A quarta edição da Cooper Tires WinterFest vai começar nessa sexta-feira no NOLA Motorsports Park.  A novidade é que, além das categorias Pro Mazda e USF2000, estará presente a Indy Lights, que fará sessões de testes durante a semana.

Cooper Tires WinterFest de 2013, em Sebring.  fonte: Indycar.com

O Cooper Tires Winterfest é um torneio realizado cerca de um mês antes de começar a temporada, realizado em dois circuitos diferentes.  As corridas valem pontos, e quem fizer mais pontos se sagra o campeão da WinterFest em sua categoria.  Nos primeiros anos haviam corridas apenas pela USF2000 realizava corridas, com a Pro Mazda fazendo alguns testes ocasionais.  Ele vem sendo marcado também pelas novidades, onde as equipes terminam de acertar contratos com pilotos e patrocinadores no evento.

Mas no ano de 2014 o torneio ganhou um upgrade:  além das duas rodadas triplas da USF2000 realizadas nos dois circuitos, serão realizadas duas rodadas duplas para a Pro Mazda, além de uma sessão de testes da Indy Lights em cada um dos circuitos.

Sendo assim, a grande maioria das revelações e jovens pilotos estarão presentes no NOLA Motorsposts Park dia. 21 e 22 de fevereiro e no Barber Motorsports Park dias 25 e 26 de fevereiro.  Na USF2000 correrão vinte carros, e entre os favoritos estão os pilotos da Cape Motorsports (o brasileiro Danilo Estrela e o americano Jake Eidson), sendo que correm por fora Belardi e seus quatro carros, a JAY Motorsports que terá o experiente Henrik Furuseth e a Afterburner Motorsport, que conta com os brasileiros Victor Franzoni e Gustavo Myasava.

Pipo Derani, brasileiro estreante na Pro Mazda.  Fonte: Tazio
Nos dezesseis carros da Pro Mazda, muito se espera dos pilotos da Andretti Autosport (Garret Grist e Shelby Balckstock), da Team Pelfrey, que corre com Dalton Kellet, com o brasileiro Pipo Derani e com Brandan Newey, filho de um dos donos da Bryan Herta Autosport; e da Juncos Racing, com o campeão da WinterFest do ano passado Spencer Pigot e com Kyle Kaiser. Uma das grandes incógnitas desse WinterFest será a Cape Motorsports, a equipe de sucesso na USF2000 que estará estrando na Pro Mazda.

Na Lights, todo o foco fica em cima da Andretti Autosport e da Sam Schmidt Motorsports.  A equipe de Michael Andretti irá para pista com seus dois pilotos já anunciados desde o fim do ano: o prodígio Mattew Brabham e o midiático Zach Veach.  Já a equipe de Sam Schmidt vem com quatro pilotos: além do Brasileiro Luiz Razia (ainda a ser confirmado), vem com o mais-do-que veterano Juan Pablo Gracía e com os novatos Jack Harvey (campeão da F3 Britânica em 2012) e Juan Piedrahita, que subiu da Pro Mazda.

Luiz Razia, estreante na Indy Lights.  Fonte:  Push to pass
O primeiro fim de semana terá conograma apertado, com uma sessão de treinos e uma sessão de qualificação para a Pro Mazda e pra USF2000, além de uma sessão de treinos para a Lights; e a tarde haverão a primeira corrida para cada uma das categorias menores, além de um último treino pra Lights.  No segundo dia terão duas corridas e uma sessão de treinos pra USF2000 e duas sessões de treinos e uma corrida pra Pro Mazda, além de outras sessões de treinos pra Indy Lights.

Confira abaixo os pilotos que disputarão essa primeira etapa da WinterFest estão abaixo.  Caso queira uma descrição mais detalhada de cada certame, o mesmo pode ser encontrado no openwheelworld.net


INDY LIGHTS (12)
Team Moore Racing: 2 Zack Meyer (CAN)
Belardi Auto Racing: 4 Alexandre Baron (FRA), 5 Gabby Chaves (COL)
Schmidt Peterson Motorsports: 8 TBA, 10 Juan Pablo Garcia (MEX),
42 Jack Harvey (GBR), 77 Juan Piedrahita (COL)
Fan Force United: 24 Scott Anderson (USA)
Andretti Autosport: 26 Zach Veach (USA), 27 TBA,
83 Matthew Brabham (USA)
BHA/Jeffrey Mark Motorsport: 28 Lloyd Read (WAL)

PRO MAZDA (16)
Cape Motorsports w/WTR: 2 Neil Alberico (USA), 3 Scott Hargrove (CAN)
Juncos Racing: 5 Jose Gutierrez (MEX), 6 Julia Ballario (ARG),
7 Spencer Pigot (USA), 18 Kyle Kaiser (USA)
World Speed Motorsports: 13 Bobby Eberle (USA), 16 Michele Bumgarner (PHI)
Andretti Autosport: 27 Garett Grist (CAN), 28 Shelby Blackstock (USA)
M1 Racing: 37 Jay Horak (USA)
JDC Motorsports: 54 Michael Johnson (USA), 91 Kyle Connery (USA)
Team Pelfrey: 80 Dalton Kellett (CAN), 81 Pipo Derani (BRZ),
82 Brandon Newey (USA)

USF2000 (20)
Cape Motorsports w/WTR: 2 Jake Eidson (USA), 3 Danilo Estrela (BRZ)
Belardi Auto Racing: 4 Daniel Burkett (CAN), 14 Florian Latorre (FRA),
41 Nico Jamin (FRA), 44 Michael Epps (GBR)
Team E Racing: 7 R.C. Enerson (USA)
Afterburner Autosport: 11 TBA, 15 Gustavo Myasava (BRZ),
17 Victor Franzoni (BRZ), 18 Jeroen Slaghekke (NED)
M2 Autosport: 13 Juan Carlos Maldonado (COL), 79 Santiago Lozano (COL)
Pabst Racing Services: 23 Will Owen (USA), 77 Austin Cindric (USA)
ArmsUp Motorsports: 24 Peter Portante (USA), 51 Aaron Telitz (USA)
JDC Motorsports: 93 Scott Andrews (AUS), 97 Clark Toppe (USA)
JAY Motorsports: 96 Henrik Furuseth (NOR)
TBA: A ser anunciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário