A Fórmula Indy voltará a fazer corridas no Brasil. Após o cancelamento da SP Indy 300, nesta temporada de 2014, os organizadores da categoria norte-americana e os promotores da etapa brasileira acertaram um pacote de cinco provas em Brasília, no Distrito Federal, a partir de 2015. O palco das disputas será o autódromo internacional Nelson Piquet, que passará por grandes reformas para receber o evento.

A corrida no Brasil vai abrir o calendário do próximo ano, com a etapa marcada para o dia 8 de março. Agnelo Queiroz, governador do DF, esteve em São Paulo, nessa sexta-feira, dia 21, na convenção anual do Grupo Bandeirantes, para assinar o contrato de compromisso com os representantes da Fórmula Indy.

Autódromo de Brasília será o palco da abertura da temporada 2015 da Indy.
(Imagem: Reprodução/Google Maps)

“As primeiras provas da Indy, ainda nos anos 80, foram na Band. Estamos continuando com essa tradição. Continuaremos promovendo esse evento, agora em Brasília, com tradição forte no automobilismo. Temos certeza do sucesso. Principalmente com o público de lá, Goiás e Minas. Sem falar do restante do Brasil. Estou muito feliz com o fechamento desse acordo”, declarou Marcelo Meira, vice-presidente da Band – emissora e promotora da corrida.

Visitas – Brasília será a terceira cidade em solo nacional que a IndyCar visitará. Os carros americanos já correram no Rio de Janeiro, no extinto autódromo internacional, em um circuito oval especialmente montado, durante cinco temporadas – entre os anos de 1996 e 2000.

O circuito do Anhembi recebeu a categoria entre 2010-2013.
(Foto: Indycar)
Depois disso, a F-Indy retornou ao Brasil na temporada de 2010 com a disputa da São Paulo Indy 300 – prova em um circuito de rua que foi montado no Parque Anhembi. Foram quatro etapas realizadas até o ano passado. Durante esse período de dezessete anos e nove provas, apenas um piloto brasileiro conseguiu vencer. André Ribeiro, então piloto da equipe Tasman, conquistou a vitória na corrida de estreia da Indy no país em 1996.

Autódromo – A reforma no circuito internacional de Brasília deverá ser acelerada para que a cidade receba a Fórmula Indy pela primeira vez na história. Tudo indica que a categoria inaugurará o novo complexo de velocidade. No projeto inicial de obras, discutido no ano passado, as quatro curvas e o traçado atual serão substituídos por um novo com, no mínimo, dez curvas. A reta será ampliada e usará um trecho aberto em rua, que fará parte do autódromo.

A pista no Distrito Federal foi inaugurada há 40 anos, em 1974, e de lá para cá não passou por nenhuma grande reformulação. A estimativa é de que as obras custem mais de R$ 150 milhões para garantir que as recomendações técnicas da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) sejam cumpridas e o autódromo seja devidamente homologado.

A Band e a BandSports serão os canais responsáveis pela transmissão da F-Indy para todo o Brasil.

Fonte: Amigos da Velocidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário