E foi punição pesada para o canadense: 20 mil dólares e 25 pontos no campeonato.
De quebra, descobrimos porque o carro do Hinchcliffe soltava tanta faísca.
Hoje à noite, o dia tradicional onde a direção da INDYCAR (órgão que fiscaliza e opera a Indy) anuncia as punições, foi exibida a lista de punições referentes à etapa da Firestone 600, no Texas. A lista continha apenas um item:
A INDYCAR pune o carro #5 da Arrow eletronics Schmidt-Peterson Motorsports em 20 mil dólares e 25 pontos a derem debitados do campeonatos de pilotos e carros pelo descumprimento à regra 14.6.8.2.2. referente às condições do domed Skid
O Domed skid é o assoalho abaulado que a INDYCAR adicionou aos carros para diminuir os voos e decolagens dos carros em ovais de alta velocidade. Após a corrida do Texas, segundo os comissãrios, essa peça no carro de Hinchcliffe estava muito desgastada, apresentando irregularidades tanto no quesito segurança quanto dando vantagem indevida ao piloto da Schmidt-Peterson.

Essa é a terceira punição que a Schmidt-Peterson leva na pista texana em um ano. No ano passado, Ryan Briscoe foi punido por ajuste indevido na sua asa traseira e, esse ano, Mikhail Aleshin também foi punido. entretanto, ambas as punições foram apenas na forma de multa, e a soma das duas multas não chega ao montante que a Schmidt-Peterson terá que desembolsar dessa vez.

A equipe ainda pode (e, muito provavelmente, deve) recorrer, principalmente para tentar reduzir o peso dessa punição. Essa é a punição mais pesada aplicada pela direção de prova desde que deixou de ser IRL  e se tornou INDYCAR. Outro ponto a favor da equipe é a última punição dada em pontos, no ano passado, onde Hélio Catronves foi inicialmente punido em oito pontos no misto de Indianápolis e, após o brasileiro recorrer, a punição caiu para apenas três pontos.

Afinal, levando em consideração o visto no Texas, o carro do prefeito de Hinchtown realmente devia estar mais baixo que o devido, não só pelo canadense estar muito rápido na largada e em relargadas, mas pela quantidade excessiva de faíscas que seu carro liberava.

Com a punição, o prefeito cai de oitavo para nono no campeonato, com apenas 367 pontos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário