Olá pessoas do cyberespaço!

Se acha esta frase meio anos 80, de tão velha que parece ser, então, está correto!

Você, fã de IndyCar, já deve estar sabendo que o Grande Prêmio de Long Beach está completando 40 anos em 2014. Se não sabe, você não merece ser um fã (brincadeirinha =P).

O sul da California recebe todos os anos uma corrida de uma categoria top mundial. Começou com a Formula 1, em 1975, e desde 1984, a CARTChampCar e, agora, IndyCar, correram neste circuito de rua que muitos apelidam como a "Mônaco da América". O apelido parece que pegou mesmo, tanto que ultimamente, o local vem sendo cobiçado novamente pela Formula 1.

Ainda não há uma definição sobre este assunto, mas uma coisa é certa: o evento sobreviveu a todos os problemas de cisão e fusão da categoria americana de monopostos, por isso, vai continuar firme e forte, não importa em que categoria esteja...

...quer dizer, pra nós, fãs de Indy, importa sim.

Enfim, vamos ao que interessa! Nós, do Indy Center Brasil, resolvemos fazer um especial, citando e mostrando o que aconteceu em quatro edições memoráveis em todos esses anos de Indy em Long Beach. Hoje, começaremos com a edição que aconteceu em 17 de abril de 1988. Essa edição foi marcada pela primeira vitória de Al Unser Jr., piloto que mais venceu nessa pista ('88, '89, '90, '91, '94 e '95). Também pelo azar de Danny Sullivan, pela 4º colocação de Raul Boesel e pelo suspense da falta de combustível nas voltas finais.

Aqui está o grid de largada:


E aqui está o resumo da corrida:

Largaram! Quer dizer, menos Teo Fabi... ele teve problemas no seu motor Porsche. Até conseguiu completar algumas voltas, mas o motor alemão em fase de crescimento na época arregou e ele acabou ficando a pé.

O pole Danny Sullivan largou muito mal, tanto que na primeira volta ele já estava em quarto. Mario Andretti conseguiu herdar a liderança na primeira curva, mas no hairpin, o já então veterano não segurou Al Unser Jr, e assim, "Little Al" liderou a primeira volta, disparando na frente e mostrando que seu carro foi bem acertado para a corrida.

Sullivan conseguiu se recuperar e briga com Michael Andretti pela 3º posição, porém, Michael tem problemas na roda dianteira esquerda e vai para o box. Deixando Sullivan livre para atacar Mario.

Volta 20: Bandeira amarela. Scott Brayton roda no hairpin. Logo antes, Sullivan estava brigando com Mario pela segunda colocação. Vendo a oportunidade de pit aberto, Al entra com tudo, aproveitando a oportunidade da bandeira amarela, mas um problema na colocação da roda traseira esquerda tirou quase toda a chance de vitória do piloto da Galles.

Volta 25: Relargada... fail. Boesel ficou lento na pista. Mais uma volta e a relargada finalmente aconteceu. Mario Andretti pega a liderança de Sullivan e já abre 1 segundo de diferença na volta seguinte. Porém, duas voltas depois, o pneu do carro de Mario fura na curva que antecede a reta oposta e ele perde várias posições. Mais pro fim da corrida. Mario tem mais problemas e não consegue completar a prova.

Volta 33: carro #71 roda na curva antes do hairpin. Bandeira amarela local. Al Unser Jr. passa Emerson Fittipaldi e fica com a 2º posição, deixando Emerson para brigar com o então defensor de seu título, Bobby Rahal.

Volta 40: novato John Andretti tem problemas de motor na reta oposta, enquanto que "Little Al consegue uma ultrapassagem dignas dos grandes em cima de Sullivan pela liderança. Ele já termina a volta com mais de 1 segundo de vantagem para o segundo colocado. 

Ultrapassagem das grandes, hein!

Volta 56: começa a segunda rodada de paradas, desta vez em bandeira verde. Al e Sullivan não trocam pneus, Rahal, terceiro na hora, resolve trocar os pneus, porém, deixa o carro morrer na saída. Um boato de que os pilotos podem sofrer por causa de combustível começa a rolar...

Volta 63: motor de Fittipaldi morre e ele fica parado da saída do hairpin. Bandeira amarela local.

Volta 72: apenas 2 pilotos estão na volta do líder: "Little Al" e Sullivan. Enquanto isso, Bobby Rahal continua batalhando pela 3º posição com Raul Boesel. A equipe Galles informa que não tem mais combustível no tanque da equipe e que Al vai ter que se virar com o que tem. Sullivan tem quase o mesmo problema: apenas uma volta e meia dentro do tanque da equipe. Isso dá um ar de suspense nas voltas finais da corrida.

Volta 83Sullivan para nos pits para terminar com o resto de combustível no tanque e garantir o término da prova.... só que ele para momentos depois na pista com problemas de motor. Al também foi para os pits, mas como não tinha nada no tanque, remexeram para tentar transferir o máximo de gotas possível para o tanque do carro. O suspense termina quando "Little Al" vence a corrida depois de 95 voltas, sendo o único a terminar na volta do líder.

Al veio de uma temporada difícil. Liderou apenas 17 voltas em 1987 e foi duas vezes vice em Long Beach. Nas duas vezes, Mario Andretti havia ganho a prova.

Confira o resultado completo:


(clique para visualizar melhor)

Confira também a corrida, claro:


Pois então pessoas, gostaram? Amanhã tem mais... mas eae? Quais edições você acha que vamos relembrar?

Não perca, nos próximos capítulos...






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