  

Na segunda volta é acionada a bandeira amarela por causa de uma saída de pista de Austin Cindric.  Os carros voltam a acelerar forte na quarta volta, com Franzoni ainda na liderança.  Durante a prova, tanto Florian Latorre quanto Henrik Furuseth imprimem ritmo muito forte, e na volta 10 o francês já figurava na terceira posição, logo a frente do norueguês.  Todos eles estavam muito próximos de Franzoni, que sustentava a primeira posição pouco a frente de Starrantino, Latorre, Furuseth e Toppe.

Andrew List (mais ao fundo ainda) terminou essa no típo décimo oitavo lugar.

Mas na volta onze não teve como segurar.  Starrantino passou o brasileiro na reta oposta, e quando o brasileiro tentou recuperar sua posição na curva 10, escorregou um pouco e perdeu a segunda posição para Latorre.

Starrantino e Latorre disputaram mito a liderança da prova, mas quem completou na frente ao fim de 18 voltas foi Starrantino!  Com Latorre em Segundo, Franzoni em terceiro, salvando novamente a pele da Afterburner no fim de semana, Toppe completando em quarto e Furuseth em quinto.  Gustavo Myasava, sem conseguir desenvolver velocidade, completa na décima quarta posição.

Momento Brazzers:  Adrian Starrantino.




Com esses resultados, RC Enerson ainda é líder com 145, mesmo com o fim de semana apagado que teve.  Latorre já é segundo no campeonato, 21 pontos atrás e Eidson é terceiro, 28 pontos atrás.  Victor Franzoni é quarto no campeonato, com 92 pontos, e Gustavo Myasava é vigésimo primeiro, com 15 pontos.

A próxima corrida é a "Night before the 500", disputada no simpatico oval de 2/3 de milha do Lucas Oil Raceway, no dia 24 de maio.



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