O holandês da Pabst Racing conseguiu liderar mais uma prova quase de ponta a ponta e começa a incomodar o título quase certo de Oliver Askew. Lucas Kohl conseguiu mais um top 10 enquanto Bruna Tomaselli fez seu melhor resultado do ano.


A segunda metade das atividades da USF2000 em Road America. Os dezenove carros partiram para mais uma sessão de treino classificatório na sexta à tarde, e nessa não houve grandes sustos. Bem, quer dizer, David Malukas ainda fez o terceiro tempo, mas a primeira fila foi dominada pelos dois primeiros do campeonato: Rinus VeeKay, o vice-líder do campeonato, largaria na pole position; e Oliver Askew, o líder do campeonato, na segunda posição.

Entre os brasileiros, Lucas Kohl acompanhou sua boa fase e a boa fase que a Pabst vive em Road America e conseguiu um bom sétimo lugar no grid, a frente o suficiente para evitar as colisões que quase sempre acontecem nas largadas. E Bruna Tomaselli conseguiu recuperar o bom ritmo de corrida perdido na primeira metade da etapa, ficando a frente de seu companheiro de equipe.


Cooper Tires Grand Prix of Road America Powered by Mazda race 2

A largada foi movimentada pelo mesmo motivo da primeira prova da Indy Lights: a bandeira verde de largada foi agitada antes mesmo do primeiro colocado chegar à zona de liberação para aqcelerar. Com isso, Veekay e Askew foram pegos de surpresa e Malukas aproveitou para ira pra ponta da prova antes mesmo da linha de largada/chegada. Na confusão que virou o pelotão intermediário, Lucas Kohl perdeu uma posição para colin Kaminsky, que pulou do 12º para o sétimo lugar, enquanto Bruna Tomaselli manteve seu 16º posto nas primeiras curvas.

A primeira volta foi completada com Malukas na ponta, seguido de perto por Veekay e Askew. Um pouco mais atrás, Parker Thompson era o quarto colocado, seguido no pelotão por Kaylen Frederick, Robert Megennis, Calvin Ming, colin Kaminsky e Lucas Kohl.

Logo na reta principal da segunda volta (de 14 previstas) VeeKay consegue colocar por dentro de malukas e retomar a liderança da prova na freada da curva um. O holandês vinha conseguindo abrir uma certa vantagem, enquanto Malukas segurava Askew e o resto do pelotão, até a bandeira amarela surgir: Jacob Loomis vinha defendendo o 11º lugar dos ataques de Darren Keane, até que Keane tentou colocar por dentro de Loomis na curva seis, que não esperava o movimento de ultrapassagem e ambos colidadiram, não voltando mais para a prova.

Relargada na volta 4 com Veekay na ponta, seguido por Malukas, Askew, Thompson, Frederick, Megennis, Ming, Kaminsky e Kohl. Na relargada, Malukas pressiona VeeKay na curva um, mas não consegue a ultrapassagem. Mais atrás, Parker Thompson relarga mal e é ultrapassado por Frederick, Ming e Megennis, enquanto Kohl consegue ultrapassar Kaminsly colocando por dentro na curva um. Na curva cinco, Frederick tentava aproveitar o bom momento e partiu para cima de Askew, tentando um banzai na curva sete, mas acabou não conseguindo fazer a freada e caiu para o sexto lugar, atrapalhando Megennis que era pressionado por Kohl. Megennis e Kohl seguiram lado a lado até a curva doze, onde Megennis espalhou e ambos quase saíram da pista, com Megennis conseguindo manter sua posição, mas Kohl perdendo o sétimo lugar para Kaminsky novamente.

Na volta cinco Veekay, Malukas e Askew formavam o pelotão que brigava pela vitória, estando um segundo a frente de Frederick, que recuperou a posição sobre Thompson e Ming, era seguido por estes e por Robert Megennis. Mais atrás, Kohl segurava Colin Kaminsky e Kory Enders pelo oitavoo posto.

Na volta sete, Megennis conseguiu andar melhor na reta oposta e colocou por dentro de Parker Thompson pelo sexto lugar, conseguiu passar o canadense na freada da curva cinco, mas Thompson não conseguiu frear e acabou batendo na traseira de Megennis. O piloto da Team Pelfrey perdeu sua asa traseira e teve de ir aos boxes, enquanto Thompson saiu da colisão sem danos.

Lá na frente quem começou a andar mais rápido foi Calvin Ming. O guiano conseguiu passar Kaylen frederick na volta dez, conseguiu tirar quase dois segundos de diferença para os três primeiros em duas voltas e passou Oliver Askew na pénúltima volta e vinha tentando de todo jeito passar David Malukas, que fechou a porta em todas as oportunidades até que, na última curva da última volta, Malukas erra sozinho e vai para a caixa de brita, ficando por lá mesmo.

Com isso Kohl, que ia completar a prova em sétimo acabou terminando em sexto, Parker Thompson se segurou na quinta posição, Frederick batalhou mas conseguiu ficar apenas no quarto lugar, enquanto Askew, que fechou a porta e segurou Frederick, terminou no pódio. Ming, com a errada de Malukas, assumiu o segundo posto, enquanto Rinus VeeKay vencia a corrida 2 de Road America!
Resultados e pódio.
Com mais essa vitória, Rinus Veekay tirou mais pontos de diferença para o líder Oliver Askew, que agora está tem apenas 24 pontos de vantagem para o holandês (215 de Askew contra 191 de Veekay), enquanto Kaylen Frederick manteve-se no terceiro lugar do campeonato, mas já 71 pontos atrás de Askew. Lucas Kohl, com mais um to p 10, conseguiu subir para o oitavo lugar no campeonato com 79 pontos, enquanto Bruna Tomaselli subiu quatro posições e agora figura no 20º lugar, com 29 pontos.

A próxima etapa é a única em oval desse ano, que será realizada daqui duas semanas no Iowa Speedway. Até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário