Hoje, 28 de julho de 2015, é uma data importante para o automobilismo brasileiro. Há trinta anos, um brasileiro vencia pela primeira vez na IndyCar. Como era de se esperar, o feito coube ao desbravador Emerson Fittipaldi, que superou a todos e garantiu a vitória no oval de Michigan.



O Rato havia iniciado a carreira nos Estados Unidos no ano anterior, peregrinando por algumas equipes, até terminar a temporada substituindo Chip Ganassi na Patrick. No ano seguinte, ele continuaria guiando para Pat.   

O Michigan International Speedway receberia a Michigan 500, a sétima etapa do campeonato da Indy. A prova foi marcada por muitos abandonos – apenas onze carros completaram as 250 voltas, sendo que 30 largaram. Muitos medalhões, como Mario Andretti (que estava na disputa pelo título daquele ano) acabaram batendo. Outro brasileiro que também estava na disputa era Raul Boesel, que também abandonou.

Al Unser Sr., que ficou em segundo, foi quem liderou o maior número de voltas: 102. Entretanto, foi na última bandeira amarela da prova – justamente a de Mario, faltando dez voltas para o fim – que o brasileiro tomou a ponta, aproveitando-se de uma rápida parada de Unser nos pits. A única volta em bandeira verde da prova não foi suficiente para o americano tentar a vitória.

Confira uma reportagem da Globo (!) sobre a vitória do brasileiro, diretamente do arquivo de Alessandro Neri:



Nenhum comentário:

Postar um comentário