No NOLA Motorsports Park, a Pro Mazda realizou a primeira etapa do Cooper Tires Winterfest. Spencer Pigot levou seu carro da Juncos Racing a liderança na primeira metade do campeonato. Após alguns problemas no primeiro dia, Pipo Derani termina a segunda corrida na terceira posição e segue na briga pelo título do torneio.

Spencer Pigot vencendo a primeira corrida do torneio, na sexta-feira.  Foto:  (Pro Mazda Championship)
Logo na manhã de sexta, Pigot mostrou grande domínio ao terminar o treino livre e o treino classificatório na primeira posição, conseguindo a pole position. Garret Grist (Andretti Autosport) conseguiu melhorar seu tempo no fim do treino classificatório e conquistou seu lugar na primeira fila, logo a frente de Kyle Kaiser (Juncos Racing) e Scott Hangrove (Cape Motorsports with Wayne Taylor Racing).  Derani (Team Pelfrey) teve problemas elétricos durante os treinos livres que o obrigou a abdicar da qualificação, largando da última posição na primeira bateria, sem tempo.

Na corrida, Pigot largou muito bem abriu grande distância de Shelby Blackstock, que pulou de quinto para segundo ainda na primeira volta, deixando Kaiser e Grist em terceiro e quarto, respectivamente.  Mas o ritmo dos três não era páreo para Pigot, que já abria distância e terminou a corrida em primeiro, onze segundo a frente do trio. Blackstock passou a linha de chegada em segundo, com Kaiser e Grist em terceiro e quarto, respectivamente. Derani fez uma fantástica corrida de recuperação, chegando na sétima posição após ultrapassar Bobby Eberle (World Speed Motorsports), Julia Ballario (Juncos Racing), Michelle Bumgarner (World Speed Motorsports), Jose Gutierrez (Juncos Racing) e se beneficiar do abandono de Neil Aberico (Cape Motorsports with Wayne Taylor Racing).

Spencer Pigot, Shelby blackstock e Kyle Kaiser no pódio. Vocês sabem a ordem então nem preciso por entre parênteses. (Foto:  Pro Mazda Championship)
No segundo dia de competições deu a impressão que não mudaria muita coisa, com o vencedor da corrida passada terminando os dois treinos livres na primeira posição. Esses treinamentos foram mais auspiciosos para o brasileiro da Team Pelfrey, que completou o treino da manhã na segunda posição e em quarto no treino da tarde.  O terceiro treino livre foi totalmente dominado pela Juncos Racing, fazendo o primeiro lugar com Pigot, segundo com Kaiser e terceiro com Jose Gutierrez.

Como o grid da segunda corrida é definido pelas voltas mais rápidas da primeira prova, Pigot largaria na ponta com Grist em segundo, Kaiser em terceiro e Derani em sexto; mas quando foi dada a largada Pigot erra e acaba na sexta posição, com Grist assumindo a ponta, Derani a segunda posição e Hangrove em terceiro.  Logo na segunda volta o pole position se recupera, e já assumia a terceira posição, atrás apenas do brasileiro e de Garret Grist, e assim permaneceram até a última volta.  Quando faltava apenas três curvas para se completar as dezoito voltas da corrida, Derani que vinha se defendendo de todos os ataques de Pigot freou um pouco tarde na entrada da curva, seu adversário se aproveitou desse pequeno erro e o ultrapassou, assumindo a segunda posição.  O estreante Garret Grist vence a prova e entra de vez na briga do título do WinterFest, com Pigot em segundo, Derani em terceiro e Kyle Kaiser em quarto.

"Creio que tivemos uma grande melhoria pois dificilmente tivemos como testar e não fizemos a qualificação, assim fui pra corrida sem sentir o carro e sem os ajustes certos."  Diz Derani ao site promazdachampionship.com  "Largar em último e não conhecer o traçado me dificultaram na hora da primeira corrida, mas penso que fizemos um bom progresso.  A partir daí, com dois bons treinos, fizemos um bom trabalho na segunda corrida.  Foi uma pena quando eu perdi uma posição na última volta. eu freei no lado sujo da pista e os (pneus) traseiros travaram, mas isso acontece e aprendemos com isso.  Vou me certificar de não cometer o mesmo erro novamente!"

Derani pilota pela Team Pelfrey no Cooper Tires WinterFest.  (Foto: World of Motorsports)
Após as duas primeiras provas, Pigot é líder do campeonato com 60 pontos, dez a mais de Grist e 21 pontos a frente de Kaiser e Blackstock.  O paulista Pipo Derani vem na quinta posição, com 36 pontos. A segunda metade do Cooper Tires WinterFest acontecerá nessa terça e quarta-feira (dias 25 e 26 de fevereiro) no Barber Motorsports Park.

Nenhum comentário:

Postar um comentário