O formato da classificação para as 500 Milhas de Indianápolis pode sofrer alterações em 2014. As mudanças, caso elas de fato sejam efetuadas, devem ser anunciadas no próximo mês e têm um objetivo: fazer o Bump Day voltar a ser interessante.

Tradicionalmente, o grid da Indy 500 é definido em dois dias no fim de semana anterior à corrida. No sábado, conhecido como Pole Day, são definidos os pilotos que largam nas oito primeiras filas – 24 primeiras posições. No domingo, os demais inscritos brigam pelas últimas nove vagas.

Acontece que, nos últimos dois anos, não houve disputa no Bump Day. Em 2012, quando estreou a atual geração de bólidos da categoria, somente 32 times se inscreveram – tanto é que Jean Alesi e Simona de Silvestro conseguiram se classificar para a corrida com os fracos motores Lotus.

Michel Jourdain Jr. no Bump Day em 2013 (Foto: IndyCar)
No ano passado, o número de inscritos superou o limite permitido: da lista de 34 nomes, somente 33 poderiam largar. Acontece que o veterano Michel Jourdain Jr., que fazia uma nova tentativa de correr a Indy 500 com a RLL, enfrentou muitos problemas e não conseguiu acelerar forte no oval de 2 km. Acabou que nove pilotos aferiram tempos e apenas ficaram observando o drama de Jourdain no restante do dia.

Estamos pensando em como fazer aqueles dois dias voltarem a significar alguma coisa, fazer valer para que os times compitam”, revelou o presidente de competição e operações da Indy, Derrick Walker, em entrevista coletiva nesta terça-feira (18). “No fim do dia, os fãs vão poder ir embora pensando que viram algo.”

O ex-chefe de equipe ressaltou, contudo, que isso será feito preservando a história da mais importante corrida dos Estados Unidos.

É tentar criar atrativos quem vive a experiência de ir a Indianápolis em maio sem tirar nada da história ou da classificação”, completou.

Fonte: Grande prêmio

Nenhum comentário:

Postar um comentário