Com um sprint final arrasador, Marco Andretti supera todos os seus outros concorrentes e vence a 38ª Zoopolis 500.  Brasileiros vão mal com Hélio Castroneves, que completa a prova na última posição.

TK dando a bandeirada pra ele mesmo

A 38ª Zoopolis 500, realizada no Indianapolis Zoo & Botanical Gardens no dia 21 de maio, é um dos eventos mais tradicionais das 500 milhas que é realizado fora do Indianápolis Motor Speedway.  Se baseia em uma corrida entre cinco tartarugas, que são nomeadas por votação popular e treinadas por um dos cinco tratadores do zoológioco para... correr. A primeira tartaruga que completar as 500 polegadas de distância da prova é a vencedora, e seu tratador comemora bebendo leite (que nem nas 500 de verdade) e ganha o seu salário dobrado no mês seguinte.

Nesse ano, os nomes das tartarugas foram:  Pippa (Mann), Ed (Carpenter), Alex (Tagliani), Hélio (Castroneves) e Marco (Andretti).

A corrida toda pode ser acompanhada no vídeo abaixo.  A ordem das tartarugas ligarem seus motore sé dada aos 10:30 minutos:


Mas, pra você que não tem paciência pra ver (que pena, está perdendo um corridão), eu fiz um resumo, de acordo com o tempo do vídeo.

11:26 Bandeira verde!!  Marco Andretti larga muito bem e vence as primeiras 50 polegadas em menos de 30 segundos!

11:57: Vendo que Marco abria distância, as tartarugas começam a seguir o então líder da prova.  Pippa começa a assumir a segunda colocação, pouco a frente de Ed e Alex.

12:18:  Sabendo que estava sendo seguido, Marco tenta uma estratégia ousada:  vira completamente para o outro lado, na tentativa de enganar seus adversários.  Nesse momento, ele perde a liderança temporária para Pipa, que seguia em seu caminho próprio (como mulheres normalmente fazem).

Marco confundindo Hélio
12:45: A estratégia de Marco dá certo com Hélio, e ele começa a voltar para as baias de largada.  Marco e
Pippa ficam lado a lado por vários segundos, e Marco tenta voltar para a linha que vinha seguindo antes de mudar.

13:04:  Pippa fica confusa e começa a voltar também.  Com Marco perdendo temo para voltar a sua  linha, quem fica lado a lado com ele é Ed, que vem se recuperando.

13:45:  Sem dúvida um dos momentos mais emocionantes da prova, quando todas as tartarugas ficam paradas.

14:06:  Se vendo impedida estericamente por Ed, Marco tenta um movimento ninja ousado que aprendeu com as Tartarugas ninjas que eram bastante ousadas:  Marco sobe na traseira de Ed (hmmmmm...), consegue desviar de seu adversário e parte para a liderança!  Tudo isso acontece antes de eles completarem 200 polegadas!

14:24:  Com seu movimento ousado, Marco parte para seu sprint final arrasador e abre distância para os outros concorrentes.  Ed fica desnorteado com o movimento de Marco e começa a voltar para a linha de largada, e no processo acaba perdendo seu macacão.  Com essa confusão toda, Pippa reassume a segunda posição.

14:52: Ainda em seu sprint final e com a torcida ao seu lado, Marco finalmente sai da rampa de largada.

O vencedor
15:30:  O vento aumenta muito, o que faz os piotos ficarem momentaneamente confusos e até a câmera balançar.

15:46:  Pippa, Ed, e Alex acham a mureta lateral de proteção muito interessante, e fica de cara pra ela por um tempo, enquanto Marco caminhava sozinho pra vitória.

16:08:  quase dois minutos após iniciar seu sprint final, Marco Adretti finalmente recebe a bandeirada e vence!  Como ninguém mais tem ânimo pra tanta emoção, os pilotos são recolhidos e Pippa é declarada segunda colocada, com Alex em terceiro, Ed em quarto e um decepcionante quinto lugar pra Hélio, que mal saiu das primeiras 100 polegadas.

Banquete dos vencedores.

A baranga que foi tratadora do Marco nessa Zoopolis 500.  futura Sarah Fisher?
E feliz dia da tartaruga pra todos!  E viva pra mim que consegui fazer uma postagem correlacionando tartaruga e automobilismo sem apelar pro Rubinho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário